Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENINO APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS

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Cabe ao professor buscar novas metodologias que tornem as aulas de matemática mais dinâmicas e atrativas para os alunos, e assim os alunos vão se sentir mais estimulados para estudar a disciplina. Dente várias ferramentas que o professor de Matemática pode usar como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem de Matemática, iremos destacar aqui os recursos computacionais, pois esses recursos trazem experiências para os alunos que seriam quase impossíveis de alcançar usando o quadro e giz. Neste trabalho iremos ficar restrito ao uso de um software de geometria dinâmica chamado Geogebra. A escolha desse software se deu por diversos fatores como: fácil manipulação, a visualização dos gráficos é bastante simples, as ferramentas disponíveis no software são autoexplicativas, entre outras. Sabemos que diversos conteúdos matemáticos "assustam" os alunos, para nosso trabalho escolhemos as funções trigonométricas seno, cosseno e tangente. Pois, essas funções muitas vezes não são vistas no ensino básico como deveriam, e por essa razão os alunos ingressam no curso de matemática licenciatura com enormes dificuldades em compreender os conceitos de limites, derivadas e integral envolvendo as funções trigonométricas. Diante do que foi exposto, o objetivo deste trabalho é estudar as potencialidades do software Geogebra no ensino de função trigonométricas seno, cosseno e tangente. Iremos sugerir neste trabalho, atividades que ilustram os conceitos ângulos notáveis, período, gráficos, etc das funções trigonométricas seno, cosseno e tangente. Almejamos com este trabalho instigar os professores de matemática com respeito ao uso de recursos computacionais nas aulas de matemática, e desse modo tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos. Referências JUNIOR, G. L. Geometria Dinâmica com GeoGebra no ensino de algumas funções. 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Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Ponte J. P.(2003). Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal. Investigar em Educação, Disponível em: . Acesso em: 10/ out 2017. Valente, J.A.(1993a). Diferentes usos do computador na educação. In: VALENTE, J.A. (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: Gráfica da UNICAMP, p. 1-23. Valente, J.A. (1993b). Por que o Computador na Educação. In: Valente, J.A. (Org.). Computadores conhecimento: repensando a educação. Campinas: Gráfica da UNICAMP. p. 24-44. Valente, J. A. (Org.).(1999). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED. Gravina, M. A. Geometria dinâmica: uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 7., 1996, Belo Horizonte, SBC. Kenski, V. M.(2009). Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 5. ed. Campinas, SP.Papirus. PENTEADO, Miriam Godoy. Novos atores, novos cenários: discutindo a inserção dos computadores na profissão docente. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999. PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Qualitativa Segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, Marcelo de C.; ARAÚJO, Jussara de L. (Orgs). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autentica, 2004. BORBA, Marcelo de Carvalho. Coletivos seres-humanos-com-mídias e a produção de Matemática in Anais do I Simpósio de Psicologia da Educação Matemática, Sociedade Brasileira de Psicologia da Educação Matemática, Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Eixo Temático: Processo de Ensino e Aprendizagem Agência Financiadora: (caso a proposta não tenha financiador, este item deverá ser suprimido) Resumo Não é necessário ser da educação para reconhecer que existe dificuldade no processo de ensino aprendizagem de matemática. Consequentemente, o número de alunos com rendimento abaixo da média na disciplina de matemática é enorme em todos os níveis de ensino, ou seja, fundamental, médio e superior. O fato é que tanto os alunos quanto os professores têm culpa para esse cenário com relação ao ensino de matemática. O fato é que muitos professores de Matemática fazem uso apenas da metodologia tradicional de ensino, aquela metodologia onde o professor é o detentor de todo conhecimento e o "senhor" de toda verdade, por outro lado, os alunos são apenas meros receptores das informações que o professor transmiti durante a aula. 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Pois, essas funções muitas vezes não são vistas no ensino básico como deveriam, e por essa razão os alunos ingressam no curso de matemática licenciatura com enormes dificuldades em compreender os conceitos de limites, derivadas e integral envolvendo as funções trigonométricas. Diante do que foi exposto, o objetivo deste trabalho é estudar as potencialidades do software Geogebra no ensino de função trigonométricas seno, cosseno e tangente. Iremos sugerir neste trabalho, atividades que ilustram os conceitos ângulos notáveis, período, gráficos, etc das funções trigonométricas seno, cosseno e tangente. Almejamos com este trabalho instigar os professores de matemática com respeito ao uso de recursos computacionais nas aulas de matemática, e desse modo tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos. Referências JUNIOR, G. L. Geometria Dinâmica com GeoGebra no ensino de algumas funções. Disponível em: http://bit.profmatsbm.org.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/499/2011_00393_GERALDO_LOPES_JUNIOR.pdf?sequence=1. Acesso em: 1 de agosto, 2018. PAIVA, M. Matemática, 1: Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013. PEDROSO, L. W. Uma proposta de Ensino da Trigonometria com o uso do software Geogebra. Disponível em: http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/geotri2014/modulo5/mod3_ativ/LeonorPedroso_dissertacao.pdf Acesso em: 1 de agosto, 2018. Borba, M. C.; Penteado M. G. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica. 2007. Borba, M. C. Tecnologias informáticas na educação matemática e a reorganização do pensamento. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções & perspectivas. Rio Claro: Unesp. 1999. Penteado, M. G.; Borba, M. C (Org.). A informática em ação: formação de professores, pesquisa e extensão. São Paulo: Olho d'Água. 2000. Ponte J. P.; Brocardo, J.; Oliveira, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 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