CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 1Carlos Henrique Soares da Silva / cerlos.silva@aluno.uece.br / Universidade Estadual do Ceará - UECE 2Maria Santa Borges do Nascimento / Universidade Estadual do Ceará - UECE 3Robério Rodrigues Feitosa / Universidade Estadual do Ceará - UECE 4Rayanne Alves da Silva / Universidade Estadual do Ceará - UECE 5Mairla Oliveira Silva / Universidade Estadual do Ceará - UECE 6Mônica Costa Vidal / Universidade Estadual do Ceará - UECE 7Maria Márcia Melo de Castro Martins / Universidade Estadual do Ceará - UECE Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiências, programas e políticas. Resumo Todas as discussões sobre o cenário atual da educação remetem à importância da mediação do trabalho dos professores nos processos formativos dos estudantes, assim como à elevação da qualidade da aprendizagem discente, e à formação de cidadãos críticos, conscientes de sua atuação na sociedade. As mudanças ocorridas nas últimas décadas têm tentado reestruturar o sistema de ensino, exigindo do profissional docente uma ressignificação de suas práticas e metodologias. Nesse sentido, Veiga (2012) afirma ser necessário que ocorra uma reorganização dos trabalhos institucionais e dos processos de formação inicial e continuada de professores. Para Nóvoa (1992, p.12), "essa formação pode desempenhar um papel importante na configuração de uma "nova" profissionalidade docente, estimulando a emergência de uma cultura profissional no seio do professorado e de uma cultura organizacional no seio das escolas". Essa transformação nas unidades de formação docente precisa visar adequação aos desafios enfrentados em sala de aula. O distanciamento entre as instituições formadoras e o futuro campo de trabalho dos docentes é uma das principais problemáticas que vêm sendo discutidas. As lacunas deixadas pelos cursos de formação tem gerado conseqüências negativas, que podem ser percebidas a partir dos baixos resultados das avaliações dos processos de ensino e aprendizagem, embora entendamos que a efetivação de tais processos dependam de diversos fatores que, em sua maioria, não estão assegurados aos estudantes. Além disso, o enfoque nos conteúdos teóricos e específicos da área de formação, sem que haja uma estreita articulação com a prática pedagógica, faz com que esses profissionais cheguem ao término do seu curso e sintam-se despreparados para enfrentar a realidade da profissão. Neste cenário, o Ministério da Educação e Cultura - MEC, vislumbrando elevação do padrão de formação de profissionais da Educação, bem como o fortalecimento da qualidade das ações e atividades acadêmicas voltadas para a formação inicial e continuada desses profissionais, tem criado programas e parcerias que venham oportunizar a consolidação dessa formação, preparando o docente para o enfrentamento do cotidiano da profissão. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, foco de estudo deste trabalho, é um programa do governo federal que oportuniza bolsas a estudantes de cursos de licenciatura para atuarem na docência, ainda mesmo na graduação. O PIBID constitui um excelente programa para agregar experiências formativas aos licenciandos, pois possibilita o contato direto com as atividades da docência, e também possibilita o fortalecimento de vínculos entre a instituição formadora e as escolas, minimizando, assim, o distanciamento entre essas duas instituições no decorrer do processo de formação inicial. Partindo desse pressuposto, este trabalho objetiva analisar as percepções de ex-bolsistas PIBID sobre as contribuições desse programa para sua formação inicial na licenciatura em Ciências Biológicas, bem como refletir sobre os aspectos mais relevantes para o fortalecimento de suas práticas pedagógicas. A pesquisa possui abordagem qualitativa que, segundo Lüdke e André (1986), se caracteriza por ter como fonte de dados o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento, e foi desenvolvida com uma amostra de cinco ex-bolsistas do - PIBID, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, Campus da Universidade Estadual do Ceará - UECE. A coleta de dados foi realizada mediante a elaboração de um questionário estruturado, contendo dez perguntas. O questionário foi elaborado valendo-se das ferramentas tecnológicas do Google formulários. Após a conclusão do formulário, foi criado um link do arquivo, e disponibilizado para os sujeitos que aceitaram participar da referida pesquisa. Após a coleta dos dados, estes foram analisados à luz do referencial teórico adotado neste estudo. Os sujeitos afirmam que, por meio do PIBID, foi possível dar os primeiros passos na profissão, a interação com a escola possibilitou a apropriação de conhecimentos com colegas de trabalho, e constituir uma visão mais ampla dos desafios enfrentados na profissão, além da segurança em sala de aula, adquirida com a vivência da profissão. Ambrosetti et al (2013) afirmam que o embate com os desafios da docência leva os licenciandos a valorizarem o trabalho dos professores que, por sua vez, passam a perceber o bolsista como alguém que traz novas ideias e contribuições para o trabalho da escola. O aprendizado, a troca de experiências, a convivência com o ambiente escolar, a interação entre universidade e escola, e mais uma vez, a desenvolvimento da segurança em sala de aula foram os aspectos mais citados, como sendo os mais relevantes no decorrer do período da bolsa. Gadotti (2000, p.8) aponta que o educador "precisa construir conhecimento a partir do que faz e, para isso, também precisa ser curioso, buscar sentido para o que faz e apontar novos sentidos para o fazer dos seus alunos". Todos esses fatores são essenciais para o aperfeiçoamento da profissão e são apropriados através da prática pedagógica no ambiente escolar. A prática docente tem significado crucial na formação desses profissionais. É por meio delas que as experiências no campo profissional são adquiridas. Os sujeitos evidenciam que a experiência no programa influenciou, de forma significativa, na escolha pela profissão. Ficou evidenciado que o contato com cotidiano da profissão e poder vivenciar a rotina de trabalho foram decisórios nesse processo. Tinti et al (2012, p.115) afirma ser "perceptível que esta vivência no PIBID (...), de conhecer a realidade escolar, (...) é um momento marcante para a formação de futuros professores, e que esta ação impulsiona a optar por essa carreira, e não desanimar frente aos dilemas e desafios que poderão vivenciar no primeiros anos da carreira docente". Por fim, conclui-se que o PIBID constitui um programa de fundamental importância na formação acadêmica de professores de Biologia, por proporcionar a esses sujeitos experiências que lhes aproximam do cotidiano da profissão, possibilitando, assim, a apropriação/ou potencialização das competências e habilidades exigidas para o exercício da docência. A prática docente, ainda na graduação, permite pôr em movimento os conhecimentos adquiridos na formação inicial, e tem um papel fundamental no que diz respeito à preparação desses indivíduos para o enfrentamento dos desafios da profissão. Palavras-chave: Formação de professores, prática docente, PIBID. Referencias: AMBROSETTI, Neusa Banhara et al. Contribuições do Pibid para a formação inicial de professores. Educação em Perspectiva, v. 4, n. 1, 2013. BRASIL, Ministério da Educação. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Disponível em: . Acesso em 26 abril de 2018. GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli EDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 1986. NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33. Diponível em: . Acesso em: 14 mar. 2018. TINTI, Douglas da Silva et al. PIBID: um estudo sobre suas contribuições para o processo formativo de alunos de Licenciatura em Matemática da PUC-SP. 2012. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível, v. 14, p. 11-35, 2012.