ENSINO DE EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU: UMA EXPERIENCIA NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DO APLICATIVO QR-CODE Veronice Maria Kawalek/veronicekawalek@alunos.utfpr.edu.br/Universidade Tecnológica Federal do Paraná Vanessa Gonçalves Vieira/UTFPR-Campus Dois Vizinhos Vladiléia Tochetto Gonçalves Ferreira / UTFPR-Campus Dois Vizinhos Roberto Gonçalves Ferreira/ UTFPR-Campus Dois Vizinhos Paulo César Costa Leite/ Colégio Estadual do Campo São Francisco do Bandeira - PR Luciana Boemer Cesar Pereira/UTFPR- Campus Dois Vizinhos Eixo Temático: Processos de ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Agência Financiadora: UTFPR/ Capes Resumo Este trabalho é um relato de experiencia de uma prática de ensino de equações do primeiro grau com uma incógnita, através do aplicativo Qr- Code, desenvolvida no Programa Residência pedagógica com alunos do 8° ano do ensino fundamental, tendo como objetivo revisar o conteúdo de equações de primeiro grau de forma dinâmica e atrativa, visto que o aluno está conectado dentro e fora da sala de aula. O uso de tecnologias móveis está presente em nosso cotidiano, nesse sentido esta ação no ensino de Matemática pode ser um mecanismo facilitador na assimilação de conceitos e significados fundamentais para o aluno (OLIVEIRA, 2017). Ao ressaltar a importância de que o aluno consiga aprender por conta própria, Oliveira (2017) sugere que o professor deve auxiliar o aluno na sua busca pela aprendizagem, indo além de simplesmente repassar conteúdo. Com a orientação do professor o aluno pode pesquisar conteúdos das aulas em seus celulares, assim é possível a troca de ideias a respeito do conteúdo assimilado com o pesquisado (FREITAS E CARVALHO, 2017). Com o objetivo de utilizar o aparelho celular em sala de aula, desenvolveu-se a prática com a utilização do aplicativo Qr-code, como explicam Marques, Conceição e Silva(2017) os Qr codes são códigos de barras com duas dimensões, inventado por japoneses no ano de 1994, com licença livre, podem ser disseminados em diversas superfícies e materiais, no contexto do ensino de matemática podem ser inseridos em jogos, estudo de medidas e formas. Assim como o autor aponta para o uso de Qr-codes em jogos, esses podem ser feitos em jogos de tabuleiro ou em competições em grupo, nesse sentido a prática relatada foi desenvolvida com alunos do oitavo ano e o conteúdo abordado foi equações de primeiro grau com uma incógnita, as atividades já haviam sido codificadas e planejadas anteriormente, nesse sentido Oliveira (2017) explica que o planejamento das atividades com os métodos de ensino e avaliação adequadas respeitando a realidade e necessidade do público atendido na escola . Neste sentido, orientou-se os alunos para o download do leitor do aplicativo de Qr-Codes em seus celulares, posteriormente a sala foi dividida em grupos, para a escolha dos integrantes os alunos escolhiam um código e esse continha a descrição de azul ou vermelho, códigos que separavam os educandos em seus respectivos agrupamentos. As equipes recebiam os Qr-Codes simultaneamente, era feita a leitura dos códigos, e então a resolução destes que eram entregues para a correção. Os critérios de pontuação eram o desenvolvimento da resolução de forma correta e o tempo utilizado, sendo que o grupo que chegasse ao resultado esperado em menos tempo ganhava o ponto. Como resultados percebeu-se que a dificuldade estava na separação das incógnitas dos números, etapa que gerava confusão principalmente em relação aos sinais dos números. Percebe-se ainda que muitas vezes as operações básicas e suas regras não foram bem assimiladas pelos alunos, causando erros. Algumas etapas no processo de resolução não foram bem desenvolvidas. Por outro lado, mesmo com as dificuldades existentes, ao utilizar o aplicativo Qr-code as aulas se tornam mais atrativas e dinâmicas, como visto em outros trabalhos, Oliveira (2017) utilizou o aplicativo Qr-code no ensino de Matemática através de uma caça ao tesouro com o conteúdo do 1° ao 5° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, atividade que obteve resultados semelhantes aos da prática desenvolvida possibilitando a reflexão, cooperação, construção de conceitos, como o autor aponta: o uso do aplicativo propicia uma aprendizagem significativa, sendo uma ponte para a inovação em dala de aula, visto a necessidade emergente da escola de incorporar tecnologias ao sistema de ensino. Marques, Conceição e Silva (2017) desenvolveram a atividade da caça ao tesouros com Qr-code, porém está teve como público alvo professores, que ao final da atividade ressaltaram a importância de realizar essas práticas em sala de aula. A introdução do aplicativo Qr-code é uma oportunidade de adaptação de conteúdos, para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, pois despertam a curiosidade dos aluno. Entende-se a importância do programa Residência Pedagógica pois propicia aos acadêmicos experiencias por meio de práticas em sala de aula e novos conhecimentos aos alunos da escola, sendo de fundamental importância a troca de saberes existentes entre universidade e escola. . Palavras-chave: Ensino de matemática, Aplicativos, Qr-Code. Referências MARQUES, M. H. CONCEIÇÃO, D. L. DA, SILVA, G. S. G. DA, A caça ao tesouro com smartphones: uma simulação de aula de matemática com professores, Congresso Internacional de Educação Matemática, Canoas, Rio Grande do Sul, 2017. OLIVEIRA, C. A. de, Ensino de Matemática na formação do pedagogo: aprendizagem móvel com a utilização do QR CODE, Rev. Bras. de Educ. de Jov. e Adultos, vol. 5, n° 9, 2017 FREITAS, R. de O., CARVALHO, M. Tecnologias móveis: tablets e smartphones no ensino de matemática, Laplage em Revista, Sorocaba, São Paulo, vol.3, n.2, mai.-ago. 2017, p.47-61