A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS DO COTIDIANO NO ESTUDO DA ELETRICIDADE
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 51937 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2228 "inscrito_id" => 406944 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS DO COTIDIANO NO ESTUDO DA ELETRICIDADE" "resumo" => " A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS DO COTIDIANO NO ESTUDO DA ELETRICIDADE Ronald Gabriel Dias da Silva/ronaldgabriel8@hotmail.com/ UEFS Eixo Temático: Processos de Ensino Aprendizagem Agência Financiadora: CAPES- PIBID Resumo Este projeto tem como embasamento o estudo da eletricidade voltada para o cotidiano, logo se baseará em aprofundamento dos conteúdos de eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. O estudo da eletricidade começou no século VI a.C. quando Tales de Mileto analisou que quando se atritava um pedaço de âmbar com pele de animal, percebia-se que o âmbar passava a atrair pequenos objetos. De acordo com Sampaio e Calçada (2005), "No século XVI, William Gilbert percebeu que diversas substâncias passariam a ficar eletrizadas quando sofriam atrito. Deste modo, como em grego âmbar é elektron, ele chamou esses materiais de elétricos." E após dois séculos, Benjamin Franklin desenvolveu estudos para começar a distinguir os tipos de cargas, nomeando negativa como a resinosa e positiva a eletricidade vítrea, sendo ele também quem observou que os raios eram frutos de eventos provenientes da natureza elétrica. Segundo Alvarenga e Máximo (1997), "Sabe-se que um corpo possui carga elétrica e em situação normal (não eletrizado), dizemos que está neutro". A eletricidade está habitualmente em "convívio" com o ser humano, contudo muitos alunos apresentam dificuldade em desenvolver, compreender e relacionar os seus conceitos físicos com o cotidiano. Deste modo, tem-se a concepção de que é extremamente necessário que o aluno entenda o desenvolvimento científico e os conceitos relacionados à eletricidade, como também obtenha a capacidade de identificar e analisar os fenômenos físicos naturalmente. A física é a matéria que visa estudar o universo na sua essência, assim despertar nos jovens o interesse por esta disciplina é de suma importância, pois os instiga a compreender o comportamento dos fenômenos físicos e consequentemente o seu habitat. Em Strathern (1998) encontra-se a seguinte frase de Confúcio, "Me contaram e eu esqueci, Vi e entendi, Fiz e aprendi." Com base nessa citação, percebe-se que o ser humano pode adquirir melhor o conhecimento quando começa a pôr em pratica aquilo que estudou previamente, sendo assim, este trabalho abordará o princípio de dois tipos de metodologias ativas, a aprendizagem baseada em projetos (ABP) em inglês, project based learning (PBL), que na opinião de Iochida (2001) "A metodologia do PBL enfatiza o aprendizado autodirigido, centrado no estudante", e a classe invertida, denominada em inglês como, flipped classroom. Desta forma o professor se transformará em um mediador dos estudos e debates com os alunos, buscando auxilia-los pelo caminho do conhecimento. Na frase de Lev Vygotsky, que consta em Newman e Holzman (2002), "O saber que não vem da experiência não é realmente saber", deixa implícito que um aluno pode realmente aprender determinado assunto quando começa relacionar teoria com o cotidiano, consequentemente, o educando pode ser portador do conhecimento. E para auxiliar neste aprendizado será utilizada a metodologia da aprendizagem entre pares e times, em inglês, team based learning (TBL), pois ocorre a cooperação entre os alunos, em um sistema de aprendizado mútuo, onde se considera mais de uma opinião sobre o conteúdo abordado, para em seguida resolvê-lo. A utilização dessas formas de metodologias se dá pelo fato de que o aluno se torna autônomo na construção do conhecimento, pois na opinião de Cohen (2017) "elas têm como característica despertar o protagonismo do aluno e impor uma remodelação do papel do professor". A aplicação desde trabalho se dará na unidade de ensino Colégio Estadual Carmem Andrade Lima, situado na cidade de Feira de Santana, Bahia. É uma escola de grande porte, com aproximadamente 1200 alunos, distribuídos nos turnos matutino e vespertino. Atualmente existem 160 alunos cursando o último ano do Ensino Médio, cuja série onde será aplicado este projeto. Destarte, o projeto se consistirá em separar os alunos em equipes, onde inicialmente será aplicado uma pré-avaliação e na finalização do projeto uma pós-avaliação, esta que será individual para analisar o progresso dos alunos e a validação do projeto. Visando desenvolver um perfil analítico dos alunos, serão apresentadas problematizações envolvendo a eletricidade no cotidiano para que apresentem as respectivas soluções, sejam por experimentos ou ministrando aulas. Destarte, este projeto visa alavancar a criticidade dos educandos e auxiliar na compreensão da dos fenômenos físicos que ocorrem na natureza, pois é de fulcral importância que os estudantes desenvolvam um aprendizado significativo e contextualizado, sabendo interpretar com clareza o que lhes foi demonstrado. Palavras-chave: práticas pedagógicas, eletricidade, problematização, cotidiano. Referências ALVARENGA, Beatriz G. de; MÁXIMO, Antônio. Física: volume único. São Paulo: Scipione. 1997. COHEN, Marleine. Alunos no centro do conhecimento. 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2018. IOCHIDA, Lucia Christina. Aprendizado Baseado em Problemas. 2001. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2018. NEWMAN, Fred; HOLZMAN, Lois. Lev Vygotsky: Um cientista revolucionário. São Paulo: Edições Loyola, 2002. SAMPAIO, José Luiz; CALÇADA, Caio Sérgio. Física: volume único. Coleção do Ensino médio. 2ª edição. São Paulo: Atual, 2005. STRATHERN, Paul. Confúcio (551-479 a.C.) em 90 minutos. Tradução Claudio Somogyi; consultoria Danilo Marcondes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:19:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALD GABRIEL DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RONALD" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 51937 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2228 "inscrito_id" => 406944 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS DO COTIDIANO NO ESTUDO DA ELETRICIDADE" "resumo" => " A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS DO COTIDIANO NO ESTUDO DA ELETRICIDADE Ronald Gabriel Dias da Silva/ronaldgabriel8@hotmail.com/ UEFS Eixo Temático: Processos de Ensino Aprendizagem Agência Financiadora: CAPES- PIBID Resumo Este projeto tem como embasamento o estudo da eletricidade voltada para o cotidiano, logo se baseará em aprofundamento dos conteúdos de eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. O estudo da eletricidade começou no século VI a.C. quando Tales de Mileto analisou que quando se atritava um pedaço de âmbar com pele de animal, percebia-se que o âmbar passava a atrair pequenos objetos. De acordo com Sampaio e Calçada (2005), "No século XVI, William Gilbert percebeu que diversas substâncias passariam a ficar eletrizadas quando sofriam atrito. Deste modo, como em grego âmbar é elektron, ele chamou esses materiais de elétricos." E após dois séculos, Benjamin Franklin desenvolveu estudos para começar a distinguir os tipos de cargas, nomeando negativa como a resinosa e positiva a eletricidade vítrea, sendo ele também quem observou que os raios eram frutos de eventos provenientes da natureza elétrica. Segundo Alvarenga e Máximo (1997), "Sabe-se que um corpo possui carga elétrica e em situação normal (não eletrizado), dizemos que está neutro". A eletricidade está habitualmente em "convívio" com o ser humano, contudo muitos alunos apresentam dificuldade em desenvolver, compreender e relacionar os seus conceitos físicos com o cotidiano. Deste modo, tem-se a concepção de que é extremamente necessário que o aluno entenda o desenvolvimento científico e os conceitos relacionados à eletricidade, como também obtenha a capacidade de identificar e analisar os fenômenos físicos naturalmente. A física é a matéria que visa estudar o universo na sua essência, assim despertar nos jovens o interesse por esta disciplina é de suma importância, pois os instiga a compreender o comportamento dos fenômenos físicos e consequentemente o seu habitat. Em Strathern (1998) encontra-se a seguinte frase de Confúcio, "Me contaram e eu esqueci, Vi e entendi, Fiz e aprendi." Com base nessa citação, percebe-se que o ser humano pode adquirir melhor o conhecimento quando começa a pôr em pratica aquilo que estudou previamente, sendo assim, este trabalho abordará o princípio de dois tipos de metodologias ativas, a aprendizagem baseada em projetos (ABP) em inglês, project based learning (PBL), que na opinião de Iochida (2001) "A metodologia do PBL enfatiza o aprendizado autodirigido, centrado no estudante", e a classe invertida, denominada em inglês como, flipped classroom. Desta forma o professor se transformará em um mediador dos estudos e debates com os alunos, buscando auxilia-los pelo caminho do conhecimento. Na frase de Lev Vygotsky, que consta em Newman e Holzman (2002), "O saber que não vem da experiência não é realmente saber", deixa implícito que um aluno pode realmente aprender determinado assunto quando começa relacionar teoria com o cotidiano, consequentemente, o educando pode ser portador do conhecimento. E para auxiliar neste aprendizado será utilizada a metodologia da aprendizagem entre pares e times, em inglês, team based learning (TBL), pois ocorre a cooperação entre os alunos, em um sistema de aprendizado mútuo, onde se considera mais de uma opinião sobre o conteúdo abordado, para em seguida resolvê-lo. A utilização dessas formas de metodologias se dá pelo fato de que o aluno se torna autônomo na construção do conhecimento, pois na opinião de Cohen (2017) "elas têm como característica despertar o protagonismo do aluno e impor uma remodelação do papel do professor". A aplicação desde trabalho se dará na unidade de ensino Colégio Estadual Carmem Andrade Lima, situado na cidade de Feira de Santana, Bahia. É uma escola de grande porte, com aproximadamente 1200 alunos, distribuídos nos turnos matutino e vespertino. Atualmente existem 160 alunos cursando o último ano do Ensino Médio, cuja série onde será aplicado este projeto. Destarte, o projeto se consistirá em separar os alunos em equipes, onde inicialmente será aplicado uma pré-avaliação e na finalização do projeto uma pós-avaliação, esta que será individual para analisar o progresso dos alunos e a validação do projeto. Visando desenvolver um perfil analítico dos alunos, serão apresentadas problematizações envolvendo a eletricidade no cotidiano para que apresentem as respectivas soluções, sejam por experimentos ou ministrando aulas. Destarte, este projeto visa alavancar a criticidade dos educandos e auxiliar na compreensão da dos fenômenos físicos que ocorrem na natureza, pois é de fulcral importância que os estudantes desenvolvam um aprendizado significativo e contextualizado, sabendo interpretar com clareza o que lhes foi demonstrado. Palavras-chave: práticas pedagógicas, eletricidade, problematização, cotidiano. Referências ALVARENGA, Beatriz G. de; MÁXIMO, Antônio. Física: volume único. São Paulo: Scipione. 1997. COHEN, Marleine. Alunos no centro do conhecimento. 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2018. IOCHIDA, Lucia Christina. Aprendizado Baseado em Problemas. 2001. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2018. NEWMAN, Fred; HOLZMAN, Lois. Lev Vygotsky: Um cientista revolucionário. São Paulo: Edições Loyola, 2002. SAMPAIO, José Luiz; CALÇADA, Caio Sérgio. Física: volume único. Coleção do Ensino médio. 2ª edição. São Paulo: Atual, 2005. STRATHERN, Paul. Confúcio (551-479 a.C.) em 90 minutos. Tradução Claudio Somogyi; consultoria Danilo Marcondes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:19:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALD GABRIEL DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RONALD" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }