Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Este é um subprojeto da Residência Pedagógica de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará, mais especificamente do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-Pará, Faculdade de Linguagem, é composto de três núcleos que abarcam três escolas diferentes: São João Batista na sede, cidade de Cametá-Pará, Raimundo Arcanjo da Costa na cidade de Oeiras do Pará e na cidade de Mocajuba-Pará. Cada um desses núcleos possui um professor-orientador, três preceptores, 24 bolsistas e seis não bolsistas. Foi proposto com objetivo de desenvolver as ações acadêmicas de formação de professor de Língua portuguesa por meio do estágio, articulando formação científico-pedagógica, observações práticas em sala de aula quanto às dificuldades do trabalho docente às didáticas específicas da área de língua portuguesa e suas Tecnologias; Proporcionar maior integração entre a formação docente dos alunos do curso de Letras e as escolas de Educação Básica, principalmente as de ensino fundamental, promovendo a inserção dos futuros professores no seu campo de atuação, a partir de sua maior participação na realidade de sala de aula. Com isso, almeja-se que este aluno reflita sobre esta realidade escolar e busque apresentar alternativas de superação das dificuldades encontradas; possibilitar a formação de profissionais críticos e conscientes do seu papel enquanto facilitador do processo de ensino-aprendizagem da linguagem e suas tecnologias, para atuar na rede de ensino regular. O presente projeto se organiza em passos que possam possibilitar uma continuidade das ações do projeto, seguindo uma sequência lógica-organizacional para o bom acompanhamento do seu desenvolvimento, pois assim, acreditamos que podemos ter uma melhor visão das dificuldades para, em seguida, propormos atividades no sentido da superação. Para o primeiro passo foram previstas reuniões de formação com os componentes de cada núcleo que compõe o subprojeto, envolvendo a coordenação institucional e a direção das escolas. O Segundo passo caracteriza-se pela busca de informações mais precisas e práticas acerca do exercício da docência, para esse passo foi prevista a observação das escolas-campo buscando conhecer melhor a realidade e detectar as necessidades do espaço escolar, representado aqui por três escolas-campo, já mencionadas. O terceiro passo configura-se pela elaboração de alternativas para a reconstrução da ação docente no sentido de viabilizar melhorias para o ensino da língua por meio da associação dos referenciais teórico-metodológicos adequados à transposição didática dos conhecimentos científico-tecnológicos para o desenvolvimento de competências e habilidades na área de Língua Portuguesa, obedecendo as diretrizes pressupostas para aquela série-ciclo em que estará atuando pedagogicamente; o quarto passo consiste na Construção de um relato detalhado das aulas observadas, levando em conta: o planejamento, implementação da proposta de intervenção, planos de aula elaborados para a regência e os principais itens problemáticos existentes nas práticas de letramentos; Relatório como forma avaliativa deste estágio a fim de observar a ampliação de conhecimentos teórico-práticos em situações reais de docência escolar, e desenvolvimento de habilidades práticas e o aperfeiçoamento técnico-cultural e científico, por intermédio de atividades relacionadas com a educação e o magistério. E a avaliação dessas atividades será feita a partir de dois instrumentos: 1) por meio de uma ficha de frequência com o intuito de verificar a permanência do residente na escola, e possibilitar maior controle por parte dos preceptores e consequentemente para o professor-orientador; 2) por meio de uma ficha individual ao término do estágio para justificar o seu desempenho a partir de alguns itens que leve em conta o desenvolvimento do residente. Sua elaboração pautou-se na Base Nacional Comum Curricular - BNCC; em Soares (2011, 2016); Rojo (2009); Ferreiro (1999); Dolz e Scheneuwly (2004). Este subprojeto faz parte de um Projeto mais amplo da Universidade Federal do Pará, que concorreu ao edital da Residência Pedagógica da Capes, iniciado em agosto de 2018, estão se consubstanciando os primeiros passos, para o VII ENALIC, propomos tecer um relato das nossas primeiras experiências na implementação desse subprojeto, durante os quatro meses iniciais - agosto a novembro - de um projeto previsto para um período de dezoito meses. Apresentaremos, então, as experiências adquiridas nos dois primeiros passos.

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