DIAGNÓSTICO PRELIMINAR E EXPECTATIVAS SOBRE O PIBID - BIOLOGIA DO IFPI, CAMPUS URUÇUÍ Marcio Harrison dos Santos Ferreira/ marcio.harrison@gmail.com/ IFPI, Campus Uruçuí Vanusa Ribeiro da Silva/ U.E. Cícero Coelho, Uruçuí, Piauí Ana Neia Rocha Nunes/ U.E. Patrício Franco, Uruçuí, Piauí Odias Cursino Junior/ IFPI, Campus Uruçuí Eixo Temático: (Formação Inicial e Continuada de Professores) Agência Financiadora: PIBID/Capes Resumo A formação inicial de professores, infelizmente, ainda é um dos principais gargalos educacionais do Brasil, tornando-se um importante meio para reduzir as lacunas formativas dos futuros educadores, com a inclusão de saberes e fazeres que busquem superar a visão e abordagem hegemônica do ensino, mais tradicional e conteudista, que habitualmente têm pouco impacto no ensino-aprendizagem. O presente artigo apresenta um diagnóstico preliminar realizado com o objetivo de analisar as percepções e expectativas dos bolsistas (alunos e supervisores) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, Campus Uruçuí, a respeito das contribuições desse programa para sua formação na iniciação à docência. Trata-se de pesquisa qualitativa com base em um questionário e em 30 entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos e supervisores do programa, além de algumas narrativas de vivências, feitas entre agosto (início do programa) e outubro de 2018, nas três escolas núcleos: U.E. Patrício Franco, U.E. Cícero Coelho e IFPI, Campus Uruçuí, localizadas no município de Uruçuí, Piauí. Enquanto técnica de análise, foram utilizados os relatórios gerados pelo Google formulários, e os registros das entrevistas e análises de vivência, recorrendo-se a uma Análise de Conteúdo (sensu PUGLISI, FRANCO, 2005). Os entrevistados tinham idade variando entre 18 e 36 anos, oriundos de escolas de ensino médio do Maranhão e Piauí, mais de 70% concluíram o ensino médio entre 2015 e 2017, e quase 50% afirmaram que não tiveram contato com práticas e metodologias inovadoras no ensino de Ciências e Biologia nessas escolas. Entretanto, alguns deles citaram a criação de materiais didáticos a partir de materiais recicláveis, aulas de campo, feiras de ciências, maquetes e modelos didáticos, enquanto práticas inovadoras de ensino-aprendizagem. Entre os fatores limitantes/desafiadores a uma melhor formação científica, listaram a estrutura deficitária das escolas, a falta de laboratórios e aulas práticas, aulas desmotivadoras, falta de compromisso e assiduidade docente, o "rodízio" de professores, ausência de interdisciplinaridade e o tradicionalismo das aulas. As áreas de biologia celular e molecular, histologia e microbiologia foram as menos atraentes (citadas por 65% dos entrevistados), enquanto ecologia, botânica e evolução foram citadas como mais atraentes por cerca de 50% dos entrevistados. Quase 90% deles consideraram muito importante a participação no PIBID para sua formação docente, com destaque, em termos de contribuição, para as vivências no ambiente escolar, aprendizados sobre a práxis na educação básica, desenvolvimento de metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, e o desenvolvimento de competências demonstradas por "bons professores". Em síntese, os dados revelaram que o PIBID - Biologia do IFPI, Campus Uruçuí, tem tido um impacto positivo e um papel relevante na formação inicial docente dos bolsistas, através da inserção dos mesmos no ambiente escolar, propiciando o contato com diferentes metodologias e realidades escolares. Por fim, as proposições elencadas por alunos e supervisores para o plano de trabalho em andamento até meados de 2019, tendem a contribuir com práticas de inovação no currículo das escolas em tela, além de favorecer uma práxis reflexiva e o desenvolvimento de diferentes competências para a promoção da formação inicial docente. Palavras-chave: Formação de Professores, PIBID, Ensino de Biologia, Análise de Conteúdo Referências BRASIL, Casa Civil. Decreto Nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 setembro 2018. BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução Nº 01, de 18 de fevereiro de 2002. 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