CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Robério Rodrigues Feitosa / roberio.feitosa@aluno.uece.br / Universidade Estadual do Ceará - UECE Carlos Henrique Soares da Silva / Universidade Estadual do Ceará - UECE Rayanne Alves da Silva / Universidade Estadual do Ceará - UECE Mônica da Costa Vidal / Universidade Estadual do Ceará - UECE Maria Santa Borges do Nascimento / Universidade Estadual do Ceará - UECE Alana Cecília de Menezes Sobreira/ Universidade Estadual do Ceará - UECE Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Resumo As contribuições do Estágio Supervisionado nos cursos de formação de professores são incontestáveis, pois além de promover um contato direto com a sala de aula, contribui para uma melhor relação entre os componentes curriculares e a prática, além disso, proporciona que as vivências se tornem um amplo campo de aprendizagem. Com base nesse contexto, o Estágio Supervisionado proporciona ao licenciando o primeiro contato com seu campo de atuação e, por meio da observação e da regência, o ajuda a adquirir experiências para sua formação profissional. Tem como finalidade desenvolver em cada estudante, não apenas a compreensão das teorias estudadas no período da graduação, mas também sua aplicabilidade e a reflexão sobre a prática que se inicia neste momento. O Estágio Supervisionado é a base para identificação e construção da carreira profissional, pois apresenta todas as etapas a serem seguidas durante a prática docente, sendo composto de aspectos indispensáveis para a formação acadêmica e profissional. Segundo Oliveira e Cunha (2006, p. 6), "podemos conceituar Estágio Supervisionado, portanto, como qualquer atividade que propicie ao aluno adquirir experiência profissional específica e que contribua, de forma eficaz, para sua absorção pelo mercado de trabalho". O presente trabalho tem como objetivo verificar a compreensão dos alunos sobre as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação docente, bem como apresentar as experiências vivenciadas durante a realização do mesmo pelos Licenciandos em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI da Universidade Estadual do Ceará - UECE. A pesquisa é de abordagem qualitativa e exploratória e os dados foram obtidos através de um questionário semiestruturado, composto por oito (8) perguntas, onde, para esse trabalho, três (3) delas foram consideradas. Os sujeitos foram cinco (5) graduandos do curso e instituição supracitados. Os resultados revelam a importância atribuída pelos licenciandos ao Estágio Supervisionado, tendo em vista que todos mencionaram que é por meio dessa experiência que o futuro professor vai tomando familiaridade com o ambiente de trabalho, com o perfil dos alunos, com as metodologias de ensino e ainda, com os processos de avaliação. Segundo Ghendin (2008) o Estágio Supervisionado é visto como uma etapa de construção de saberes docentes e esses saberes vão além dos acadêmicos, pois envolvem o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional da profissão, ou seja, o aluno-professor, já em sua formação inicial, tem a oportunidade de conhecer e analisar a complexidade e a importância do papel profissional do professor durante este momento. Os sujeitos enfatizaram que as práticas pedagógicas desenvolvidas no Estágio são muito importantes para a formação docente, pois norteiam as atividades em sala, incluindo a organização da aula e do conteúdo. O Estágio Supervisionado é essencial para a formação acadêmica, pois é através da prática de ensino que há a possibilidade de entender a realidade da escola, da maneira como o professor ensina e também da realidade dos alunos. Segundo Freire (2001) um dos objetivos do Estágio Curricular é promover um espaço de construção de aprendizagens significativas no processo de formação dos professores. Em cada etapa, os licenciandos vivenciaram experiências que os permitiram valorizar a teoria sendo aplicada na prática, destacando que todos os momentos de trocas de saberes, discussão, elaboração de propostas/modelos educativos e resolução de problemas os motivaram a querer ser professor. Esses momentos são importantes para despertar no futuro professor uma postura mais crítica, pois durante o estágio, o futuro professor passa a enxergar a educação com outro olhar, procurando entender a realidade da escola e o comportamento dos alunos, dos professores e dos profissionais que a compõem (JANUARIO, 2008). Dessa forma, o Estágio Supervisionado é considerado um elo entre o conhecimento construído durante a vida acadêmica e a experiência real que os discentes terão em sala de aula quando profissionais. Nesse sentido, conclui-se que o Estágio - processo de formação docente - é um momento oportuno para vivenciar os aspectos teóricos com a realização da prática, assim como um momento propício para realização de uma pesquisa. Palavras-chave: prática docente, atuação e qualificação docente, formação de professores Referências FREIRE, A. M. Concepções orientadoras do processo de aprendizagem do ensino nos estágios pedagógicos. Colóquio: modelos e práticas de formação inicial de professores, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal, 2001. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2018. GHEDIN, E. et al. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. JANUARIO, G. O Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA, 2, 2008, Campinas. Anais: II SHIAM. Campinas: GdS/FE-Unicamp, 2008. v. único. p. 1-8. OLIVEIRA, E.S.G.; CUNHA, V.L. O estágio Supervisionado na formação continuada docente à distância: desafios a vencer e Construção de novas subjetividades. Revista de Educación a Distância. Ano V, n. 14, 2006. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2018.