IDENTIDADE PROFESSORAL: O PIBID NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE GURUPI - UNIRG
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Resumo A melhoria na qualidade do ensino em uma sociedade carente de avanços requer professores competentes, comprometidos com a difícil tarefa de ensinar que, por sua vez, exige dos profissionais sentido e responsabilidade. A identidade profissional docente se constitui como uma interação entre a pessoa e suas experiências individuais e profissionais. Para contribuir com esse processo o projeto Pibid tem como objetivo incentivar os acadêmicos a ingressarem no contexto escolar, e oportunizar seu desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem. A formação docente compreende um processo de construção e reconstrução da prática pedagógica por meio de estudos, prática docente, reflexão, discussão, entre outros meios que permite uma identidade profissional. O futuro professor, ainda em sua trajetória acadêmica, inicia esse processo de construção e reconstrução de seus conhecimentos prévios, acumulando vivências tanto teóricas quanto práticas, que permitem sua formação inicial (NUNES, 2001). A educação de qualidade pressupõe a formação de um indivíduo autônomo e a formação professoral parte desse mesmo princípio. O saber profissional é construído a partir de suas próprias ideias, inovação e com dedicação para alcançar seus objetivos e de acumular conhecimentos que influenciem sua prática e possibilitem maior contribuição didática. Nesse contexto, a prática tem um elevado valor, pois aprimora diversas habilidades que permitem ampliar sua capacidade de resolver problemas e conflitos em sala de aula (TARDIF, 2002). Nesse sentido o objetivo do presente estudo foi analisar a percepção dos acadêmicos bolsistas sobre a influência do Pibid em sua formação profissional e em sua formação acadêmica. Esta pesquisa exploratória, descritiva e de natureza qualitativa foi realizada na Universidade de Gurupi - UnirG com 14 acadêmicos do curso de Educação Física, bolsistas do Pibid. Os voluntários foram entrevistados por meio de um questionário contendo duas questões geradoras a primeira questiona a influência do Pibid na sua identidade profissional, e a segunda inquire como as experiências vivenciadas no Pibid contribuem para sua formação acadêmica. Para a Análise de dados foi utilizada a Técnica de Análise de conteúdo: Técnica de Elaboração e análise de unidades de significados de Moreira Simões e Porto (2005). Os resultados do presente estudo permitem observar que todos os 14 bolsistas do Pibid entrevistados relataram a relevância desse projeto de extensão em sua formação profissional e acadêmica. Os resultados do presente estudo permitem observar que os 14 bolsistas do Pibid entrevistados relataram a valia desse projeto de extensão em sua formação profissional e acadêmica. Após análise de conteúdo, as unidades de significado mais prevalentes decorrentes do projeto em sua formação profissional foram "Experiência Prática", "Realidade Escolar", "Planejamento" e "Roda de Estudo". Para a formação acadêmica, as unidades de significado encontradas foram "Dar aulas", "Conhecimento", "Espaço Físico" e "Metodologias". Entendemos que o projeto Pibid, traz contribuições fundamentais para a identidade profissional dos bolsistas acadêmicos. Pode-se complementar que o Pibid, incentiva uma educação básica com relação a experiências metodológicas, dando aos licenciados um processo de ensino aprendizagem, durante suas práticas, para que os professores elevem a qualidade da sua formação e identidade profissional (BRASIL, 2011). As experiências práticas e teóricas, assim como atividades de planejamento foram positivas e contribuíram para a formação inicial e desenvolvimento das habilidades docentes, demonstrando que o objetivo do projeto está sendo contemplado. Dessa forma, ressalta-se a valia do projeto Pibid para os bolsistas do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade de Gurupi - UnirG. Palavras-Chave: Pibid; Educação Física; Identidade profissional. Referências ASSIS, R. M; BONIFÀCIO, N. A. A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v.1, n.3, p.36-50, set./dez. 2011. BRASIL. Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Projeto Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Edital nº 001/2011/CAPES. Coord. Anadja Marilda Gomes Braz. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. MATTOS, Mauro Gomes de; ROSSETO JR., Adriano José; BLECHER, Shelly. Teoria e prática da metodologia da pesquisa em educação física: Construindo seu trabalho acadêmico: monografia, artigo científico e projeto de ação. São Paulo: Phorte, 2004. MOREIRA, W. W.; SIMÕES, R.; PORTO, E. Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado. R. bras. Ci e Mov. 2005; 13(4): 107-114. Portaria normativa nº 260, de 30 de dezembro de 2010: Normas gerais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Disponível em: http://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria260_PIBID2011_NomasGe\u{AD}rais.pdf. Acesso em: 22 de outubro de 2014. 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