EDUCANDO PARA O CUIDADO COM O LIXO: PROJETO DE INTERVENÇÃO ROCHA FILHO, Marcilio Paulo da [1]/marcilio_paulo@hotmail.com/UFCA CHARAPA, Francione Alves [2]/francione.alves@ufca.edu.brUFCA Eixo Temático: Alfabetização e letramentos - com ênfase em referenciais, metodologias e práticas aplicadas na alfabetização, numeramento e no letramento científico Agência Financiadora: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) / CAPES Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um projeto de intervenção sobre os cuidados com o meio ambiente, realizado em uma escola de Ensino Fundamental do município de Brejo Santo, Ceará. Esse tipo de atividade reflete sobre a realidade local em que se insere a escola, visando modificação do contexto, para melhorar a partir de ações desenvolvidas com os alunos, para que os mesmos possam difundir o que aprenderam na escola em suas comunidades e em seus lares. Etiologicamente a palavra lixo é proveniente do latim (Lix) e significa cinzas, significado atribuído pelos antigos devido às cinzas dos fogões; é tudo aquilo que se varre do ambiente doméstico, da rua, no ambiente público ou privado e se lança fora; sujidade, sujeira, imundície, coisas sem utilidade, velhas e sem valor. Uma definição mais moderna lixos são os resíduos das atividades humanas, considerados pelos produtores como inúteis, indesejáveis, ou descartáveis. O descarte incorreto do lixo pode trazer grandes consequências para o meio ambiente, como por exemplo, alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, podendo gerar poluição do solo, da água, e do ar, gerar enchentes pela obstrução da passagem das águas da chuva e transmissão de doenças, repercutindo negativamente na qualidade dos recursos naturais e prejudicando a saúde humana gerando epidemias que se propagam onde acumula lixo, como a dengue, a Zika, a Chikungunya, a cólera, filariose, leishmaniose, leptospirose, toxoplasmose, peste de bubônica entre outras. Devido à necessidade de preservar os recursos naturais, diminuir a produção dos resíduos, preservar o meio ambiente e pensando no desenvolvimento econômico sustentável do planeta para as gerações futuras, surgiu a necessidade da criação da política dos três Rs, que consiste em reduzir, reutilizar e reciclar. Devido ao alto impacto do lixo que não recebe um destino adequado por conta da ação humana, percebemos a necessidade de realização de um projeto de intervenção para conscientização da comunidade escolar sobre a importância de cuidar do meio ambiente e dar um destino final ao lixo produzido na escola, e nas casas dos alunos visando evitar problemas relativos a essa temática na vida em sociedade. Portanto, consideramos importante oferecer o maior acesso a informação para a comunidade visando sensibilizá-los sobre a importância do descarte correto do lixo produzido. A metodologia consistiu na aplicação das ações do nosso projeto que foram realizadas em três dias, com duração de duas horas em cada dia. No primeiro dia, nós apresentamos aos alunos e explicamos o nosso objetivo e logo em seguida aplicamos um teste para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos. Depois realizamos uma palestra abordando o tema do projeto de intervenção, dando ênfase ao impacto do descarte incorreto do lixo para o meio ambiente e para a saúde humana, a política dos três Rs, as cores das lixeiras da coleta seletiva, a importância de realizá-la e como fazê-la. No segundo dia, foram produzidas com os alunos as lixeiras coloridas a partir de material de baixo custo (garrafas PET) e aplicados dois jogos pedagógicos (um jogo da memória) com objetivo de identificar os pares com imagens de objetos recicláveis e colocarem na lixeira correspondente a natureza do material e o segundo jogo foi uma corrida de perguntas e respostas sobre o tema. No terceiro dia, fizemos o encerramento com a reavaliação e um momento cultural com música ao som do violão envolvendo o tema trabalhado. Como resultados tivemos que participaram do projeto vinte e quatro alunos do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública, na faixa etária de 10 a 11 anos, 58,4% do sexo feminino e 41,6% do sexo masculino, obtendo pontuação média de 7,8 no teste antes do projeto de intervenção e 8,5 no teste pós o projeto de intervenção. Percebemos através desse projeto uma grande aceitação por parte dos alunos em participar dos jogos e do momento cultural, pois é algo que foge a rotina da sala de aula, e chama a atenção dos alunos para prestarem mais atenção na aula, tornando a aprendizagem motivadora, prazerosa, melhorando a interação dos alunos e os docentes e consequentemente melhora o aprendizado. Concluímos com esse projeto que os alunos apresentam um bom nível de conhecimento sobre a temática, porém não podemos deixar de trabalhá-lo em sala de aula, pois é um tema de alta relevância devido ao impacto que o descarte incorreto do lixo pode gerar na saúde dos seres humanos e os prejuízos ambientais serem incalculáveis e pequenas ações como separar o lixo facilita bastante para que o lixo possa ser levado pra as cooperativas de reciclagem e possam ser reutilizado e não prejudiquem o meio ambiente. Palavras-chave: Lixo, coleta seletiva, educação científica, jogos didáticos. Referências LEITE, P.R; LAVEZ, N.; SOUZA, V.M. Fatores da logística reversa que influem no reaproveitamento do "lixo eletrônico" - um estudo no setor de informática. SIMPOI. Anais. 2009. MARQUES, R.F.P.V. Impactos ambientais da disposição de resíduos sólidos urbanos no solo e na agua superficial em três municípios de Minas Gerais. Pag. 1-96. Tese. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS). Lavras. 2011. MUCELLIN, C.A.; BELLINI, M. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade e Natureza. v. 20, n.1, p. 111-124, Jun. 2008. PEREIRA, D.R. SOUSA, B.S. A contribuição dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem de crianças de um CMEI na cidade de Teresina. Revista Fundamentos. v. 3, n. 2, 2015. RODRIGUES, A.J.S.; GOUVEIA, W.F.; SOUZA, K.S.F.; ROCHA, M.F.B.; SILVA, E.C.S. Aplicação da política dos 3R's, em conjunto com a tríade da sustentabilidade, para incentivar a redução de resíduos sólidos em serra branca - PB. XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Joinville -SC. 2017. SCHEREN, M.A.; FERREIRA, F. A educação ambiental e a gestão integrada dotratamento e destino final dos resíduos sólidos no município de Sede Nova/RS. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient, v.13, 2004.