DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE DE ENSINO DE HANDEBOL NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIA DE UM BOLSISTA PIBID.
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52812 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 268 "inscrito_id" => 610 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE DE ENSINO DE HANDEBOL NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIA DE UM BOLSISTA PIBID." "resumo" => "NA ATUALIDADE, MUITAS ESCOLAS CARECEM DE ESPAÇOS E ESTRUTURAS ADEQUADAS PARA PRÁTICAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ISSO A LONGO PRAZO PODE COMPROMETER O DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS INDIVÍDUOS, ALÉM DE RESTRINGIR A ABRANGÊNCIA DAS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS EM CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL, EM QUE MENINOS PRATICAM APENAS FUTSAL E MENINAS NÃO SE INTERESSAM TANTO PELAS AULAS. ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA VISA DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR UM BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, NO DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO HANDEBOL EM NOVAS TURMAS RECÉM CRIADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, QUE QUE POSSUI BOA ESTRUTURA COM QUADRA POLIESPORTIVA E MATERIAIS COMO BOLAS, CONES E COLETES. O HANDEBOL É UM DESPORTO EXTREMAMENTE POPULAR E PRATICADO EM LARGA ESCALA NAS ESCOLAS, POR SER FÁCIL DE APRENDER E ENSINAR, REUNINDO ELEMENTOS BÁSICOS DO MOVIMENTO HUMANO COMO CORRER, SALTAR E ARREMESSAR. DEVIDO A SUA SIMPLICIDADE, OS ALUNOS, EM GERAL, CONSEGUEM DOMINAR RAPIDAMENTE A DINÂMICA DO JOGO. AS TURMAS DE 6° E 7° ANO, FORMADAS POR ALUNOS VINDOS DE OUTRAS ESCOLAS DA REGIÃO JÁ O CONHECIAM, EMBORA CARECESSEM DE MAIOR DOMÍNIO DE COMPETÊNCIAS MOTORAS E DAS REGRAS. ASSIM, SUPERVISIONADO POR UMA PROFESSORA-ORIENTADORA, AS AULAS AO LONGO DO BIMESTRE FORAM PRÁTICAS E TEÓRICAS. O CONTEÚDO TEÓRICO FOI REFERENTE AO CAMPO DE JOGO, O RECONHECIMENTO DAS LINHAS E SUAS FUNÇÕES E REGRAS. NA PRIMEIRA AULA PRATICA FOI REALIZADO UM JOGO DIAGNÓSTICO, PARA AMBAS AS TURMAS, AFIM DE RECONHECER O NÍVEL DE CONHECIMENTO E DOMÍNIO DOS ESTUDANTES SOBRE A MODALIDADE ESPORTIVA. AS AULAS PRÁTICAS FORAM FOCADAS NOS FUNDAMENTOS BÁSICOS, COM EDUCATIVOS REFERENTE A PASSES PICADO E DE OMBRO, RECEPÇÃO ALTA E BAIXA, DRIBLE E ARREMESSOS COM APOIO E COM SALTO. AO FIM DAS AULAS, OS ALUNOS TINHAM A OPORTUNIDADE DE REALIZAR UMA PRÁTICA DIRIGIDA, COM AS TURMAS DIVIDIDAS EM EQUIPES MASCULINAS E FEMININAS, SENDO ESSE O MOMENTO MAIS ESPERADO POR PARTE DOS ALUNOS. AO FIM DO BIMESTRE PERCEBEU-SE BOA ACEITAÇÃO DA MODALIDADE PELOS ALUNOS, HAVENDO GRANDE PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS, EM ESPECIAL DESSE ÚLTIMO GRUPO. CONCLUIU-SE QUE O HANDEBOL É UM DESPORTO ADEQUADO PARA O AMBIENTE ESCOLAR, UMA VEZ QUE É CAPAZ DE PROMOVER LUDICIDADE, DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS, CRIAR LAÇOS SÓCIO-AFETIVOS, ALÉM DE JÁ ESTAR PRESENTE NA CULTURA DE DIVERSAS ESCOLAS. AS EXPERIÊNCIAS PERMITIRAM AO BOLSISTA PIBID MANIPULAR ELEMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM, A EXEMPLO DO PLANEJAMENTO EM DIFERENTES NÍVEIS, GESTÃO DO ENSINO E AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – BRASIL (CAPES) – EDITAL 07/2018 – PIBID." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "HANDEBOL, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID610_29042019154226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO TAVARES FERREIRA DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "DIEGO TAVARES" "autor_email" => "dtfc95@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52812 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 268 "inscrito_id" => 610 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE DE ENSINO DE HANDEBOL NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIA DE UM BOLSISTA PIBID." "resumo" => "NA ATUALIDADE, MUITAS ESCOLAS CARECEM DE ESPAÇOS E ESTRUTURAS ADEQUADAS PARA PRÁTICAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ISSO A LONGO PRAZO PODE COMPROMETER O DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS INDIVÍDUOS, ALÉM DE RESTRINGIR A ABRANGÊNCIA DAS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS EM CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL, EM QUE MENINOS PRATICAM APENAS FUTSAL E MENINAS NÃO SE INTERESSAM TANTO PELAS AULAS. ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA VISA DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR UM BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, NO DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO HANDEBOL EM NOVAS TURMAS RECÉM CRIADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, QUE QUE POSSUI BOA ESTRUTURA COM QUADRA POLIESPORTIVA E MATERIAIS COMO BOLAS, CONES E COLETES. O HANDEBOL É UM DESPORTO EXTREMAMENTE POPULAR E PRATICADO EM LARGA ESCALA NAS ESCOLAS, POR SER FÁCIL DE APRENDER E ENSINAR, REUNINDO ELEMENTOS BÁSICOS DO MOVIMENTO HUMANO COMO CORRER, SALTAR E ARREMESSAR. DEVIDO A SUA SIMPLICIDADE, OS ALUNOS, EM GERAL, CONSEGUEM DOMINAR RAPIDAMENTE A DINÂMICA DO JOGO. AS TURMAS DE 6° E 7° ANO, FORMADAS POR ALUNOS VINDOS DE OUTRAS ESCOLAS DA REGIÃO JÁ O CONHECIAM, EMBORA CARECESSEM DE MAIOR DOMÍNIO DE COMPETÊNCIAS MOTORAS E DAS REGRAS. ASSIM, SUPERVISIONADO POR UMA PROFESSORA-ORIENTADORA, AS AULAS AO LONGO DO BIMESTRE FORAM PRÁTICAS E TEÓRICAS. O CONTEÚDO TEÓRICO FOI REFERENTE AO CAMPO DE JOGO, O RECONHECIMENTO DAS LINHAS E SUAS FUNÇÕES E REGRAS. NA PRIMEIRA AULA PRATICA FOI REALIZADO UM JOGO DIAGNÓSTICO, PARA AMBAS AS TURMAS, AFIM DE RECONHECER O NÍVEL DE CONHECIMENTO E DOMÍNIO DOS ESTUDANTES SOBRE A MODALIDADE ESPORTIVA. AS AULAS PRÁTICAS FORAM FOCADAS NOS FUNDAMENTOS BÁSICOS, COM EDUCATIVOS REFERENTE A PASSES PICADO E DE OMBRO, RECEPÇÃO ALTA E BAIXA, DRIBLE E ARREMESSOS COM APOIO E COM SALTO. AO FIM DAS AULAS, OS ALUNOS TINHAM A OPORTUNIDADE DE REALIZAR UMA PRÁTICA DIRIGIDA, COM AS TURMAS DIVIDIDAS EM EQUIPES MASCULINAS E FEMININAS, SENDO ESSE O MOMENTO MAIS ESPERADO POR PARTE DOS ALUNOS. AO FIM DO BIMESTRE PERCEBEU-SE BOA ACEITAÇÃO DA MODALIDADE PELOS ALUNOS, HAVENDO GRANDE PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS, EM ESPECIAL DESSE ÚLTIMO GRUPO. CONCLUIU-SE QUE O HANDEBOL É UM DESPORTO ADEQUADO PARA O AMBIENTE ESCOLAR, UMA VEZ QUE É CAPAZ DE PROMOVER LUDICIDADE, DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS, CRIAR LAÇOS SÓCIO-AFETIVOS, ALÉM DE JÁ ESTAR PRESENTE NA CULTURA DE DIVERSAS ESCOLAS. AS EXPERIÊNCIAS PERMITIRAM AO BOLSISTA PIBID MANIPULAR ELEMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM, A EXEMPLO DO PLANEJAMENTO EM DIFERENTES NÍVEIS, GESTÃO DO ENSINO E AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – BRASIL (CAPES) – EDITAL 07/2018 – PIBID." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "HANDEBOL, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID610_29042019154226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO TAVARES FERREIRA DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "DIEGO TAVARES" "autor_email" => "dtfc95@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }