O PIBID E A ESCOLA: MUDANÇAS E COMPORTAMENTOS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO Raiane de Araujo Oliveira/ raianearaujophb@hotmail.com/ UFPI - Campus Parnaíba Jordania Nunes Cardoso / UFPI - Campus Parnaíba Luana Guimarães Serra/ UFPI - Campus Parnaíba Madalena Santos das Chagas/ UFPI - Campus Parnaíba Mayra Lima Araujo de Souza/ UFPI - Campus Parnaíba João Marcos de Góes / UFPI - Campus Parnaíba Eixo Temático: (Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas.) Agência Financiadora: (CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) Resumo A prática de observação através de uma visita no meio escolar pelos alunos ingressados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) torna-se essencial, pois, proporciona um primeiro contato com o ambiente onde o programa vai atuar, permitindo a identificação de problemas estruturais e assim gerar sugestões para promover mudanças positivas no âmbito escolar. Dessa forma a familiarização da realidade escolar se torna eficiente para a realização de projetos inovadores no processo educacional, e a partir das dificuldades presentes, propor a elaboração de projetos para a melhoria desses espaços escolares. De acordo com Tibúrcio (2016), com o projeto do Pibid, tornou possível a reflexão do quanto é importante a formação do professor em seus variados âmbitos, percebendo as interações entre docentes, discentes e futuros educadores que foi possível pela troca de experiência. Este programa tem como finalidade a realização de práticas pedagógicas, atividades complementares e monitorias, que possuem o intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede pública, contempladas pelo programa, na qual os discentes dos cursos de licenciaturas são inseridos. Logo, o desenvolvimento dessas atividades, organizadas pelos integrantes do Pibid, podem despertar um maior interesse pelas disciplinas de ciências e biologia. Segundo Burggrever; Mormul (2017), o Pibid favorece o aperfeiçoamento da formação de futuros professores, possibilitando a relação com o meio escolar e os variados acontecimentos presentes no contexto educacional. O presente trabalho teve como objetivo a observação da estrutura física da Unidade Escolar Cândido Oliveira, escola que foi contemplada para atuação do Pibid. Essa visita, realizada pelos alunos do curso de ciências biológicas, permitiu o reconhecimento inicial da situação da escola pelos atores do projeto do Pibid da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, a fim da proposição de ações que possam gerar inovações positivas nesses espaços. A visita realizada na Unidade Escolar Cândido Oliveira, localizada no município Parnaíba (PI), ocorreu em setembro de 2018. Na devida escola que atua na educação básica, encontram-se matriculados 467 alunos nas duas etapas, ensino fundamental e ensino médio. Durante a observação foi possível verificar a presença de onze salas, sendo elas divididas entre salas de aula, diretoria e sala dos professores, possuindo também uma antiga sala de dança, esta estando inativa, a qual despertou expectativas para uma suposta criação de um laboratório que poderia ser usado para a aplicação de atividades pedagógicas exercidas durante o programa. A existência de um laboratório dentro de uma instituição escolar torna-se fundamental para a assimilação de teorias abordadas na sala de aula, pois é através da pratica que se estimula o aprendizado tornando possível uma melhor compreensão dos temas abordados pelo professor. Segundo Bartzik; Zander (2016) a realização de atividades práticas é essencial para a elaboração de pensamentos científicos que são possíveis através do contato com o objeto de estudo facilitando a compreensão da teoria. No entanto, na escola para tornar possível a sua utilidade será necessário a ação de uma reforma e organização, estando dessa maneira apta a receber os discentes. Essas mudanças partem como uma ideia de proposta gerada após o primeiro contato com a escola, e essa ação pode ser organizada de forma a mobilizar toda a comunidade escolar. A escola dispõe também de banheiros masculinos e femininos, cantina, quadra de esportes descoberta e um pátio coberto, sendo este um local de fácil acesso na escola, podendo ser utilizado para execução de práticas pedagógicas e atividades complementares que possam abranger todas as etapas de ensino, que consequentemente poderá levar a um maior interesse dos alunos pelas disciplinas de ciências e biologia. Encontrou-se ainda uma biblioteca funcionando de forma inadequada, pois não há a utilização da mesma pelos alunos, havendo somente o armazenamento de livros didáticos de forma desorganizada. Desse modo, um projeto de revitalização desse espaço, torna-se de grande importância devido a necessidade de um local para a ocorrência de atividades de formação, atuando como uma fonte de informação, podendo também despertar um interesse e estimulação pela leitura e isso é essencial para o processo de ensino-aprendizagem. Segundo Caldin (2005) o uso constante da biblioteca faz com que a leitura seja algo prazeroso e isso futuramente influi na contribuição para a formação de um cidadão com pensamento crítico e criativo. Outro ponto observado foi a ausência de cestos de lixo pelos corredores e pátios, ocasionando a presença de descarte de resíduos dispersos pelo chão, refletindo a carência de uma educação ambiental. Assim, um possível planejamento para a realização de um projeto desse cunho ecológico e de valorização do patrimônio escolar pode, consequentemente, despertar uma visão crítica dos alunos permitindo a conscientização sobre a importância de mudar o que de fato já está enquadrado na sociedade, dentro disso os alunos poderão refletir sobre as suas atitudes no meio em que estão inseridos e começar a respeitar os espaços escolares que pertence a todos. De acordo com Medeiros et al. (2011) a educação ambiental contribui no desenvolvimento de indivíduos conscientes, preparados para agir na realidade sócio ambiental com respeito a vida, garantindo o bem-estar de todos. Dentro de tudo que foi observado criou-se uma expectativa em relação ao que se pode fazer para reverter certas situações encontradas nos espaços escolares, que podem interferir e dificultar o processo de ensino e aprendizado dos alunos. Por meio da identificação de problemas é possível a elaboração de propostas de soluções que devem ser trabalhadas com o uso de atividades pedagógicas, dentro dos eixos do programa que são práticas pedagógicas, monitorias e atividades complementares, que poderão influenciar futuras mudanças na instituição como também no perfil profissional de todos os envolvidos no projeto do Pibid. Palavras-chave: Educação, Ensino, Sensibilização. Referências BARTZIK, F.; ZANDER, L. D. A importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v.4, n.8, 2016. BURGGREVER, T.; MORMUL, N. M. A importância do pibid na formação inicial de professores: Um olhar a partir do subprojeto de geografia da Unioeste-Francisco Beltrão. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v.8, n.15, p.99, 2017. CALDIN, C. F. Reflexões acerca do papel do bibliotecário de biblioteca escolar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.10, n.2, p.163, 2005.