WEB DESIGN: Curso de desenvolvimento de Web Sites e formatação de imagens para assessoramento em comunicação social Cristina Soares Fernandes/crysharvy@gmail.com[1]/IFTO-Araguatins Rogério Pereira de Sousa[2]/IFTO-Araguatins Ramásio Ferreira de Melo[3]/IFTO-Araguatins Natália Nascimento Leôncio[4]/IFTO - Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e Aprendizagem Agência Financiadora: CAPES - Programa Residência Pedagógica Resumo O advento das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), bem como o da internet, resultou em mudanças significativas para a sociedade moderna. Mudanças estas que implicaram novas necessidades nas formas de produção, relações de trabalho, construção do conhecimento e do pensamento, e ainda nos meios de socialização e disseminação de informações (KOHN e MORAES, 2007). Em vista disso, diferentes entidades, órgãos e instituições públicas e privadas dos mais variados segmentos, têm a necessidade de pessoal capacitado para atuarem em uma assessoria de comunicação (ASCOM), que é responsável pela comunicação interna e externa de um órgão, devendo preservar a identidade e reputação deste. Nesse sentido, seus integrantes são responsáveis pelo gerenciamento de todas as informações, devendo possuir habilidades na área de comunicação social, bem como conhecer conceitos e aplicações básicas do jornalismo, da publicidade, das mídias digitais e das relações pública. Dada a necessidade das TDIC's, comunicar-se com o público alvo e levar informações verídicas, interativas e diversificadas, utilizando-se para isso os conceitos e aplicações de Web Design que oportunizem a criação de interfaces visuais, layouts, banners, projetos ou scripts para páginas na internet (SILVA, 2016). Esta pesquisa objetiva por meio da utilização de conceitos e ferramentas voltadas ao desenvolvimento de web sites, proporcionar a estudantes de diferentes anos do ensino médio do Colégio da Polícia Militar Unidade - VI Professora Antonina Milhomem de Araguatins (CPM Araguatins), o desenvolvimento de habilidades necessárias a utilização de recursos digitais e computacionais como meios de comunicação social, aprimorando suas capacidades técnicas, de criação, manipulação, planejamento e organização, visto que o modelo de sociedade atual advém de uma reconfiguração na forma como os indivíduos pensam, sentem, agem, se relacionam, adquirem conhecimento e em como se comunicam (MONEREO e POZO, 2010). A chamada sociedade da informação, caracteriza-se como sendo aquela em que a informação é o principal elemento da vida social, econômica, cultural e política, tendo os recursos tecnológicos como suporte para a sua propagação (COUTINHO e LISBÔA, 2011). Kohn e Moraes (2007), afirmam que é a transmissão de mensagens entre um emissor e um sujeito. Corroborando, Barreto (1994) ressalta que as informações sintonizam o mundo, e que são caracterizadas como instrumentos capazes de modificar a consciência de uma sociedade, do homem e de seu grupo. Assim sendo, faz-se necessário que os indivíduos tenham acesso a estas, que as tratem como geradoras de novos conhecimentos, e ainda que saibam manipulá-las de acordo com resultados que deseja produzir para só então disseminá-las ao público alvo. No que tange ao tipo de pesquisa, esta caracteriza-se por ser uma pesquisa ação, realizada em um curso de 40 horas de duração. Nunes e Infante (1996) caracterizam esse tipo de pesquisa como aquela que busca o desenvolvimento de técnicas e conhecimentos, necessários ao fortalecimento das atividades desenvolvidas. Para a coleta de dados, foi utilizada uma abordagem quanti-qualitativa, por meio de observações de trabalho e questionários on-line na ferramenta Google Forms da Google, contendo questões objetivas e subjetivas acerca da participação dos estudantes no curso, suas dificuldades e potencialidades. Na realização do trabalho proposto foram encontrados desafios, que se não solucionados, comprometeriam a culminância e alcance dos objetivos pretendidos. O principal deles foi, a participação dos alunos nas aulas, visto que este concorria com as atividades e horários da escola regular, necessitando adequação do plano e horário de trabalho. Um outro importante desafio foi a utilização do laboratório do CPM Araguatins, uma vez que a sua infraestrutura e aparato tecnológico não atendia as necessidades e a quantidade de alunos. Estes desafios, porém, não impediu a culminância das aulas, pois utilizou-se dos laboratórios de informática de outras instituições, como alternativas para o andamento das aulas e significância do aprendizado dos alunos. As aulas do referido curso se deram de forma teórico-prática, utilizando para isso contextos da atualidade tais como redes sociais, notícias de famosos, entre outros para explicar os conteúdos acerca da estrutura e aplicação de um Web Site e histórico da internet. Assim, facilitando a compreensão da complexidade desses assuntos, visto que essas aulas precisavam ser atraentes que as aulas regulares do ensino médio para evitar o desinteresse e a pouca participação dos alunos. Nesse sentido, todas as aulas foram planejadas em prol da efetiva participação dos alunos no desenvolvimento de seus próprios produtos/páginas Web, incentivados sobretudo por meio de aulas dinâmicas, onde os processos de ensino e aprendizagem não estavam unicamente centrados na pesquisadora, muito menos realizados somente com o uso do quadro e do giz. Constatou-se por meio deste trabalho que tão importante quanto ter o acesso a informação é possuir habilidades necessárias para a criação, manipulação e disseminação dessas informações, por meio do domínio e fluência na utilização dos recursos e aplicações digitais. Palavras-chave: Educação, Informação, Comunicação, Tecnologias. Referências BARRETO, Aldo de Albuquerque. A questão da informação. São Paulo em perspectiva, v. 8, n. 4, p. 3-8, 1994. Disponível em: Acesso em: 10 set 2018. COUTNHO, Clara.; LISBÔA, Eliana. Sociedade da Informação, Do Conhecimento e da Aprendizagem: Desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, 2011 | 5 - 22. Disponível em: Acesso em: 10 set 2018. KOHN, Karen.; MORAES, Cláudia Herte de. O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da sociedade da Informação e da sociedade digital. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Santos - 29 de agosto a 2 de setembro de 2007. Disponível em: Acesso em: 10 set 2018. MONEREO, Carles.; POZO, Juan Ignacio. O aluno em ambientes virtuais: Condições, perfil e competências. 2010 In COLL, César.; MONEREO, Carles. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre, Artamed, 2010. P. 97- 99. NUNES, Joaquim Moreira; INFANTE, Maria. Pesquisa Ação: Uma Metodologia de Consultoria. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venância. (Org.). Formação de Pessoal de Nível Médio para a Saúde: Desafios e Perspectivas. v. 20, p. 97-114, 1996. Disponível em: Acesso em: 10 set 2018. SILVA, Adriana Thiara de Oliveira. Política de Comunicação como Mecanismo de Gestão para a Secretaria Municipal de Educação De Maceió. 2016. Disponível em: Acesso em: 10 set 2018.