O presente trabalho se articula com o Trabalho de Conclusão de Curso da primeira autora, o qual abordou os processos formativos necessários ao desenvolvimento profissional para licenciandos em Matemática no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), por meio da análise de teses e dissertações sobre o referido programa. Aqui neste texto pretende-se analisar as contribuições que o Pibid exerce na formação docente dos seus bolsistas descritos nessas monografias. O Pibid não abrange apenas o fortalecimento da articulação universidade e escola, mas oportuniza, aos futuros professores, a vivência do processo de ensino e aprendizagem inseridos no mundo do trabalho, sendo encorajados pelos formadores das universidades e pelos coformadores das escolas públicas. Desse modo, o contexto desse trabalho é a formação inicial de professores que ocorre no âmbito do Pibid, em especial nos subprojetos de Matemática, a partir de teses e dissertações, publicadas entre os anos de 2012 e 2016 por meio de programas de pós-graduação nas áreas de educação e ensino. Três trabalhos, duas teses e uma dissertação, foram as referências principais que orientaram a busca pelas demais publicações, sendo eles: (i) a tese de Cristiane Antonia Hauschild (2016), com o título "Características docentes e ações formativas necessárias ao desenvolvimento profissional na iniciação à docência em matemática no âmbito do Pibid", (ii) a tese do Marcio Urel Rodrigues (2016), intitulada "Potencialidades do PIBID como espaço formativo para professores de matemática no Brasil" e, por fim, (iii) a dissertação de mestrado de Cibele Faria Cunha (2017), denominada "Análise de Discurso nos Portfólios do Pibid/Unifei: marcas de reflexão e de autoria". Essas pesquisas foram objeto de pesquisa do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores (GIPROF), o qual a autora faz parte, desde 2016, orientado pela segunda autora desse texto. Inicialmente, foi realizada uma leitura flutuante a fim de identificar, outras monografias que tinham como objeto de pesquisa subprojetos Pibid/Matemática, obtendo-se 28 trabalhos (quatro teses e 22 dissertações) também defendidos entre 2012 e 2016. Em seguida, realizou-se a leitura dos resumos, selecionando os dados por meio a metodologia de Análise Textual Discursiva, defendida por Moraes (2003). Durante a leitura dos resumos, buscou-se selecionar palavras-chave, as quais foram denotadas por unidades de contexto (MORAES, 2003), que remetiam as contribuições do Pibid para a formação dos seus bolsistas, para serem agrupadas e definidas as categorias de análise. Sendo assim, identificou-se que nove trabalhos não traziam explicitamente em seu resumo as contribuições do Pibid, com o restante, obtiveram-se 34 unidades de contextos, as quais constituíram as cinco categorias de análise: (i) Valorização da docência; (ii) Teoria/Prática; (iii) Colaboração; (iv) Práticas docentes; e (v) Formação Continuada. Para a primeira categoria de análise, obteve-se oito unidades de contexto, as quais remetem a influência que o Pibid exerce na formação inicial, fazendo com que os licenciandos se sintam motivados a permanecer nos cursos e exercer a profissão docente. Para a segunda categoria de análise obteve-se sete unidades de contexto, as quais abordam a articulação entre teoria e prática e aproximação da universidade/escola, fazendo com que os licenciandos vivenciam o contexto escolar desde o início do curso. Na categoria denominada Colaboração, têm-se cinco unidades de contexto, sendo que essas abordam a possibilidade de colaboração, trabalho coletivo, compartilhamento, grupo/comunidade. Na quarta categoria foram agrupadas dez unidades de contexto, que abrangem a importância de vivenciar o ambiente escolar, buscar melhorias no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, criar novas práticas metodológicas, recursos e materiais que auxiliam a aprendizagem dos alunos e, principalmente, ter a oportunidade de conhecer a realidade do campo de atuação do professor ainda na licenciatura. Por fim, na quinta categoria de análise, obtiveram-se quatro unidades de contexto, as quais versam sobre a contribuição do Pibid para a formação continuada, ressaltando que o Pibid proporciona a colaboração dos supervisores e seu papel como coformador durante a graduação dos bolsistas de iniciação à docência, assim como destacam a interação e o relacionamento que os licenciandos desenvolvem com professores mais experientes, tanto da escola básica quanto da universidade. Portanto, pode-se concluir que, nas teses e dissertações analisadas, há a recorrência de trechos relatando a oportunidade que o Pibid oferece aos licenciandos de se aproximarem da realidade escolar, de questionarem e refletirem sobre suas próprias práticas ainda em formação, assim como o contato com os professores supervisores, que se tornam coformadores. Além disso, o Pibid se torna um espaço de colaboração, proporcionando o estreitamento entre universidade e escola e apresentando indícios de uma Comunidade de Prática, podendo ser considerado como um Terceiro Espaço de Formação, que oferece, aos seus bolsistas de iniciação à docência, uma formação inicial diferenciada e mais completa. Palavras-chave: Formação de Professores, Pibid/Matemática, Análise Textual Discursiva. Referências BRASIL. Diretrizes Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Diário Oficial da União de 05/03/2002, Seção 1, p.15. CAPES. Relatório de Gestão (2009-2013). Brasília: Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB, 2014. Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2017. CUNHA, C. F. Portfólio do PIBID/UNIFEI: Vestígios de reflexão e de autoria. 2017. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. HAUSCHILD, C. Características docentes e ações formativas necessárias ao desenvolvimento profissional na iniciação à docência em matemática no âmbito do PIBID. 2016. 166 f. Tese (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2016. RODRIGUES, M. U. Potencialidades do PIBID como espaço formativo para professores de matemática no Brasil. 2016. 541f. Tese (Doutorado em educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2016. MORAES, R. UMA TEMPESTADE DE LUZ: A COMPREENSÃO POSSIBILITADA PELA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA A storm of light: comprehension made possible by discursive textual analysis. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.