A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUALIFICADA MEDIANTE USO DE TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA Michael Douglas Batista de Araújo/michael.douglas1607@gmail.com/UFERSA Miriane Katiane Costa Macedo/miriane.katiane@gmail.com/IFRN Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se encontra em fase inicial e tem como finalidade refletir sobre a relação entre tecnologia, educação e uma formação de qualidade na sociedade atual, na qual o cidadão esteja inserido. Este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a relação entre educação, tecnologia e cidadania na atualidade visando contribuir para uma sondagem dos meios educativos tecnológicos. Para entender como funciona esta relação é necessário definir um conceito de educação na sociedade multicultural em que se vivi na atualidade, é explanado também a forma que é composta a cidadania no contexto educacional e as exigências dessa categoria somando educação e cidadania. A proposta visa mostrar diante dos conceitos pertencentes aos conteúdos que precisam ficar explícitos para se der visibilidade e lugar a uma nova prática educativa que ajude na constituição de um cidadão capaz de atuar na sociedade em que está inserido. Reflete-se, ainda, sobre a formação do educador para enfrentar os desafios colocados pela sociedade da informação e do conhecimento inserido de um sujeito atuante no mundo do trabalho com análise nessas metodologias pedagógicas de ensino. Este trabalho se refere a uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, a mesma tem como embasamento teórico artigos científicos, no qual o tema "a construção de uma educação qualificada mediante uso de tecnologias como ferramenta facilitadora" é abordado e estão relacionados ao objetivo do trabalho. Dessa maneira, fez-se uma leitura ampla e selecionou-se os principais artigos, para isso, levou-se em consideração os assuntos que apresentavam maior relevância para esta pesquisa. Para seleção dos conteúdos, utilizou-se os seguintes temas na pesquisa: influência das tecnologias em sala de aula e o ensino multidisciplinar. O impacto que as novas tecnologias causam é de imediato, porém demora-se um tempo para os indivíduos incorporarem-se aos avanços e aprendam como utilizá-las. Este processo requer buscar conhecimentos além dos que são oferecidos com intuito de passar diversas maneiras de como usar a tecnologia em beneficio para uma educação transformadora. O uso da tecnologia como computadores, data-show, calculadoras se tornaram um método super dinâmico, com os mais variados recursos que facilitam a resolução dos problemas, criação de planilhas eletrônicas, processadores de texto entre outros, bem como os gerenciadores de banco de dados. O computador já é considerado uma ferramenta muito útil no processo de ensino e, além de um auxílio no andamento das capacidades cognitivas dos discentes. Ele é um objeto de grande capacidade de armazenamento de dados. Contudo, sua invenção não foi com a intenção principal para o uso pedagógico, mas com isso se faz necessário um olhar mais crítico e um pensar sobre a inclusão dele na construção do conhecimento acadêmico, potencializando o processo de ensino-aprendizagem. Com a mudança de postura do professor é necessário para que haja a inclusão da tecnologia no ambiente escolar. Porém, esta responsabilidade envolve também a direção, administração escolar e toda a sociedade que faz parte deste processo. É o dever de todo professor tentar buscar e participar de novas formações, novos conhecimentos perante o tema, podendo assim, dar a oportunidade ao aluno para expor suas facilidades e dificuldades no uso desta ferramenta didática tão presente em nossa sociedade. Com a carência dos profissionais de informática, a eficiência da internet e sua péssima qualidade, falta de manutenção das máquinas, sistemas de computadores inaptos ao uso de softwares, que acabam por desmotivar diversos professores a incluir ambientes de informatizados e uso de tecnologias em suas aulas. A educação é a essência para a cidadania que surge de acordo com o contexto da gestão flexível existente, sendo membro obrigatório do mesmo que abre espaço para o diálogo, reflexão sobre as experiências vivenciadas, preocupações existentes, temas, problemas relevantes da comunidade e sociedade usando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais. Os PCN's (1997) devem servir como norteadores para a elaboração dos trabalhos dos docentes e expressam à necessidade de uma construção da cidadania tendo como meta ideal uma crescente igualdade de direitos entre indivíduos existentes e usuários dessas ferramentas educacionais, como em toda sociedade escolar. Portanto, para que se possa viver na cidadania é preciso conhecimento, evidenciando que esse conhecimento é mediado pela educação e tecnologia na sociedade contemporânea, no entanto esta cidadania é resultado da educação ligada à tecnologia, possibilitando aos indivíduos desenvolver uma capacidade de debater, negociar, intervir, de fazer escolhas conscientes relacionados ao conforto coletivo, em busca de uma sociedade mais democrática que proporcione cada vez mais práticas participativas e dialógicas, ocasionando assim um meio que se vive habitável para si e para os outros. Diante do exposto, conclui-se que o relato a tecnologia em parceria com à educação constrói uma sociedade qualificada, pois estimula a produção de saberes, democratiza o acesso diante das informações e ao conhecimento dando potencialização a emancipação social. Palavras-chave: Educação, qualificação, tecnologia. Referências FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 18ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. 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