INTEGRANDO SABERES COM ÊNFASE NA SUSTENTABILIDADE: CONFECÇÃO DE JARDIM SUSPENSO NO COLÉGIO ESTADUAL MONTEIRO LOBATO EM DOIS VIZINHOS (PR) Isaias Ribeiro1/isaiaszoo2016@gmail.com/UTFPR Fabiana da Costa2/UTFPR Junior Cesar Bitencourt3/UTFPR Andreza Carolina Bitencourt4/UTFPR Eixo Temático: Educação, linguagens, tecnologias e valores - com ênfase em referenciais, metodologias e práticas na formação humana na perspectiva emancipatória. Agência Financiadora: Capes, PIBID Diversidade Resumo O projeto Jardim Suspenso foi realizado no ano de 2015, com alunos do Projeto Mais Educação I e II do Colégio Estadual Monteiro Lobato - Ensino Fundamental e Médio, localizado em Dois Vizinhos, Paraná, instituição na qual participávamos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Um jardim suspenso no espaço escolar permite que o ambiente torne-se mais agradável e atrativo. O mesmo foi disposto, em uma parede que até então, não chamava a atenção de quem usufruía do espaço. O trabalho realizado teve intuito de conscientizar os educandos em relação à reciclagem de materiais como garrafas pets, bem como no preparo do solo para plantio das flores e também para embelezar o espaço do cantinho do PIBID. O cantinho do PIBID é um espaço organizado pelos pibidianos para os alunos do colégio ter um ambiente para leitura e usufruírem durante o intervalo. A preparação do Jardim Suspenso foi realizada no período vespertino, com os alunos que participavam do Projeto Mais Educação, este visava promover atividades extracurriculares para aprimorar a aprendizagem dos alunos. Através da prática com o plantio das mudas ornamentais no espaço escolar torna-se visível o envolvimento, através da participação ativa dos alunos em atos de conservação ambiental e melhoria no meio ambiente. No decorrer da execução do projeto, constatou-se que a grande maioria dos alunos do colégio Monteiro Lobato residem no meio urbano, neste sentido houve a preocupação de promover atividades a serem realizadas que condizem com a realidade desses alunos. Os conhecimentos adquiridos no dia a dia do ambiente escolar, através de aulas teóricas e práticas, permitem a abertura de portas para que estes sejam transmissores do conhecimento adquirido e levem tal conhecimento além do ambiente escolar, transmitindo e implantando essas práticas junto a suas famílias, amigos e vizinhos, na tentativa de auxiliar a melhoria dos ambientes, partilhando os conhecimentos tradicionais assim como, práticas de qualidade de vida, saúde e valorização/preservação do meio ambiente. Geralmente os moradores do meio urbano, acabam por deixar de lado o cultivo tanto de plantas ornamentais quanto da produção de alimento saudável de uso diário, assim consomem qualquer tipo de verduras sem levar em conta sua origem e qualidade, pondo em risco a própria saúde e da família. Por meio disso a Horta e Jardim Suspenso auxiliam pessoas que possuem pouco espaço em suas residências (VIEIRA DA SILVA, 2013) na reflexão e prática de hábitos mais saudáveis. Anterior a implantação do jardim suspenso, realizou-se aulas teóricas, nas quais foram expostas a importância e a utilidade de um jardim e horta suspensa em ambientes com espaços reduzidos, como por exemplo, em apartamentos, ou casas com terrenos pequenos. Os materiais utilizados para a realização da prática foram garrafas pets, que os próprios alunos trouxeram de suas casas, tesouras, arame liso para pendurar o jardim suspenso, solo e adubo de compostagem que foi adquirido na UTFPR pelos acadêmicos e as mudas de flores de diversas cores e variedades para plantar nos litros. A aula teórica e prática foram bem proveitosas, pois os educandos interagiram tanto em uma, quanto na outra, porém na aula prática houve mais interesse. Acredita-se que quando se realiza uma prática após a teoria fica mais explicito o conteúdo que foi passado em sala de aula, com isso instiga-se o interesse dos alunos e a participação tende a ser maior. Isso porque, ao participar de uma prática após sua explicação, torna-se mais fácil de entender os métodos e procedimentos a serem realizados. Por meio disso, percebeu-se que os resultados foram satisfatórios, pois os alunos aprenderam a importância da reciclagem em que com um simples litro descartável, que pode estar em algum lugar até mesmo poluindo a natureza e prejudicando o meio ambiente pode ser reutilizado de diversas maneiras, uma delas é o jardim suspenso que torna um espaço sem vida em um lugar colorido, alegre, atrativo e aconchegante. Também aprenderam a importância de cultivar flores em pequenos espaços, não somente flores, mas também hortaliças e plantas medicinais, dentre outras, bem como a importância do preparo correto do solo para cultivo das plantas. Quanto à manutenção, foi realizada pelos alunos e os agentes educacionais I, os mesmos retiravam as plantas daninhas que cresciam nos litros junto às flores, as regavam diariamente, quando os pibidianos não estavam nas dependências do colégio. Atividades como essas despertam o interesse dos alunos em participar e cuidar do espaço onde vive, bem como, adotar práticas que garantam qualidade de vida e sustentabilidade. Palavras-chave: Educação, Reciclagem, Reaproveitamento de espaços, Jardim suspenso. Referências VIEIRA DA SILVA, Elisabete; LIMA, Rosely Maria. 2013. Educação ambiental: implantação de horta e jardim suspensos no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Apucarana, PR. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_elisabete_vieira_da_silva.pdfAcesso em: 26 de Setembro de 2018.