Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

COMPORTAMENTO DO OLHAR DE CICLISTAS DURANTE O CONTROLE DA FREADA: ESTUDO PILOTO

Palavra-chaves: MOVIMENTOS DOS OLHOS, CONTROLE VISUAL DA FREADA, CICLISMO Painel/Pôster AT 04: Comportamento motor, modelagem e métodos de análise do movimento
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52786
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 322
    "inscrito_id" => 142
    "titulo" => "COMPORTAMENTO DO OLHAR DE CICLISTAS DURANTE O CONTROLE DA FREADA: ESTUDO PILOTO"
    "resumo" => "DURANTE O CONTROLE DA FREADA AS INFORMAÇÕES VISUAIS CONTIDAS NO FLUXO ÓPTICO SÃO UTILIZADAS PARA REGULAR A DESACELERAÇÃO. POUCOS ESTUDOS TÊM INVESTIGADO O COMPORTAMENTO DO OLHAR DE CICLISTAS DURANTE O CONTROLE DA FREADA. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DESCREVER O PADRÃO OCULAR DE CICLISTAS DURANTE O CONTROLE DA FREADA EM DIFERENTES VELOCIDADES DE APROXIMAÇÃO RETILÍNEA A UM OBSTÁCULO ESTACIONÁRIO. TRÊS CICLISTAS, COM ACUIDADE VISUAL NORMAL OU CORRIGIDA PARA NORMAL,  COM EXPERIÊNCIA EM CICLISMO RECREATIVO (23,5 ± 0,5 ANOS; 106,0 ± 24,0 KG; 186,5 ± 1,5 CM) PARTICIPARAM DESTE ESTUDO. OS MOVIMENTOS DOS OLHOS FORAM GRAVADOS PELO SISTEMA DE RASTREAMENTO OCULAR MÓVEL MOBILEYE-5 (ASL), FREQUÊNCIA DE AQUISIÇÃO DE 60 HZ. FOI UTILIZADO UMA BICICLETA RECREATIVA (CALOI, 21 MARCHAS, V-BRAKE) E SEU MOVIMENTO FOI GRAVADO POR UMA CÂMERA DE VÍDEO (SONY, HDR-PJ230), FREQUÊNCIA DE AQUISIÇÃO DE 30 HZ. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA EM GINÁSIO POLIESPORTIVO, EM AMBIENTE SILENCIOSO E SEM DISTRATORES ATENCIONAIS. PARA MANIPULAR A VELOCIDADE DA BICICLETA, AS DISTÂNCIAS DE APROXIMAÇÃO FORAM DE 13,0 E 4,6 METROS ANTES DE UMA LOCALIZAÇÃO PRÉ-DEFINIDA, DISTANTE 14 M DO OBSTÁCULO. O OBSTÁCULO CONSISTIU EM UM BLOCO DE ESPUMA (ALTURA: 75 CM, COMPRIMENTO: 15 CM, LARGURA: 5,5 CM). OS PARTICIPANTES FORAM CONVIDADOS A PEDALAR EM VELOCIDADE MÁXIMA ATÉ ATINGIR A LOCALIZAÇÃO PRÉ-DEFINIDA, QUANDO PODERIAM COMEÇAR A FREAR PARA PARAR SEM COLIDIR COM O OBSTÁCULO. CADA CONDIÇÃO FOI REALIZADA 3 VEZES, TOTALIZANDO 6 TENTATIVAS. OS DADOS DO OLHAR FORAM ANALISADOS USANDO O SOFTWARE ASL RESULTS PLUS (4.18.7) NAS SEGUINTES ÁREAS DE INTERESSE (AOIS): CICLOVIA, OBSTÁCULO E OUTROS (QUALQUER OUTRA ÁREA DA CENA VISUAL). O NÚMERO TOTAL (FIXNUM) E A DURAÇÃO MÉDIA (FIXDUR) DAS FIXAÇÕES EM CADA AOI FORAM CALCULADOS. OS CRITÉRIOS DE FIXAÇÃO DO OLHAR FORAM DE DURAÇÃO MÍNIMA DE 100 MS E 1° DE ÂNGULO VISUAL. ATRAVÉS DA ANÁLISE QUADRO-A-QUADRO NO SOFTWARE KINOVEA, FORAM CALCULADOS O DESLOCAMENTO TOTAL (DESLOCA), A VELOCIDADE MÉDIA (VEL) E A DESACELERAÇÃO MÉDIA (DESA) DA BICICLETA. OS PARTICIPANTES APRESENTARAM OS SEGUINTES VALORES DE DESLOCA, VEL E DESA DURANTE A CONDIÇÃO DE VELOCIDADE BAIXA (17,5 ±  0,1 M; 4,0 ± 0,2 M/S; 0,8 ± 0,1 M/S2) E VELOCIDADE ALTA (26,3 ± 0,3 M; 5,5 ± 0,4 M/S; 1,0 ± 0.2 M/S2). DURANTE A CONDIÇÃO DE VELOCIDADE BAIXA, OS PARTICIPANTES REALIZARAM FIXAÇÕES DO OLHAR EM TODAS AS AOIS (CICLOVIA - FIXNUM: 0,3 ± 0,4 UNID., FIXDUR: 100,0 ± 47,1 MS; OBSTÁCULO – FIXNUM: 0,6 ± 0,4 UNID., FIXDUR: 100,1 ± 66,6 MS; OUTROS – FIXNUM: 0,1 ± 0,09 UNID., FIXDUR: 76,6 ± 108,4 MS). NA VELOCIDADE ALTA, SOMENTE AS AOIS CICLOVIA E OBSTÁCULO FORAM FIXADAS (FIXNUM: 1,0 ± 0,8 UNID., FIXDUR: 125,0 ± 90,9 MS; FIXNUM: 3,5 ± 2,4 UNID., FIXDUR: 165,5 ± 29,1 MS). OS DADOS PRELIMINARES DO PRESENTE ESTUDO PILOTO POSSIBILITARAM DESCREVER O PADRÃO DE FIXAÇÕES DO OLHAR DE CICLISTAS DURANTE A FREADA. PARECE HAVER INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE APROXIMAÇÃO  SOBRE O CONTROLE DO OLHAR DE CICLISTAS DURANTE A FREADA. APOIO CAPES."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 04: Comportamento motor, modelagem e métodos de análise do movimento"
    "palavra_chave" => "MOVIMENTOS DOS OLHOS, CONTROLE VISUAL DA FREADA, CICLISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA4_ID142_29042019221434.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE CHIOZI GOTARDI"
    "autor_nome_curto" => "GISELE"
    "autor_email" => "gcgotardi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52786
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 322
    "inscrito_id" => 142
    "titulo" => "COMPORTAMENTO DO OLHAR DE CICLISTAS DURANTE O CONTROLE DA FREADA: ESTUDO PILOTO"
    "resumo" => "DURANTE O CONTROLE DA FREADA AS INFORMAÇÕES VISUAIS CONTIDAS NO FLUXO ÓPTICO SÃO UTILIZADAS PARA REGULAR A DESACELERAÇÃO. POUCOS ESTUDOS TÊM INVESTIGADO O COMPORTAMENTO DO OLHAR DE CICLISTAS DURANTE O CONTROLE DA FREADA. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DESCREVER O PADRÃO OCULAR DE CICLISTAS DURANTE O CONTROLE DA FREADA EM DIFERENTES VELOCIDADES DE APROXIMAÇÃO RETILÍNEA A UM OBSTÁCULO ESTACIONÁRIO. TRÊS CICLISTAS, COM ACUIDADE VISUAL NORMAL OU CORRIGIDA PARA NORMAL,  COM EXPERIÊNCIA EM CICLISMO RECREATIVO (23,5 ± 0,5 ANOS; 106,0 ± 24,0 KG; 186,5 ± 1,5 CM) PARTICIPARAM DESTE ESTUDO. OS MOVIMENTOS DOS OLHOS FORAM GRAVADOS PELO SISTEMA DE RASTREAMENTO OCULAR MÓVEL MOBILEYE-5 (ASL), FREQUÊNCIA DE AQUISIÇÃO DE 60 HZ. FOI UTILIZADO UMA BICICLETA RECREATIVA (CALOI, 21 MARCHAS, V-BRAKE) E SEU MOVIMENTO FOI GRAVADO POR UMA CÂMERA DE VÍDEO (SONY, HDR-PJ230), FREQUÊNCIA DE AQUISIÇÃO DE 30 HZ. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA EM GINÁSIO POLIESPORTIVO, EM AMBIENTE SILENCIOSO E SEM DISTRATORES ATENCIONAIS. PARA MANIPULAR A VELOCIDADE DA BICICLETA, AS DISTÂNCIAS DE APROXIMAÇÃO FORAM DE 13,0 E 4,6 METROS ANTES DE UMA LOCALIZAÇÃO PRÉ-DEFINIDA, DISTANTE 14 M DO OBSTÁCULO. O OBSTÁCULO CONSISTIU EM UM BLOCO DE ESPUMA (ALTURA: 75 CM, COMPRIMENTO: 15 CM, LARGURA: 5,5 CM). OS PARTICIPANTES FORAM CONVIDADOS A PEDALAR EM VELOCIDADE MÁXIMA ATÉ ATINGIR A LOCALIZAÇÃO PRÉ-DEFINIDA, QUANDO PODERIAM COMEÇAR A FREAR PARA PARAR SEM COLIDIR COM O OBSTÁCULO. CADA CONDIÇÃO FOI REALIZADA 3 VEZES, TOTALIZANDO 6 TENTATIVAS. OS DADOS DO OLHAR FORAM ANALISADOS USANDO O SOFTWARE ASL RESULTS PLUS (4.18.7) NAS SEGUINTES ÁREAS DE INTERESSE (AOIS): CICLOVIA, OBSTÁCULO E OUTROS (QUALQUER OUTRA ÁREA DA CENA VISUAL). O NÚMERO TOTAL (FIXNUM) E A DURAÇÃO MÉDIA (FIXDUR) DAS FIXAÇÕES EM CADA AOI FORAM CALCULADOS. OS CRITÉRIOS DE FIXAÇÃO DO OLHAR FORAM DE DURAÇÃO MÍNIMA DE 100 MS E 1° DE ÂNGULO VISUAL. ATRAVÉS DA ANÁLISE QUADRO-A-QUADRO NO SOFTWARE KINOVEA, FORAM CALCULADOS O DESLOCAMENTO TOTAL (DESLOCA), A VELOCIDADE MÉDIA (VEL) E A DESACELERAÇÃO MÉDIA (DESA) DA BICICLETA. OS PARTICIPANTES APRESENTARAM OS SEGUINTES VALORES DE DESLOCA, VEL E DESA DURANTE A CONDIÇÃO DE VELOCIDADE BAIXA (17,5 ±  0,1 M; 4,0 ± 0,2 M/S; 0,8 ± 0,1 M/S2) E VELOCIDADE ALTA (26,3 ± 0,3 M; 5,5 ± 0,4 M/S; 1,0 ± 0.2 M/S2). DURANTE A CONDIÇÃO DE VELOCIDADE BAIXA, OS PARTICIPANTES REALIZARAM FIXAÇÕES DO OLHAR EM TODAS AS AOIS (CICLOVIA - FIXNUM: 0,3 ± 0,4 UNID., FIXDUR: 100,0 ± 47,1 MS; OBSTÁCULO – FIXNUM: 0,6 ± 0,4 UNID., FIXDUR: 100,1 ± 66,6 MS; OUTROS – FIXNUM: 0,1 ± 0,09 UNID., FIXDUR: 76,6 ± 108,4 MS). NA VELOCIDADE ALTA, SOMENTE AS AOIS CICLOVIA E OBSTÁCULO FORAM FIXADAS (FIXNUM: 1,0 ± 0,8 UNID., FIXDUR: 125,0 ± 90,9 MS; FIXNUM: 3,5 ± 2,4 UNID., FIXDUR: 165,5 ± 29,1 MS). OS DADOS PRELIMINARES DO PRESENTE ESTUDO PILOTO POSSIBILITARAM DESCREVER O PADRÃO DE FIXAÇÕES DO OLHAR DE CICLISTAS DURANTE A FREADA. PARECE HAVER INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE APROXIMAÇÃO  SOBRE O CONTROLE DO OLHAR DE CICLISTAS DURANTE A FREADA. APOIO CAPES."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 04: Comportamento motor, modelagem e métodos de análise do movimento"
    "palavra_chave" => "MOVIMENTOS DOS OLHOS, CONTROLE VISUAL DA FREADA, CICLISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA4_ID142_29042019221434.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE CHIOZI GOTARDI"
    "autor_nome_curto" => "GISELE"
    "autor_email" => "gcgotardi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

DURANTE O CONTROLE DA FREADA AS INFORMAÇÕES VISUAIS CONTIDAS NO FLUXO ÓPTICO SÃO UTILIZADAS PARA REGULAR A DESACELERAÇÃO. POUCOS ESTUDOS TÊM INVESTIGADO O COMPORTAMENTO DO OLHAR DE CICLISTAS DURANTE O CONTROLE DA FREADA. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DESCREVER O PADRÃO OCULAR DE CICLISTAS DURANTE O CONTROLE DA FREADA EM DIFERENTES VELOCIDADES DE APROXIMAÇÃO RETILÍNEA A UM OBSTÁCULO ESTACIONÁRIO. TRÊS CICLISTAS, COM ACUIDADE VISUAL NORMAL OU CORRIGIDA PARA NORMAL, COM EXPERIÊNCIA EM CICLISMO RECREATIVO (23,5 ± 0,5 ANOS; 106,0 ± 24,0 KG; 186,5 ± 1,5 CM) PARTICIPARAM DESTE ESTUDO. OS MOVIMENTOS DOS OLHOS FORAM GRAVADOS PELO SISTEMA DE RASTREAMENTO OCULAR MÓVEL MOBILEYE-5 (ASL), FREQUÊNCIA DE AQUISIÇÃO DE 60 HZ. FOI UTILIZADO UMA BICICLETA RECREATIVA (CALOI, 21 MARCHAS, V-BRAKE) E SEU MOVIMENTO FOI GRAVADO POR UMA CÂMERA DE VÍDEO (SONY, HDR-PJ230), FREQUÊNCIA DE AQUISIÇÃO DE 30 HZ. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA EM GINÁSIO POLIESPORTIVO, EM AMBIENTE SILENCIOSO E SEM DISTRATORES ATENCIONAIS. PARA MANIPULAR A VELOCIDADE DA BICICLETA, AS DISTÂNCIAS DE APROXIMAÇÃO FORAM DE 13,0 E 4,6 METROS ANTES DE UMA LOCALIZAÇÃO PRÉ-DEFINIDA, DISTANTE 14 M DO OBSTÁCULO. O OBSTÁCULO CONSISTIU EM UM BLOCO DE ESPUMA (ALTURA: 75 CM, COMPRIMENTO: 15 CM, LARGURA: 5,5 CM). OS PARTICIPANTES FORAM CONVIDADOS A PEDALAR EM VELOCIDADE MÁXIMA ATÉ ATINGIR A LOCALIZAÇÃO PRÉ-DEFINIDA, QUANDO PODERIAM COMEÇAR A FREAR PARA PARAR SEM COLIDIR COM O OBSTÁCULO. CADA CONDIÇÃO FOI REALIZADA 3 VEZES, TOTALIZANDO 6 TENTATIVAS. OS DADOS DO OLHAR FORAM ANALISADOS USANDO O SOFTWARE ASL RESULTS PLUS (4.18.7) NAS SEGUINTES ÁREAS DE INTERESSE (AOIS): CICLOVIA, OBSTÁCULO E OUTROS (QUALQUER OUTRA ÁREA DA CENA VISUAL). O NÚMERO TOTAL (FIXNUM) E A DURAÇÃO MÉDIA (FIXDUR) DAS FIXAÇÕES EM CADA AOI FORAM CALCULADOS. OS CRITÉRIOS DE FIXAÇÃO DO OLHAR FORAM DE DURAÇÃO MÍNIMA DE 100 MS E 1° DE ÂNGULO VISUAL. ATRAVÉS DA ANÁLISE QUADRO-A-QUADRO NO SOFTWARE KINOVEA, FORAM CALCULADOS O DESLOCAMENTO TOTAL (DESLOCA), A VELOCIDADE MÉDIA (VEL) E A DESACELERAÇÃO MÉDIA (DESA) DA BICICLETA. OS PARTICIPANTES APRESENTARAM OS SEGUINTES VALORES DE DESLOCA, VEL E DESA DURANTE A CONDIÇÃO DE VELOCIDADE BAIXA (17,5 ± 0,1 M; 4,0 ± 0,2 M/S; 0,8 ± 0,1 M/S2) E VELOCIDADE ALTA (26,3 ± 0,3 M; 5,5 ± 0,4 M/S; 1,0 ± 0.2 M/S2). DURANTE A CONDIÇÃO DE VELOCIDADE BAIXA, OS PARTICIPANTES REALIZARAM FIXAÇÕES DO OLHAR EM TODAS AS AOIS (CICLOVIA - FIXNUM: 0,3 ± 0,4 UNID., FIXDUR: 100,0 ± 47,1 MS; OBSTÁCULO – FIXNUM: 0,6 ± 0,4 UNID., FIXDUR: 100,1 ± 66,6 MS; OUTROS – FIXNUM: 0,1 ± 0,09 UNID., FIXDUR: 76,6 ± 108,4 MS). NA VELOCIDADE ALTA, SOMENTE AS AOIS CICLOVIA E OBSTÁCULO FORAM FIXADAS (FIXNUM: 1,0 ± 0,8 UNID., FIXDUR: 125,0 ± 90,9 MS; FIXNUM: 3,5 ± 2,4 UNID., FIXDUR: 165,5 ± 29,1 MS). OS DADOS PRELIMINARES DO PRESENTE ESTUDO PILOTO POSSIBILITARAM DESCREVER O PADRÃO DE FIXAÇÕES DO OLHAR DE CICLISTAS DURANTE A FREADA. PARECE HAVER INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE APROXIMAÇÃO SOBRE O CONTROLE DO OLHAR DE CICLISTAS DURANTE A FREADA. APOIO CAPES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.