O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA COMO DOCUMENTO DE IDENTIDADE
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Considerando essas condições, o estudo buscou observar a dinâmica da escola no que se refere às observações realizadas em relação ao Projeto Político-Pedagógico como uma ferramenta norteadora das práticas pedagógicas que visam atender aos anseios e especificidades da instituição. No desenvolvimento do trabalho, compreendemos que o currículo é um documento de orientação para os agentes educativos da escola, cumprindo um importante papel político e curricular no contexto escolar, por isso é elaborado pelos membros da escola de acordo com a realidade dos estudantes e da instituição, proporcionando diversidade de contextos e conteúdos de aprendizagem, assim como a interdisciplinaridade. Conforme as leituras empreendidas, concebemos que o PPP deve estar de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, pois neles estão definidos objetivos e metas a nível nacional. O currículo tenta garantir o funcionamento da escola, concebendo o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno, propondo assim uma metodologia para que os alunos possam atuar no mundo social como cidadãos. Segundo Bobbitt (apud Silva, 1999, p.12), o currículo é visto como um processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente especificados e medidos. A proposta a ser trabalhada pela instituição, apresenta como finalidade adaptar o currículo escolar a realidade de modo que possa atender as necessidades da comunidade escolar. Com isso, a escola propõe uma formação entre os docentes, com o propósito de planejar uma metodologia que possa tornar o trabalho mais atraente e receptivo na escola, tentando assim despertar o desenvolvimento crítico e a capacidade de pensar do aluno. Em seu PPP, a escola apresenta como objetivo o direcionamento de todas as ações pedagógicas, administrativas e financeiras de forma a englobar toda a comunidade, para com inclusive integrar os pais e responsáveis com a melhoraria da aprendizagem dos alunos. O currículo se propõe em forma de um plano que ultrapasse onde se desenvolve o ensino, sendo considerada a corrente histórica e cultural de sua comunidade. Fica evidente que para sua construção se leva em consideração o fato que não cabe somente aos docente e gestores a tarefa de sua elaboração, mas a todos que estão vinculados de alguma forma à escola. A partir da análise do documento e referencial teórico utilizado, consideramos que o documento é fundamental para a composição da identidade da escola, à significância da prática pedagógica do professor como principal fonte da continuidade de sua formação para a construção de novos saberes, onde se integra o papel de construir a formação de discentes, docentes, pais e toda a comunidade. Assim o PPP é fundamental para todas as instituições escolares, pois se torna indispensável para sua existência na medida em que orienta o trabalho pedagógico realizado pela instituição. Com base no PPP entendemos que a escola considera que sua importância está no desenvolvimento de uma instituição de ensino que almeja uma educação eficiente e de qualidade. O PPP da escola, tem o intuito de melhorar progressivamente a qualidade de ensino a partir da realidade cultural onde está situada a instituição. 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