O PRESENTE ESTUDO PRETENDE ANALISAR COMO A AVALIAÇÃO INFLUENCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E CONFRONTAR AS DIVERGÊNCIAS NA APLICAÇÃO, NO PROCESSAMENTO DOS DADOS COLETADOS E NAS POSSÍVEIS INJUSTIÇAS COMETIDAS PARA COM OS EDUCANDOS, COMPROMETENDO A PUREZA DESSA NOTA OBTIDA. COMO OBJETIVO GERAL PROCURAMOS DESCREVER OS TIPOS DE AVALIAÇÃO A LUZ DOS TEÓRICOS CLÁSSICOS E ATUAIS, PARA COMPREENDERMOS SEU PROCESSO. ESTA PESQUISA SE DEU A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS AUTORES ACIMA CITADOS E UMA POSTERIOR ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS CONCEITOS APRESENTADOS PELOS MESMOS. DESTA FORMA, ESTA PESQUISA POSSIBILITOU CONHECER UM POUCO DESSE PROCESSO AVALIATIVO QUE LEVA O EDUCADOR A OBTER, ANALISAR E UTILIZAR OS RESULTADOS OBTIDOS COM MAIS PROPRIEDADE E SABEDORIA. VERIFICAMOS QUE OS DIFERENTES MÉTODOS AVALIATIVOS LEVAM O ENSINANTE A TER CLAREZA DE QUAL A MELHOR MANEIRA DE CONDUZIR E INSTIGAR SEU EDUCANDO RUMO AO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, TORNANDO-O UM CIDADÃO CRÍTICO, COERENTE E DESBRAVADOR DE SUA RELAÇÃO COM O MUNDO.