AUTONOMIA RELATIVA DE ALUNOS EM TEXTOS DO ENSINO TÉCNICO: Possibilidades e Entraves Autor A Antonio Warner de A. Vasconcelos [1]/antoniowarner111@gmail.com/IFAL Autora B[Daniela Botti da Rosa]Cesmac Eixo Temático: Processos de ensino e aprendizagem Resumo O presente trabalho tem como base dados e reflexões que se inserem na área de Linguística Aplicada, sob uma perspectiva de cunho etnográfico e tem como objetivo geral analisar como se constitui a autonomia relativa do sujeito nas produções de crônicas de alunos do Instituto Federal de Educação de Alagoas (IFAL). Além disso, esta pesquisa tem como objetivos específicos identificar e analisar indícios de autonomia em diferentes versões dos textos produzidos pelos alunos, de que forma se expressa essa autonomia e de que modo as orientações do professor contribuíram ou não para a constituição de produtores de texto relativamente autônomos. Os dados desta pesquisa foram obtidos a partir de um trabalho de auto-observação, registrado nos seguintes instrumentos de coleta: gravações de aula em áudio e vídeo, questionário socioeconômico, anotações de campo e entrevistas semiestruturadas. Essas entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo e foram realizadas em dois momentos: durante o processo de reescrita, a fim de conhecer as experiências escolares anteriores dos alunos, e ao final das análises, com o intuito de confrontar as conclusões decorrentes da análise com as reflexões dos sujeitos desta pesquisa. A análise das primeiras versões aponta para espaços restritos de constituição da autonomia relativa na produção escrita, decorrentes de fatores multirrelacionados como as condições sócio-econômicas dos alunos, as experiências escolares anteriores, além da prática pedagógica do professor. Conforme os dados analisados, é possível afirmar que a atividade de produção escrita do gênero crônica possibilita aos alunos marcarem-se como sujeitos relativamente autônomos, a partir das necessidades linguísticas e discursivas com as quais eles se deparam nos momentos de produções de textos. Palavras-chave: Autonomia relativa; Produção de textos; Escrita reflexiva; Texto técnico. REFERÊNCIAS ABAURRE, Maria Bernadete M.et al. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas: ALB: Mercado de Letras, 1997. DE CERTEAU, Michel. A cultura no plural. 4. ed. Traduzido por Enid Abreu Dobránszky. Campinas: Papirus, 2008. DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 7. ed. Traduzido por Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2009. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed.Traduzido por Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006. BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. 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