RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IFPA: NOVAS POSSIBILIDADES DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA
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Basicamente o programa se estrutura em cima de um projeto geral a qual há um tetrapé elementar para o sucesso do programa formada pelos seguintes agentes: o coordenador institucional (responsável pela gestão do programa na Instituição de Ensino Superior ou IES); o residente (o estagiário); o docente orientador (que orienta o estagiário residente), e o professor preceptor (recebe o estagiário na escola campo). Cada IES constrói suas diretrizes em relação ao programa Residência Pedagógica, levando em conta a atuação de todos esses agentes, e principalmente a relação entre o professor-preceptor, residente e aluno. Portanto é imperativa a importância de se analisar os impactos do programa Residência Pedagógica a partir da visão do professor-preceptor e os residentes dentro do Instituto Federal do Pará campus Belém no que se refere à Geografia, assim como expor seus apontamentos iniciais e o desenvolvimento dos planos de ações programado, o estágio e sua importância para construção do docente e a escola como "laboratório de pesquisa" para práticas inovadoras. Considerando a previsão do edital da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) 06/2018, do programa de Residência Pedagógica, resultado final da primeira e da segunda etapas de seleção, que foi publicado no Diário Oficial da União em 29/05/2018, no Estado do Pará o IFPA foi selecionado com 264 vagas, e destas, o curso de Geografia tem 24 alunos bolsistas e 4 não bolsistas na condição de residentes, efetivamente cadastrados e aptos ao programa. 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Os 24 residentes de Geografia se dividiram em três grupos de 8 alunos para cada professor preceptor: 2 professores preceptores no IFPA atuando nas turmas de ensino médio integrado ao ensino técnico e 1 professor preceptor atuando na escola estadual Ulysses Guimarães. Como explicitado pela coordenadora do residência pedagógica da Geografia, cada grupo tem a liberdade de planejar suas ações baseadas em problemáticas observadas, e cada ação poderá se relacionar com outras, confluindo para uma ação conjunta dependendo da necessidade da turma. Para atender esses intentos gerais dentro da geografia, é necessário ressignificar o estágio docente, como uma variedade de possibilidades metodológicas e práticas as quais não se devem dissociar da pesquisa. O estágio não deve ser enxergado como um elemento de aclimatação docente dissociado de perspectivas ativas, tanto do aluno quanto do estagiário, uma vez que ele visa, respectivamente, aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem e a construção do professor. Em grande parte o IFPA é uma instituição que se adequa a essas intenções por ter o processo de ensino-aprendizagem baseado no tripé ensino-pesquisa-extensão. Corroborando com o exposto um dos grupos do residência na Geografia , que conta com 8 residentes que atuam com o professor mestre Cláudio Costa, construíram três planos de ações baseados no pressupostos acima citados: Saraus Geográficos buscando a interdisciplinaridade entre as ciências humanas e literatura; Oficina com maquetes utilizando os princípios alfabetização cartográfica, e da cartografia assistiva; utilização de jornais e notícias como conteúdos geográficos buscando a apropriação de diferentes linguagens e mídias na sua potencialidade pedagógica para a Geografia. 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