PIBID DIVERSIDADE: UM OLHAR PARA AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA Roberto Gonçalves Ferreira/robertoferreira@alunos.utfpr.edu.br/Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Dois Vizinhos Vladileia Tochetto Gonçalves Ferreira/ Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Dois Vizinhos Junior Cesar Bitencourt/ Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Dois Vizinhos Rafael de Campos Eleutério/ Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Dois Vizinhos Vanessa Gonçalves Vieira / Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Dois Vizinhos Luciana Boemer Cesar Pereira/ Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Dois Vizinhos Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas Agência Financiadora: UTFPR/Capes Resumo Este trabalho apresenta a descrição de resultados provenientes de uma pesquisa a cerca da importância do contato com a escola durante a formação acadêmica em um curso de licenciatura e tem como principal fonte o relato de experiências vivenciadas por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos, com relação à participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, PIBID-Diversidade, realizado entre os anos de 2015 e 2018 em parceria com várias escolas do campo de diferentes municípios paranaenses. O objetivo da pesquisa foi avaliar o quanto tais experiências contribuíram no processo de formação acadêmica dos pibidianos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do referido Campus e consequentemente avaliar a contribuição do PIBID-Diversidade neste processo. A escolha pelo PIBID Diversidade se deu pelo fato de este estar diretamente vinculado as Escolas do Campo, que se configuram em um espaço de concepções relativamente novas, que trazem consigo todo um empenho de vários movimentos sociais e entidades parceiras por uma educação que valorize e contemple as especificidades dos povos do campo (SEED 2006). Há, portanto uma necessidade em se conhecer o contexto em que esta escola é criada, a realidade local onde a mesma está inserida, seus princípios e objetivos com relação à educação, dentre outros aspectos, exatamente por se tratar de uma proposta diferenciada de organização, principalmente do ensino, e que, portanto apresenta um conjunto de novos desafios, para os educadores que atuam ou atuarão nestas escolas. Na perspectiva do processo de formação, o contato com a escola ajuda a unir a teoria e a prática e é uma tarefa desafiadora, porém indispensável ao profissional em formação que deseja desempenhar com êxito seu trabalho. Portanto, se configura um mecanismo eficaz para preparar o estudante a encarar os desafios de sua profissão, além de proporcionar uma visão ampla sobre o processo educacional e sobre a real situação que enfrentará após estar qualificado (SCALABRIN; MOLINARI, 2013). Para a realização da pesquisa foi aplicado o seguinte questionário: Quais conhecimentos você possuía sobre a Educação do Campo e as escolas do Campo antes de fazer parte do curso e realizar as atividades do PIBID - Diversidade? Qual o grau de contribuição da escola no que se refere a sua experiência de iniciação a docência? A participação no PIBID - Diversidade incentivou a sua opção pela docência? Como você avalia a articulação entre teoria e prática durante a execução do programa? Durante sua participação no PIBID - Diversidade foi realizada atividades envolvendo a Interdisciplinaridade? Cite de modo geral qual ou quais foram essas atividades; Descreva com suas palavras as contribuições para sua formação acadêmica, trazidas a partir de sua participação no PIBID - diversidade em uma Escola do Campo. A partir destas questões foi possível analisar mais amplamente às contribuições que o programa trouxe para formação acadêmica dos pibidianos. Os dados foram interpretados de acordo com uma análise qualitativa, de onde se extraiu os resultados de maneira satisfatória com relação ao objetivo proposto. Participaram da pesquisa 29 acadêmicos das três turmas do curso no campus. Com relação aos resultados, os dados puderam refletir a contribuição que o PIBID-Diversidade efetivamente propiciou aos acadêmicos envolvidos. Tais resultados mostram perceptivelmente que a participação no programa possibilitou aos pibidianos uma visão mais ampla do espaço escolar e do que seria atuar neste espaço, além do que muitos relataram o fato da insegurança com relação à atividade docente no inicio do curso, condição que mudou com a realização das atividades no PIBID (RAMOS; OLIVEIRA, 2015). De maneira geral a pesquisa mostrou, que a participação do educandos no PIBID - Diversidade foi relevante para as reflexões acerca da formação acadêmica de um curso de Licenciatura em Educação do Campo, apontando desta forma, que o contato com a escola por um período maior do que o previsto como estágio supervisionado curricular obrigatório, poderá proporcionar aos futuros educadores a capacidade de realizar um trabalho de maneira mais eficaz que contribua realmente para a efetivação da proposta de Educação do Campo e do processo de ensino e aprendizagem que tal proposta sugere, seja da educação como um todo em seus mais variados contextos. Palavras - chave: Licenciatura em Educação do Campo. PIBID-diversidade. Formação acadêmica. Ensino aprendizagem. Referências SCALABRIN Izabel C.; MOLINARI Adriana M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Disponível em:. Acesso em: 02/04/2018. SEED Secretaria de Estado da Educação - Superintendência da Educação Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Curitiba 2006. Disponível em: . Acesso em: 05/07/2018. RAMOS; OLIVEIRA. O PIBID-Diversidade na formação docente no curso de licenciatura em Educação do Campo da UFCG. Editora Realize. Campina Grande,2015. Disponível em:http://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID1775_29072015191637.pdf. Acesso em 28/09/2018.