REFLEXÕES A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID EM TRÊS FORMATOS DISTINTOS: DISCIPLINA ELETIVA
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Renata Lima Silva/ rehhsilva78@gmail.com /UFCA Francisco Henrique Salvador/ UFCA Doanny Lira do Vale/ UFCA Marcus Aurelius Batista Freire/ UFCA Carine Rodrigues Nogueira/ UFCA Cleyton Vieira Fernandes/ UFCA Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O presente trabalho é resultado de relatos de experiências vivenciados em três escolas de ensino médio da cidade do Juazeiro do Norte (CE), sendo duas delas de tempo integral. Seu principal objetivo é de apontar as principais diferenças entre a implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto em Música, sob o formato de Disciplina Eletiva, Oficina Livre e Clube, segundo a nomenclatura própria das escolas públicas da rede estadual de ensino, além de registrar e contextualizar a incidência de evasão e assiduidade dos alunos diante do que lhes é proposto. 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Apesar disso, nota-se que as políticas públicas atualmente praticadas não disponibilizam verbas suficientes para atender a demanda de infra-estrutura necessárias. Todavia, observou-se que o apoio do corpo docente e da comunidade escolar são importantes aliados dos bolsistas no desenvolvimento do projeto. O texto refere-se às ações que vêm sendo realizadas desde agosto de 2018 e que atende atualmente alunos de todos os anos e turnos na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra; 1º e 2º ano na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Tiradentes e, por fim, na Escola Presidente Geisel Polivalente, sendo ofertadas atividades musicais de aprendizagem em violão básico e flautas, além dos corais, comum a todas as escolas. Avaliou-se a proposta de realização dos trabalho nas escolas, nos modelos que foram oferecidos pelos supervisores, constatando-se as seguintes características: a) A Eletiva na E.E.M.T.I. 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