Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

DANÇAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM FORMA DE APLICATIVO

Palavra-chaves: DANÇAS INDÍGENAS, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MATERIAL DIDÁTICO, TECNOLOGIAS Tema Livre (TL) AT 05: Educação física escolar e formação profissional
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Anterior À BNCC, a Lei 11.645 tornou obrigatÓrio o ensino o estudo da HistÓria e Cultura Africana, Afro-brasileira e IndÍgena nas disciplinas escolares de Artes, Literatura e HistÓria. O que se observa, no entanto, É um cenÁrio com poucas produÇÕes pertinentes À temÁtica, o que levantou o seguinte questionamento: O que se deve ensinar sobre as danÇas indÍgenas brasileiras nas aulas de EducaÇÃo FÍsica escolar? AlÉm disso, a falta de tempo dos professores de EducaÇÃo FÍsica ou a dificuldade advinda de uma formaÇÃo inicial e continuada tornam insuficiente a disposiÇÃo para elaborarem seu prÓprio material didÁtico sobre este conteÚdo. Nesse sentido: É possÍvel construir um material didÁtico sobre as danÇas indÍgenas com uso da tecnologia para apoiar os professores de EducaÇÃo FÍsica? O objetivo deste estudo foi analisar e descrever o processo de elaboraÇÃo de um material didÁtico em forma de aplicativos para dispositivos mÓveis sobre danÇas indÍgenas para o segundo ciclo do Ensino Fundamental. Por meio de pesquisa qualitativa descritiva de carÁter bibliogrÁfico, realizaram-se buscas em trÊs etapas: TrajetÓria e seleÇÃo das DanÇas IndÍgenas; Escolha da plataforma para produÇÃo do material didÁtico em forma de aplicativos; e ConteÚdo do material didÁtico nos aplicativos; as quais passaram posteriormente por uma anÁlise descritiva. Constatou-se que as danÇas indÍgenas estÃo presentes em todas as regiÕes do Brasil e pertencem a inÚmeras etnias, no entanto, selecionaram-se quatro danÇas (DanÇa do CariÇu; DanÇa do TorÉ; DanÇa da Ema; DanÇa do Xondaro) que apresentaram material adequado, dentre as fontes pesquisadas para compor os conteÚdos do material didÁtico. 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Sobretudo, o tempo para se construir um material didÁtico em forma de aplicativos sobre as danÇas indÍgenas para dispositivos mÓveis É extenso e exige diÁlogo constante entre os conteÚdos selecionados das danÇas e o manejo das tecnologias para que se possa cumprir com objetivos educacionais.O ensino das danÇas indÍgenas nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, estÁ previsto na atual orientaÇÃo curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), direcionado a" "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "DANÇAS INDÍGENAS, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MATERIAL DIDÁTICO, TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID103_12042019132707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "DENISE GUIMARÃES" "autor_email" => "guimaraes-denise@hotmail." 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O objetivo deste estudo foi analisar e descrever o processo de elaboraÇÃo de um material didÁtico em forma de aplicativos para dispositivos mÓveis sobre danÇas indÍgenas para o segundo ciclo do Ensino Fundamental. Por meio de pesquisa qualitativa descritiva de carÁter bibliogrÁfico, realizaram-se buscas em trÊs etapas: TrajetÓria e seleÇÃo das DanÇas IndÍgenas; Escolha da plataforma para produÇÃo do material didÁtico em forma de aplicativos; e ConteÚdo do material didÁtico nos aplicativos; as quais passaram posteriormente por uma anÁlise descritiva. Constatou-se que as danÇas indÍgenas estÃo presentes em todas as regiÕes do Brasil e pertencem a inÚmeras etnias, no entanto, selecionaram-se quatro danÇas (DanÇa do CariÇu; DanÇa do TorÉ; DanÇa da Ema; DanÇa do Xondaro) que apresentaram material adequado, dentre as fontes pesquisadas para compor os conteÚdos do material didÁtico. 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Sobretudo, o tempo para se construir um material didÁtico em forma de aplicativos sobre as danÇas indÍgenas para dispositivos mÓveis É extenso e exige diÁlogo constante entre os conteÚdos selecionados das danÇas e o manejo das tecnologias para que se possa cumprir com objetivos educacionais.O ensino das danÇas indÍgenas nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, estÁ previsto na atual orientaÇÃo curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), direcionado a" "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "DANÇAS INDÍGENAS, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MATERIAL DIDÁTICO, TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID103_12042019132707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "DENISE GUIMARÃES" "autor_email" => "guimaraes-denise@hotmail." 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Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

O ensino das danÇas indÍgenas nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, estÁ previsto na atual orientaÇÃo curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), direcionado ao 2º ciclo do Ensino Fundamental, o qual corresponde ao 3º, 4º e 5º ano. Anterior À BNCC, a Lei 11.645 tornou obrigatÓrio o ensino o estudo da HistÓria e Cultura Africana, Afro-brasileira e IndÍgena nas disciplinas escolares de Artes, Literatura e HistÓria. O que se observa, no entanto, É um cenÁrio com poucas produÇÕes pertinentes À temÁtica, o que levantou o seguinte questionamento: O que se deve ensinar sobre as danÇas indÍgenas brasileiras nas aulas de EducaÇÃo FÍsica escolar? AlÉm disso, a falta de tempo dos professores de EducaÇÃo FÍsica ou a dificuldade advinda de uma formaÇÃo inicial e continuada tornam insuficiente a disposiÇÃo para elaborarem seu prÓprio material didÁtico sobre este conteÚdo. Nesse sentido: É possÍvel construir um material didÁtico sobre as danÇas indÍgenas com uso da tecnologia para apoiar os professores de EducaÇÃo FÍsica? O objetivo deste estudo foi analisar e descrever o processo de elaboraÇÃo de um material didÁtico em forma de aplicativos para dispositivos mÓveis sobre danÇas indÍgenas para o segundo ciclo do Ensino Fundamental. Por meio de pesquisa qualitativa descritiva de carÁter bibliogrÁfico, realizaram-se buscas em trÊs etapas: TrajetÓria e seleÇÃo das DanÇas IndÍgenas; Escolha da plataforma para produÇÃo do material didÁtico em forma de aplicativos; e ConteÚdo do material didÁtico nos aplicativos; as quais passaram posteriormente por uma anÁlise descritiva. Constatou-se que as danÇas indÍgenas estÃo presentes em todas as regiÕes do Brasil e pertencem a inÚmeras etnias, no entanto, selecionaram-se quatro danÇas (DanÇa do CariÇu; DanÇa do TorÉ; DanÇa da Ema; DanÇa do Xondaro) que apresentaram material adequado, dentre as fontes pesquisadas para compor os conteÚdos do material didÁtico. Em seguida, a plataforma utilizada para construÇÃo dos quatro aplicativos de cada danÇa indÍgena, que jÁ foi adotada em outros estudos da mesma natureza, validou seu potencial por ser de fÁcil manejo, gratuita e em portuguÊs. Antes de alojar os conteÚdos das danÇas na plataforma para a produÇÃo dos aplicativos houve a necessidade de realizar ediÇÕes (textos, imagens, Áudios, vÍdeos), o que de fato, ampliou o aprendizado no que se refere ao uso de outras tecnologias. Alguns limites da plataforma observaram-se na baixa quantidade de abas disponÍveis na versÃo grÁtis (10 abas) e nos aplicativos, a necessidade de serem acessados apenas online. Sobretudo, o tempo para se construir um material didÁtico em forma de aplicativos sobre as danÇas indÍgenas para dispositivos mÓveis É extenso e exige diÁlogo constante entre os conteÚdos selecionados das danÇas e o manejo das tecnologias para que se possa cumprir com objetivos educacionais.

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