O ensino de Biologia é de extrema importância para os estudantes desde as séries iniciais até o nível médio, pois a partir destes conhecimentos que os professores abordam temáticas sobre: preservar e respeitar o meio ambiente, saúde, vida, organismo humano, dentre outros. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) voltados para o nível médio, o ensino de Biologia deve promover o desenvolvimento de competências, que possibilite o aluno lidar com as informações, entende-las, elaborá-las, rejeitá-las, quando for o caso, enfim compreender o mundo e nele agir com autonomia, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos da Biologia e da tecnologia. Visando atender os propósitos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tais como, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, fora realizada uma intervenção pedagógica com a temática da divisão celular meiótica - gametogênese, voltada para o processo de ovogênese, onde, Gametogênese é o processo no qual ocorre à formação de gametas, estes podem ser, tanto femininos (óvulos) quanto masculinos (espermatozoides), onde transcorrem nos ovários e testículos, respectivamente. A produção de gametas envolve dois procedimentos de divisão celular, a mitose e meiose. Logo, o processo de divisão celular é finalizado somente se o ovócito for fertilizado, caso contrário o ovócito primário será descartado no período da menstruação e não ocorrerá a formação de óvulo. Conteúdo este, presente na disciplina de Biologia do primeiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara (CRJac), no dia da intervenção estavam presentes 31 alunos e foram disponibilizadas pela professora duas aulas de cinquenta minutos cada. A intervenção foi realizada nesta temática, pois, os discentes estavam com muita dificuldade em compreender o conteúdo, e com a forma diferenciada do PIBID ministrar os conteúdos, facilitaria esse processo de aprendizagem. A metodologia de ensino abordada foi expositiva dialogada e os métodos avaliativos foram: observação, participação e aplicação de um questionário. A intervenção iniciou com uma dinâmica motivacional, esta teve total aceitação pelos estudantes, pois a mesma envolvia muita animação e atenção, a fim de realizar interação com os discentes e ministrantes, com isso notou-se melhor receptividade dos mesmos com o conteúdo abordado. Em seguida, com o auxilio de slides seguiu a apresentação do conteúdo, iniciando com gametogênese e terminando com a produção de óvulos e menstruação. Após a explanação dos slides sobre esse processo, utilizou-se o quadro, para mostrar novamente a etapa de produção de óvulos, desenhando e explicando novamente para facilitar a compreensão do conteúdo, ao final utilizou-se um desenho pronto sem a descrição das etapas em um quadro móvel e pediu que os alunos completassem e explicassem cada passo, no decorrer da apresentação, em seguida aplicou-se um questionário com algumas perguntas sobre a temática abordada, sendo elas: "O que é gametogênese?"; "Onde ocorre a formação de gametas?"; "Comente com suas palavras a importância do processo ovogênese."; e "Desenhe o processo de formação do óvulo e explique suas respectivas etapas.". Percebemos que os alunos prestaram atenção na apresentação, pois estes estavam com bastante interação, onde realizaram várias perguntas no decorrer da apresentação, com a finalidade de eliminar as possíveis dúvidas existentes, e conseguiram compreender o conteúdo abordado, pois não tiveram dificuldade em realizar as atividades propostas, sendo estas "completar e explicar o desenho no quadro móvel" e a "lista de exercícios avaliativa", esta ultima foi corrigida pela professora da disciplina, onde todos os alunos fizeram individualmente e entregaram no final da aula. Concluo que a aplicação de intervenções, juntamente com aulas diferenciadas para o ensino de biologia proporciona bom rendimento e eficiência no aprendizado, pois os alunos mantém maior empenho e se dedicam em atividades que despertam sua curiosidade e interesse. Palavras-chave: biologia, intervenção pedagógica, gametogênese, ovogênese. Referências BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>. Acesso em: 16 de outubro de 2018. BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEB, 2006. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 16 de outubro de 2018. LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia: volume 1. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. MENDONÇA, Vivian L. Biologia: ecologia, origem da vida e biologia celular, embriologia e histologia. 3. ed. São Paulo : Editora AJS, 2016. (Coleção biologia, Volume 1)