Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O PIBID E O PRIMEIRO CONTATO COM A DOCÊNCIA: PERCEPÇÕES, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA, INTERVENÇÕES, SABERES DOCENTES Painel/Pôster AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52912
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 111
    "inscrito_id" => 109
    "titulo" => "O PIBID E O PRIMEIRO CONTATO COM A DOCÊNCIA: PERCEPÇÕES, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS."
    "resumo" => "A Lei de Diretrizes e Bases (LDB, n° 9.394/1996) define e regulariza o sistema educacional brasileiro com base nos princÍpios presentes na ConstituiÇÃo Brasileira de 1988. De acordo com o art. 62 da LDB, para atuar na educaÇÃo bÁsica, a formaÇÃo docente deve ser feita em curso de graduaÇÃo, na modalidade licenciatura. Nesse contexto, uma caracterÍstica problemÁtica na formaÇÃo docente do Brasil É a falta de vÍnculo entre as Universidades e as escolas de educaÇÃo bÁsica. Para isso, o Programa Institucional de Bolsa de IniciaÇÃo À DocÊncia – PIBID tem a intenÇÃo de diminuir o distanciamento entre as instituiÇÕes de ensino superior e as escolas, atravÉs da inserÇÃo dos licenciandos no exercÍcio da docÊncia e no contato com a realidade escolar. O objetivo deste trabalho foi de descrever o PIBID, enquanto primeiro contato dos licenciandos de EducaÇÃo FÍsica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com a docÊncia, a partir das experiÊncias teÓricas e prÁticas, relatando as percepÇÕes da realidade escolar vivenciada, assim como apontar as contribuiÇÕes para suas formaÇÕes. O relato narra À experiÊncia dos licenciandos em diferentes contextos na Escola Municipal Professora Jurema PeÇanha Giraud, localizada em Campo grande, no MunicÍpio do Rio de Janeiro, no perÍodo de agosto de 2018 a abril de 2019. As vivÊncias dos bolsistas foram geradas em dois momentos: na teoria e na prÁtica. A primeira, atravÉs das reuniÕes teÓricas realizadas na universidade, que teve como base o estudo de diversos saberes para o processo de ensino e de aprendizagem. Os saberes adquiridos nas reuniÕes teÓricas foram utilizados na vivÊncia prÁtica da docÊncia na escola, que consistiu em primeiro momento na elaboraÇÃo do plano de curso e planos de aula, executando-os posteriormente. AlÉm disso, os saberes contribuÍram para a organizaÇÃo de intervenÇÕes como projetos de ensino buscando a inclusÃo atravÉs do esporte, alÉm do ensino da EducaÇÃo FÍsica atravÉs de pesquisas no laboratÓrio de informÁtica da escola. Nessa perspectiva, os licenciandos bolsistas do PIBID agregam, a partir das experiÊncias e vivÊncias teÓrico-prÁticas, grandes contribuiÇÕes em sua formaÇÃo docente, proporcionadas pelo contato com a realidade escolar na rede pÚblica, aprendendo a gerir as dificuldades; conhecendo e compreendendo a realidade escolar; e sendo capaz de identificar possibilidades a partir do contexto inserido. Por fim, o PIBID É de suma importÂncia para formaÇÃo dos licenciandos, pois possibilita a aproximaÇÃo entre as universidades e escolas, carregando consigo diversas contribuiÇÕes na formaÇÃo dos futuros professores, a partir da vivÊncia teÓrica e prÁtica da profissÃo e a realidade diÁria. AlÉm disso, antecipa a edificaÇÃo de saberes e a experiÊncia docente, os tornando mais maduros para lidar com a realidade escolar. A experiÊncia contou com apoio financeiro da CAPES."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA, INTERVENÇÕES, SABERES DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID109_15042019162106.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-09-18 15:02:50"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINDY VALIM DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CINDY VALIM"
    "autor_email" => "cindyvalim5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52912
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 111
    "inscrito_id" => 109
    "titulo" => "O PIBID E O PRIMEIRO CONTATO COM A DOCÊNCIA: PERCEPÇÕES, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS."
    "resumo" => "A Lei de Diretrizes e Bases (LDB, n° 9.394/1996) define e regulariza o sistema educacional brasileiro com base nos princÍpios presentes na ConstituiÇÃo Brasileira de 1988. De acordo com o art. 62 da LDB, para atuar na educaÇÃo bÁsica, a formaÇÃo docente deve ser feita em curso de graduaÇÃo, na modalidade licenciatura. Nesse contexto, uma caracterÍstica problemÁtica na formaÇÃo docente do Brasil É a falta de vÍnculo entre as Universidades e as escolas de educaÇÃo bÁsica. Para isso, o Programa Institucional de Bolsa de IniciaÇÃo À DocÊncia – PIBID tem a intenÇÃo de diminuir o distanciamento entre as instituiÇÕes de ensino superior e as escolas, atravÉs da inserÇÃo dos licenciandos no exercÍcio da docÊncia e no contato com a realidade escolar. O objetivo deste trabalho foi de descrever o PIBID, enquanto primeiro contato dos licenciandos de EducaÇÃo FÍsica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com a docÊncia, a partir das experiÊncias teÓricas e prÁticas, relatando as percepÇÕes da realidade escolar vivenciada, assim como apontar as contribuiÇÕes para suas formaÇÕes. O relato narra À experiÊncia dos licenciandos em diferentes contextos na Escola Municipal Professora Jurema PeÇanha Giraud, localizada em Campo grande, no MunicÍpio do Rio de Janeiro, no perÍodo de agosto de 2018 a abril de 2019. As vivÊncias dos bolsistas foram geradas em dois momentos: na teoria e na prÁtica. A primeira, atravÉs das reuniÕes teÓricas realizadas na universidade, que teve como base o estudo de diversos saberes para o processo de ensino e de aprendizagem. Os saberes adquiridos nas reuniÕes teÓricas foram utilizados na vivÊncia prÁtica da docÊncia na escola, que consistiu em primeiro momento na elaboraÇÃo do plano de curso e planos de aula, executando-os posteriormente. AlÉm disso, os saberes contribuÍram para a organizaÇÃo de intervenÇÕes como projetos de ensino buscando a inclusÃo atravÉs do esporte, alÉm do ensino da EducaÇÃo FÍsica atravÉs de pesquisas no laboratÓrio de informÁtica da escola. Nessa perspectiva, os licenciandos bolsistas do PIBID agregam, a partir das experiÊncias e vivÊncias teÓrico-prÁticas, grandes contribuiÇÕes em sua formaÇÃo docente, proporcionadas pelo contato com a realidade escolar na rede pÚblica, aprendendo a gerir as dificuldades; conhecendo e compreendendo a realidade escolar; e sendo capaz de identificar possibilidades a partir do contexto inserido. Por fim, o PIBID É de suma importÂncia para formaÇÃo dos licenciandos, pois possibilita a aproximaÇÃo entre as universidades e escolas, carregando consigo diversas contribuiÇÕes na formaÇÃo dos futuros professores, a partir da vivÊncia teÓrica e prÁtica da profissÃo e a realidade diÁria. AlÉm disso, antecipa a edificaÇÃo de saberes e a experiÊncia docente, os tornando mais maduros para lidar com a realidade escolar. A experiÊncia contou com apoio financeiro da CAPES."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA, INTERVENÇÕES, SABERES DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID109_15042019162106.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-09-18 15:02:50"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINDY VALIM DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CINDY VALIM"
    "autor_email" => "cindyvalim5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB, n° 9.394/1996) define e regulariza o sistema educacional brasileiro com base nos princÍpios presentes na ConstituiÇÃo Brasileira de 1988. De acordo com o art. 62 da LDB, para atuar na educaÇÃo bÁsica, a formaÇÃo docente deve ser feita em curso de graduaÇÃo, na modalidade licenciatura. Nesse contexto, uma caracterÍstica problemÁtica na formaÇÃo docente do Brasil É a falta de vÍnculo entre as Universidades e as escolas de educaÇÃo bÁsica. Para isso, o Programa Institucional de Bolsa de IniciaÇÃo À DocÊncia – PIBID tem a intenÇÃo de diminuir o distanciamento entre as instituiÇÕes de ensino superior e as escolas, atravÉs da inserÇÃo dos licenciandos no exercÍcio da docÊncia e no contato com a realidade escolar. O objetivo deste trabalho foi de descrever o PIBID, enquanto primeiro contato dos licenciandos de EducaÇÃo FÍsica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com a docÊncia, a partir das experiÊncias teÓricas e prÁticas, relatando as percepÇÕes da realidade escolar vivenciada, assim como apontar as contribuiÇÕes para suas formaÇÕes. O relato narra À experiÊncia dos licenciandos em diferentes contextos na Escola Municipal Professora Jurema PeÇanha Giraud, localizada em Campo grande, no MunicÍpio do Rio de Janeiro, no perÍodo de agosto de 2018 a abril de 2019. As vivÊncias dos bolsistas foram geradas em dois momentos: na teoria e na prÁtica. A primeira, atravÉs das reuniÕes teÓricas realizadas na universidade, que teve como base o estudo de diversos saberes para o processo de ensino e de aprendizagem. Os saberes adquiridos nas reuniÕes teÓricas foram utilizados na vivÊncia prÁtica da docÊncia na escola, que consistiu em primeiro momento na elaboraÇÃo do plano de curso e planos de aula, executando-os posteriormente. AlÉm disso, os saberes contribuÍram para a organizaÇÃo de intervenÇÕes como projetos de ensino buscando a inclusÃo atravÉs do esporte, alÉm do ensino da EducaÇÃo FÍsica atravÉs de pesquisas no laboratÓrio de informÁtica da escola. Nessa perspectiva, os licenciandos bolsistas do PIBID agregam, a partir das experiÊncias e vivÊncias teÓrico-prÁticas, grandes contribuiÇÕes em sua formaÇÃo docente, proporcionadas pelo contato com a realidade escolar na rede pÚblica, aprendendo a gerir as dificuldades; conhecendo e compreendendo a realidade escolar; e sendo capaz de identificar possibilidades a partir do contexto inserido. Por fim, o PIBID É de suma importÂncia para formaÇÃo dos licenciandos, pois possibilita a aproximaÇÃo entre as universidades e escolas, carregando consigo diversas contribuiÇÕes na formaÇÃo dos futuros professores, a partir da vivÊncia teÓrica e prÁtica da profissÃo e a realidade diÁria. AlÉm disso, antecipa a edificaÇÃo de saberes e a experiÊncia docente, os tornando mais maduros para lidar com a realidade escolar. A experiÊncia contou com apoio financeiro da CAPES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.