EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52823 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 486 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS" "resumo" => "A tecnologia se desenvolveu aceleradamente nos Últimos cinquenta anos e deu origem ao paradoxo facilidades e prejuÍzos. Se por um lado facilita nossas rotinas, por outro pode comprometer a saÚde. A tecnologia foi para dentro da escola e nÃo É mais possÍvel se desvencilhar dela. Considerando o avanÇo tecnolÓgico na sociedade, esse trabalho traz como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Qual a contribuiÇÃo do avanÇo tecnolÓgico na EducaÇÃo FÍsica Escolar? Os objetivos consistem em compreender os conceitos de tecnologia e identificar a contribuiÇÃo dos recursos tecnolÓgicos Às aulas de EducaÇÃo FÍsica. Os procedimentos metodolÓgicos se fundamentaram na revisÃo de literatura, analisada qualitativamente de carÁter exploratÓrio. Rangel, Freitas e Rombaldo (2015) afirmam que as crianÇas e adolescentes tÊm passado muitas horas em frente ao celular, tablets e TVs, isso significa que 70% dos jovens entrevistados, entre 11 a 18 anos, permaneceram mais de 4 horas por dia em frente ao celular, colaborando para uma fase adulta sedentÁria. AlÉm disso, hÁbitos como fazer refeiÇÕes em famÍlia e momentos de lazer em grupos deixam de existir. A tecnologia na escola É realidade e É preciso o esforÇo para educar os alunos para o comportamento adequado em relaÇÃo ao seu uso. Bento e Cavalcanti (2013) afirmam que o celular poderia ser usado como ferramenta em algumas situaÇÕes escolares. A EducaÇÃo FÍsica apresenta grande desafio, tanto no combate ao comportamento sedentÁrio, quanto na inovaÇÃo da aula para tornÁ-la mais interessante. A aproximaÇÃo dos recursos tecnolÓgicos da educaÇÃo estimula a criaÇÃo de novos mÉtodos didÁtico-pedagÓgicos. É possÍvel optar pelo uso de aulas prÁticas utilizando equipamentos voltados a tecnologia que estimulem os exercÍcios fÍsicos. Equipamentos como vÍdeo game interativo (Wii, Play Station e Xbox) possuem jogos que estimulam movimento corporal, principalmente os jogos de esportes e coreografados (baseball, basquete, golf e danÇa). As mudanÇas no sentido da inclusÃo de tais recursos nas aulas sÃo importantes e necessÁrias. As escolas precisam ofertar tecnologia desde o inÍcio da EducaÇÃo BÁsica, mas É sabido que em determinadas regiÕes do Brasil os recursos estÃo longe desta realidade. JÚnior e Sales (2012) destacam que a questÃo financeira ainda É um problema muito grande para implementaÇÃo de novos modelos de ensino e equipamentos inovadores. A tecnologia pode ser vista como vilÃ, mas se bem trabalhada, colabora para melhor aprendizagem e estimula comportamentos saudÁveis dentro da EducaÇÃo FÍsica escolar. Somado isso, nÃo basta ter escolas equipadas, É primordial a mudanÇa de paradigma nas metodologias de ensino, o que exigirÁ professores atualizados e dispostos À mudanÇa." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, TECNOLOGIA, RECURSOS TECNOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID486_24042019172152.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO AMATUZZI LOPES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "FÁBIO AMATUZZI" "autor_email" => "bijualr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINOVE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52823 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 486 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS" "resumo" => "A tecnologia se desenvolveu aceleradamente nos Últimos cinquenta anos e deu origem ao paradoxo facilidades e prejuÍzos. Se por um lado facilita nossas rotinas, por outro pode comprometer a saÚde. A tecnologia foi para dentro da escola e nÃo É mais possÍvel se desvencilhar dela. Considerando o avanÇo tecnolÓgico na sociedade, esse trabalho traz como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Qual a contribuiÇÃo do avanÇo tecnolÓgico na EducaÇÃo FÍsica Escolar? Os objetivos consistem em compreender os conceitos de tecnologia e identificar a contribuiÇÃo dos recursos tecnolÓgicos Às aulas de EducaÇÃo FÍsica. Os procedimentos metodolÓgicos se fundamentaram na revisÃo de literatura, analisada qualitativamente de carÁter exploratÓrio. Rangel, Freitas e Rombaldo (2015) afirmam que as crianÇas e adolescentes tÊm passado muitas horas em frente ao celular, tablets e TVs, isso significa que 70% dos jovens entrevistados, entre 11 a 18 anos, permaneceram mais de 4 horas por dia em frente ao celular, colaborando para uma fase adulta sedentÁria. AlÉm disso, hÁbitos como fazer refeiÇÕes em famÍlia e momentos de lazer em grupos deixam de existir. A tecnologia na escola É realidade e É preciso o esforÇo para educar os alunos para o comportamento adequado em relaÇÃo ao seu uso. Bento e Cavalcanti (2013) afirmam que o celular poderia ser usado como ferramenta em algumas situaÇÕes escolares. A EducaÇÃo FÍsica apresenta grande desafio, tanto no combate ao comportamento sedentÁrio, quanto na inovaÇÃo da aula para tornÁ-la mais interessante. A aproximaÇÃo dos recursos tecnolÓgicos da educaÇÃo estimula a criaÇÃo de novos mÉtodos didÁtico-pedagÓgicos. É possÍvel optar pelo uso de aulas prÁticas utilizando equipamentos voltados a tecnologia que estimulem os exercÍcios fÍsicos. Equipamentos como vÍdeo game interativo (Wii, Play Station e Xbox) possuem jogos que estimulam movimento corporal, principalmente os jogos de esportes e coreografados (baseball, basquete, golf e danÇa). As mudanÇas no sentido da inclusÃo de tais recursos nas aulas sÃo importantes e necessÁrias. As escolas precisam ofertar tecnologia desde o inÍcio da EducaÇÃo BÁsica, mas É sabido que em determinadas regiÕes do Brasil os recursos estÃo longe desta realidade. JÚnior e Sales (2012) destacam que a questÃo financeira ainda É um problema muito grande para implementaÇÃo de novos modelos de ensino e equipamentos inovadores. A tecnologia pode ser vista como vilÃ, mas se bem trabalhada, colabora para melhor aprendizagem e estimula comportamentos saudÁveis dentro da EducaÇÃo FÍsica escolar. Somado isso, nÃo basta ter escolas equipadas, É primordial a mudanÇa de paradigma nas metodologias de ensino, o que exigirÁ professores atualizados e dispostos À mudanÇa." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, TECNOLOGIA, RECURSOS TECNOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID486_24042019172152.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO AMATUZZI LOPES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "FÁBIO AMATUZZI" "autor_email" => "bijualr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINOVE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }