INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO PARA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS PELO RECONHECIMENTO DAS IMPLICAÇÕES NO SISTEMA NERVOSO E RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS Tatiana da Silva Lopes [1]/tslopes11@gmail.coml/ Centro Universitário São Camilo Alejandro Pio de Souza [2]/ Centro Universitário São Camilo Chisleny Brandão Marchiori [3]/ Centro Universitário São Camilo Ueldiane Quintiliano Lins [4]/ Centro Universitário São Camilo Natalia Ribeiro Bernardes [5]/ Centro Universitário São Camilo Raphael Cardoso Rodrigues [6]/ Centro Universitário São Camilo Marilene Dilem da Silva [7]/ Centro Universitário São Camilo Cintia Cristina Lima Teixeira [8]/ Centro Universitário São Camilo Gilson Silva Filho [9]/ Centro Universitário São Camilo Vinícius Rocha Leite [10]/ Centro Universitário São Camilo Eixo Temático: Educação, diversidade e inclusão social Resumo O consumo de entorpecentes vem aumentando mundialmente e constitui, hoje, uma ameaça à estabilidade das estruturas juvenis e familiares, podemos até dizer social. O uso de drogas entre adolescentes e jovens, tem causado grande preocupação em nosso cotidiano. Os jovens vivem estados de esgotamento psíquico e se desenvolvem sob condições precárias para a sobrevivência, que prejudicam o desenvolvimento da autonomia, da independência e favorecem a inserção na coletividade de forma marginal (ARAÚJO, 2010). A escola não está isenta ao uso das drogas, pois o tráfico tem ocorrido nos arredores das instituições de ensino e até mesmo ultrapassado os seus limites. O uso exacerbado de tais psicotrópicos causa grandes problemas escolares e diversas consequências, como a evasão escolar por exemplo. Alguns autores e estudos associam uma maior frequência, repetência e evasão escolar, com adolescentes que fazem a utilização do tabaco e drogas ilícitas (BAHLS; INGBERMANN, 2005). A família, a escola, os amigos e a comunidade podem influenciar positiva ou negativamente um jovem com relação ao uso de drogas. De acordo com Castro e Rosa (2010), os fatores de risco podem ser: a curiosidade do indivíduo; busca de prazer; insatisfação com a vida; pais que fazem uso de drogas; autoritarismo na família; baixo desempenho escolar; falta de regras claras na escola; exclusão social; entre outros. Detoni (2009) enfatiza. "A escola não deve esperar que o problema surja na sala de aula, nos banheiros, no pátio, no portão para discutir a questão." O uso de drogas entre jovens e adolescentes, vem causando grande preocupação, pois não envolve apenas a família, mas também a sociedade e a escola. Sendo assim, o presente trabalho consiste em levar aos espaços escolares, palestras com intervenções a respeito do uso de drogas e seus malefícios sobre o sistema nervoso e as relações sociais. A Escolas selecionadas para o desenvolvimento do presente trabalho foram o Centro de Educação Átila de Almeida Miranda, sendo esta mais conhecida como CEI, que está localizada no Bairro Vila Rica, município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. Nesta escola participaram da intervenção os alunos das turmas 1º ano V¹, 1º ano V², 1º ano V³ e 1º ano Técnico, do turno vespertino. Já na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Dirceu Cardoso, localizada na Rua José B Coimbra, município de Muqui - ES, participaram os educandos do 1º ano M¹, 2º ano M¹, 2º ano M² e 3º ano M¹, do turno matutino. Em cada uma das escolas participaram um total de 96 alunos. A fim de efetivar tais objetivos, foram ministradas duas palestras, a primeira com os estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário São Camilo e uma enfermeira, e a segunda palestra foi realizada com membros da Polícia Militar e ao final foi aplicado um jogo do tipo "Quiz" para levantamentos de dados. Os dados levantados pela aplicação do jogo foram posteriormente analisados, possibilitando averiguar o grau de entendimento dos alunos sobre os assuntos abordados. Conforme os argumentos propostos pretenderam-se com este trabalho sensibilizar os alunos e demais pessoas que estão vivendo ou possuem entes próximos com a saúde ameaçada pelo consumo de drogas. O intuito foi de sensibilizar aqueles que tinham contato direto com as drogas, demonstrando que ainda é possível mudar, ao perceberem que substâncias psicotrópicas podem causar grandes danos. Tais danos enfatizados que podem acarretar problemas na saúde, na formação escolar, na vida pessoal e até mesmo no convívio com as pessoas ao redor. Por fim, foi possível observar a contribuição para demais debates em salas de aulas sobre o tema, de certa forma a ajudar os docentes a abordar o assunto e até mesmo prevenir o uso das drogas na vida dos adolescentes. Também foi pretendido com este trabalho despertar interesse de ajuda mútua e colaboração, em relação a amigos ou outros entes que estejam envolvidos com uso de drogas. Palavras-chave: Jovens; Drogas; Escola; Sistema Nervoso Referências ARAUJO, Felícia Rodrigues Rebelo da Silva. Dangerous passage: the construction of adolescents identities in situations of social vulnerability - an analytical psychology perspective. 2010. 198 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. BAHLS, Flávia Rocha Campos., INGBERMANN, Yara Kuperstein.Desenvolvimento escolar e abuso de drogas na adolescência. Estud. Psicol.,v. 22, n 4, p. 395-402, 2005. CASTRO, M. S. ROSA, L. C. S. Fatores de risco e proteção na prevenção do uso indevido de drogas. Disponível em: www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.7/GT_07_01_201 0.pdf. Acessado em: 28/06/2017. DETONI, Márcia. Guia pratico sobre drogas: conhecimento, prevenção, tratamento. 2º ed. São Paulo - SP: Rideel, 2009.