A COOPERAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO APRENDIZADO E FORMAÇÃO DO ALUNO NO COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56352 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 1421 "titulo" => "A COOPERAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO APRENDIZADO E FORMAÇÃO DO ALUNO NO COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O DESVELAR DA PRÁTICA DOCENTE É QUALIFICADO COMO UM DOS FATORES FUNDAMENTAIS À UM DESENVOLVIMENTO ESTUDANTIL INTEGRAL, DEDICADO AO MELHORAMENTO DOS MAIS DIVERSIFICADOS ASPECTOS HUMANOS, PODENDO ENCONTRAR ASSIM BASES NOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA TAL FINALIDADE, COMPONENTES DENTRE OS QUAIS A EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPA. DESTA FORMA, ESTE ARTIGO OBJETIVOU-SE EM COMPREENDER, DE ACORDO COM AS SIGNIFICAÇÕES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE BOA VISTA, RORAIMA, EM QUE SENTIDO A PRÁTICA DOCENTE COOPERA COM O APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOS ALUNOS. COM O INTUITO DE SE ALCANÇAR OS RESULTADOS PRETENDIDOS A FENOMENOLOGIA E O MÉTODO DESCRITIVO FORMARAM A ESTRUTURA METODOLÓGICA. OS DADOS FORAM INTERPRETADOS A PARTIR DOS RECORTES E ORGANIZAÇÃO EM CATEGORIAS, DOS DISCURSOS DOS SUJEITOS PARTICIPANTES, EM MATRIZES IDEOGRÁFICAS E NOMOTÉTICAS, QUE AUXILIARAM NAS INTERPRETAÇÕES DO ENTENDIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE. POR FIM OS RESULTADOS OBTIDOS ATESTAM QUE A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA SE NORTEIA EM DUAS BASES, O CUIDADO COM FATORES CORPÓREOS E TÉCNICOS E O DESENVOLVIMENTO AMPLO ATINGINDO ÁREAS COMO A COGNIÇÃO, AFEIÇÃO E SOCIABILIDADE. TAIS RESULTADOS POSSIBILITAM ENTENDER A AMPLITUDE DA PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES, ALÉM DE EXPOR O CUIDADO NECESSÁRIO QUE DEVE HAVER PARA QUE ESTE COMPONENTE CURRICULAR NÃO SE CARACTERIZE SOMENTE PELA INSTRUÇÃO FÍSICA, MAS TAMBÉM NÃO SE DESVINCULE DO MOVIMENTO DO CORPO HUMANO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO INTEGRAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID1421_01072019194705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEEMIAS ELNATAN VIANA SERAFIM" "autor_nome_curto" => "NEE MIAS SERAFIM" "autor_email" => "neemiaserafim@gmail.com" "autor_ies" => "IFRR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56352 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 1421 "titulo" => "A COOPERAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO APRENDIZADO E FORMAÇÃO DO ALUNO NO COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O DESVELAR DA PRÁTICA DOCENTE É QUALIFICADO COMO UM DOS FATORES FUNDAMENTAIS À UM DESENVOLVIMENTO ESTUDANTIL INTEGRAL, DEDICADO AO MELHORAMENTO DOS MAIS DIVERSIFICADOS ASPECTOS HUMANOS, PODENDO ENCONTRAR ASSIM BASES NOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA TAL FINALIDADE, COMPONENTES DENTRE OS QUAIS A EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPA. DESTA FORMA, ESTE ARTIGO OBJETIVOU-SE EM COMPREENDER, DE ACORDO COM AS SIGNIFICAÇÕES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE BOA VISTA, RORAIMA, EM QUE SENTIDO A PRÁTICA DOCENTE COOPERA COM O APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOS ALUNOS. COM O INTUITO DE SE ALCANÇAR OS RESULTADOS PRETENDIDOS A FENOMENOLOGIA E O MÉTODO DESCRITIVO FORMARAM A ESTRUTURA METODOLÓGICA. OS DADOS FORAM INTERPRETADOS A PARTIR DOS RECORTES E ORGANIZAÇÃO EM CATEGORIAS, DOS DISCURSOS DOS SUJEITOS PARTICIPANTES, EM MATRIZES IDEOGRÁFICAS E NOMOTÉTICAS, QUE AUXILIARAM NAS INTERPRETAÇÕES DO ENTENDIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE. POR FIM OS RESULTADOS OBTIDOS ATESTAM QUE A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA SE NORTEIA EM DUAS BASES, O CUIDADO COM FATORES CORPÓREOS E TÉCNICOS E O DESENVOLVIMENTO AMPLO ATINGINDO ÁREAS COMO A COGNIÇÃO, AFEIÇÃO E SOCIABILIDADE. TAIS RESULTADOS POSSIBILITAM ENTENDER A AMPLITUDE DA PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES, ALÉM DE EXPOR O CUIDADO NECESSÁRIO QUE DEVE HAVER PARA QUE ESTE COMPONENTE CURRICULAR NÃO SE CARACTERIZE SOMENTE PELA INSTRUÇÃO FÍSICA, MAS TAMBÉM NÃO SE DESVINCULE DO MOVIMENTO DO CORPO HUMANO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO INTEGRAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID1421_01072019194705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEEMIAS ELNATAN VIANA SERAFIM" "autor_nome_curto" => "NEE MIAS SERAFIM" "autor_email" => "neemiaserafim@gmail.com" "autor_ies" => "IFRR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }