INTEGRANDO PROJETOS NA ESCOLA A PARTIR DO PIBID
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Carvalho A[1]/sahcarvalho14@gmail.com/Universidade Federal do Rio Grande do Norte Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas Agência Financiadora: Unidade Executora Setorial da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte - Acordo De Empréstimo 8276-Br Resumo A Escola Estadual Professor Luis Soares de Ensino de 1o e 2o graus, localizada em Natal - RN foi atendida pelo PIBID UFRN com a atuação de cinco bolsistas do Subprojeto de Matemática/Natal, e foi contemplada com o Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) vinculado ao Projeto RN Sustentável durante o ano de 2017. O PIP contempla as áreas de Leitura e Letramento, Competência Matemática, Cultura e Arte, Meio Ambiente e Sustentabilidade. As atividades vinculadas ao PIP foram direcionadas às turmas do 6o ano que também eram atendidas pelo PIBID. 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Com base nisso, o presente texto tem o objetivo de relatar as experiências de integração ocorridas durante o ano de 2017 compartilhando a experiência adquirida através da participação do PIBID nos projetos interdisciplinares desenvolvidos na escola no âmbito do Projeto de Inovação Pedagógica. Entre as atividades realizadas com os alunos que possibilitaram a articulação entre PIBID e PIP tivemos: criação e implementação do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM); implantação do dia da leitura, no qual os bolsistas do PIBID através da contação de histórias introduziram o conceito de fração; confecção de tabelas de controle de gastos do numerário recebido devido ao PIP, fato que possibilitou a transparência na gestão desses recursos; oficina de grafitagem e teatro de fantoches. Os bolsistas acompanharam e/ou orientaram a realização de todas essas atividades ora conduzindo as atividades, ora apoiando os orientadores e os alunos na dinâmica de realização. Os alunos participaram e apreciaram intensamente as atividades realizadas no âmbito do LEM favorecendo, assim, a aprendizagem de conteúdos matemáticos com o uso de materiais manipulativos e jogos. A confecção das tabelas de controle com o preenchimento dos valores e cálculo dos gastos com material referente ao projeto possibilitou que os alunos atuassem como agentes de controle financeiro, e agregassem aprendizados atitudinais que se juntam ao conhecimento conceitual e produziram elementos indicativos da melhoria da aprendizagem dos alunos. Na oficina de grafitagem os bolsistas atuaram como orientadores e aproveitaram a ocasião para ensinar noções sobre simetria e figuras geométricas que estavam presentes nas imagens grafitadas. A realização do teatro de fantoches foi possível, pois o PIP possui como um dos objetivos valorizar e desenvolver a expressão artística na escola e isso possibilitou a compra de material de artes cênicas e de pintura, utilizados nas atividades. Dentre os materiais comprados existiam fantoches que foram usados, sob a orientação dos bolsistas, para a apresentação de uma peça teatral curta abordando o desperdício de água tratado no projeto Água é Vida, desenvolvido pela CAERN. Os alunos confeccionaram o palco para os fantoches e apresentaram um esquete relacionado ao tema consumo racional da água. Confeccionaram, ainda, cartazes iniciando uma campanha na escola sobre o bom uso da água e não ao desperdício. No decorrer desse ano, devido ao interesse dos alunos observado e às aprendizagens percebidas, entendemos que o trabalho desenvolvido através de projetos, mesmo sendo uma atividade consideravelmente complexa, promove um ganho qualitativo no que se refere à aprendizagem e ao envolvimento dos alunos, além de avanços que só foram possíveis com a integração dos projetos, envolvendo os bolsistas e docentes da escola que contribuíram com as atividades. 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