Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PIBID E AS AÇÕES COMPLEMENTARES E PRÁTICO-PEDAGÓGICAS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARNAÍBA

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Barbosa (2016) acredita que o programa, por permitir uma ação cooperativa desde o professor universitário até o aluno da escola básica, possui elementos capazes de realizar uma formação inicial consistente para o licenciando e produzir, através do diálogo universidade-escola, mudanças significativas nas práticas de ensino e aprendizagem da escola. De acordo com Lopes (2016) o Pibid é importante para mostrar a realidade das escolas para alunos de graduação antes de sua formação, também para o aperfeiçoamento da competência didática, bem como o aprofundamento didático e os desafios em relação ao ensino-aprendizagem. Por tanto, o programa mostra-se como uma ferramenta prática e transformadora do desenvolvimento articulado e real do professor. Tardif (2011) fala que a prática docente "constitui um lugar de aprendizagem autônomo e imprescindível". O Pibid, na essência de seus três eixos norteadores, busca esse tipo de aprendizagem, capaz de puxar do bolsista o desenvolvimento e aperfeiçoamento de sua criatividade e perspicácia. O objetivo deste estudo é analisar as atividades relacionadas às ações prático-pedagógicas e complementares nas escolas CEEP Liceu Parnaibano e CAIC (Escola Municipal Albertina Furtado Castelo Branco) do município de Parnaíba (PI). As ações complementares e as atividades prático-pedagógicas foram desenvolvidas na escola CEEP Liceu Parnaibano, no ano de 2015, para turmas de ensino médio. No referido ano a escola contava com 940 alunos, dos quais 300 foram envolvidos no projeto. Um total de 17 atividades prático-pedagógicas e 12 ações complementares foi realizado. Na escola CAIC, no ano de 2017, as ações complementares e as atividades prático-pedagógicas foram voltadas para alunos de ensino fundamental. No ano em questão, a escola contava com 1.281 alunos, dos quais 400 foram envolvidos no projeto. Um total de 21 atividades prático-pedagógicas e 21 ações complementares foi realizado. Na escola CEEP Liceu Parnaibano, atividades prático-pedagógicas abordando temas como Vírus e Bactérias, Alimentação e seus nutrientes, Dominância Completa e Incompleta, Biotecnologia, Conceitos do reino animal e muitos outros, consolidaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além, é claro, de construir um aprendizado mais participativo por parte dos alunos. No eixo das ações complementares, houve uma "Mostra Científica", onde os bolsistas apresentaram seus trabalhos produzidos nas escolas, proporcionando uma interação harmônica e fortalecendo a importância e funcionamento do Pibid para os alunos. Outros projetos como revisões para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), uma peça teatral com questões ambientais, uma "Mostra Zoológica", uma gincana do Pibid de biologia e uma "Semana da Água" trouxeram um teor divertido, competitivo e conscientizado, englobando questões importantes para o debate social atual. Na escola CAIC as atividades prático-pedagógicas envolvendo assuntos como a Tabela Periódica, Sistema Digestório, Montagem de Exsicatas de Algas, Placas Tectônicas, Constatação da Presença de Fungos, Ondas Sonoras, entre muitas outras, proporcionaram aos alunos, por vezes, um contato até inicial com temas não vistos em aula. Primariamente, no entanto, tais atividades permitiram abordagens diferenciadas. A participação ativa dos alunos, mediada pelos bolsistas, também colaborou para a efetivação dos objetivos propostos. As Ações complementares iniciaram-se com uma mostra de pôsteres (apresentados em eventos de educação) no intervalo das aulas, onde se ressaltou a importância do trabalho do Pibid nas escolas permitindo sua compreensão. Atividades relacionadas a aspectos sociais (como interações culturais de danças, atividades sobre bullying, palestras sobre higiene e saúde, etc.) mostraram-se como um meio simples e eficiente de relacionar diversos conteúdos, os quais, antes poderiam parecer desconexos para os alunos, mas que são questões inerentes de uma boa sociedade. Visitas técnicas, como uma feita ao Campus da UFPI de Parnaíba, possibilitaram aos alunos conhecer a instituição, laboratórios e terem uma aproximação mais direta com o conhecimento científico. Todas essas atividades desenvolvidas em ambas as escolas acrescentaram, de fato, uma mudança significativa no modo como os alunos lidavam com os conteúdos ministrados em sala de aula e abriram caminho para seu fortalecimento. Grande parte dos temas abordados seguiram os conteúdos programáticos vistos em sala de aula, outros, no entanto, buscaram complementar tais assuntos. Tendo em vista a boa coordenação entre as partes envolvidas em todos os setores do Pibid, as atividades desenvolvidas nas duas escolas firmaram-se como importante fator para o aprendizado dos bolsistas. As Atividades do eixo prático-pedagógico permitem aos bolsistas, alunos e professores das instituições a trabalharem o ensino dos conteúdos de uma forma dinamizada. As ações complementares não fogem desse sentido, pois elevam o nível de criatividade e competência dos bolsistas em buscar soluções pedagógicas que tenham um impacto positivo na vida dos estudantes. Kuenzer (1999) afirma que para uma atuação competente do professor no contexto educacional, ele deve promover situações em que os alunos saiam de um conhecimento relativo ao senso comum para o comportamento científico. Assim, como relatado diversas vezes neste trabalho, o projeto teve importante papel na mudança dessa visão, pois os alunos veem que a educação pode, sim, funcionar como um instrumento transformador, de uma maneira proativa e autêntica, estimulando, acima de tudo, a curiosidade dos mesmos em adquirir conhecimento. Pérez Gómez (1998) diz que uma escola e uma aula onde se experimente, viva a comparação aberta de pareceres e permita a participação real de todos nas relações do grupo da aula e da coletividade escolar, provocam uma reconstrução crítica do pensamento e da ação dos alunos. Assim, as discussões contidas nesse trabalho apontam uma modificação do ambiente escolar pelo Pibid, tendo em vista uma nova visão adquirida por cada um de seus participantes. Há uma maior valorização do trabalho do professor e, sem dúvida, um ganho para a educação dos alunos nas escolas. Palavras-chave: Pibid, ensino, relato, prático-pedagógico. Referências BARBOSA, M. V.; FERNANDES, N. A. M.; BARBOSA, J. B. Impactos das ações do Pibid nas escolas e Uberaba-MG. Rev. Triang. v.9, n.1: 312-326, 2016. KUENZER, A. Z. As políticas de formação: a constituição da identidade do professor sobrante. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, p. 163-183, 1999. LOPES, C. E. A.; LISBOA, J. V. R.; LIMA, L. C. de; YAMAMOTO, M. I.; OLIVEIRA, V. G. A importância do Pibid na formação acadêmica dos graduandos em letras inglês - uma experiência modificadora. Itinerarius Reflectionis, V. 12 (1), 2016. PÉREZ GÓMEZ, A. I. As Funções Sociais da Escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2011."
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Barbosa (2016) acredita que o programa, por permitir uma ação cooperativa desde o professor universitário até o aluno da escola básica, possui elementos capazes de realizar uma formação inicial consistente para o licenciando e produzir, através do diálogo universidade-escola, mudanças significativas nas práticas de ensino e aprendizagem da escola. De acordo com Lopes (2016) o Pibid é importante para mostrar a realidade das escolas para alunos de graduação antes de sua formação, também para o aperfeiçoamento da competência didática, bem como o aprofundamento didático e os desafios em relação ao ensino-aprendizagem. Por tanto, o programa mostra-se como uma ferramenta prática e transformadora do desenvolvimento articulado e real do professor. Tardif (2011) fala que a prática docente "constitui um lugar de aprendizagem autônomo e imprescindível". O Pibid, na essência de seus três eixos norteadores, busca esse tipo de aprendizagem, capaz de puxar do bolsista o desenvolvimento e aperfeiçoamento de sua criatividade e perspicácia. O objetivo deste estudo é analisar as atividades relacionadas às ações prático-pedagógicas e complementares nas escolas CEEP Liceu Parnaibano e CAIC (Escola Municipal Albertina Furtado Castelo Branco) do município de Parnaíba (PI). As ações complementares e as atividades prático-pedagógicas foram desenvolvidas na escola CEEP Liceu Parnaibano, no ano de 2015, para turmas de ensino médio. No referido ano a escola contava com 940 alunos, dos quais 300 foram envolvidos no projeto. Um total de 17 atividades prático-pedagógicas e 12 ações complementares foi realizado. Na escola CAIC, no ano de 2017, as ações complementares e as atividades prático-pedagógicas foram voltadas para alunos de ensino fundamental. No ano em questão, a escola contava com 1.281 alunos, dos quais 400 foram envolvidos no projeto. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O PIBID E AS AÇÕES COMPLEMENTARES E PRÁTICO-PEDAGÓGICAS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARNAÍBA, NORTE DO PIAUÍ Lizandro Augusto Oliveira Brandão/lizandrooliveira00@gmail.com/UFPI Campus Parnaíba Fabiana da Cruz Araújo/UFPI Campus Parnaíba Ítalo Alves Bizerra dos Santos/UFPI Campus Parnaíba Raimundo Nonato Gomes Reis/UFPI Campus Parnaíba Renata Tyffane Pereira Costa/UFPI Campus Parnaíba João Marcos de Góes/UFPI Campus Parnaíba EixoTemático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. AgênciaFinanciadora: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Resumo O Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é um programa promovido pela CAPES e atua em diversas instituições de ensino superior do Brasil. O Campus Ministro Reis Velloso da UFPI de Parnaíba (PI) participa desde 2010, onde o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é um dos contemplados. Barbosa (2016) acredita que o programa, por permitir uma ação cooperativa desde o professor universitário até o aluno da escola básica, possui elementos capazes de realizar uma formação inicial consistente para o licenciando e produzir, através do diálogo universidade-escola, mudanças significativas nas práticas de ensino e aprendizagem da escola. De acordo com Lopes (2016) o Pibid é importante para mostrar a realidade das escolas para alunos de graduação antes de sua formação, também para o aperfeiçoamento da competência didática, bem como o aprofundamento didático e os desafios em relação ao ensino-aprendizagem. Por tanto, o programa mostra-se como uma ferramenta prática e transformadora do desenvolvimento articulado e real do professor. Tardif (2011) fala que a prática docente "constitui um lugar de aprendizagem autônomo e imprescindível". O Pibid, na essência de seus três eixos norteadores, busca esse tipo de aprendizagem, capaz de puxar do bolsista o desenvolvimento e aperfeiçoamento de sua criatividade e perspicácia. O objetivo deste estudo é analisar as atividades relacionadas às ações prático-pedagógicas e complementares nas escolas CEEP Liceu Parnaibano e CAIC (Escola Municipal Albertina Furtado Castelo Branco) do município de Parnaíba (PI). As ações complementares e as atividades prático-pedagógicas foram desenvolvidas na escola CEEP Liceu Parnaibano, no ano de 2015, para turmas de ensino médio. No referido ano a escola contava com 940 alunos, dos quais 300 foram envolvidos no projeto. Um total de 17 atividades prático-pedagógicas e 12 ações complementares foi realizado. Na escola CAIC, no ano de 2017, as ações complementares e as atividades prático-pedagógicas foram voltadas para alunos de ensino fundamental. No ano em questão, a escola contava com 1.281 alunos, dos quais 400 foram envolvidos no projeto. Um total de 21 atividades prático-pedagógicas e 21 ações complementares foi realizado. Na escola CEEP Liceu Parnaibano, atividades prático-pedagógicas abordando temas como Vírus e Bactérias, Alimentação e seus nutrientes, Dominância Completa e Incompleta, Biotecnologia, Conceitos do reino animal e muitos outros, consolidaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além, é claro, de construir um aprendizado mais participativo por parte dos alunos. No eixo das ações complementares, houve uma "Mostra Científica", onde os bolsistas apresentaram seus trabalhos produzidos nas escolas, proporcionando uma interação harmônica e fortalecendo a importância e funcionamento do Pibid para os alunos. 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As Ações complementares iniciaram-se com uma mostra de pôsteres (apresentados em eventos de educação) no intervalo das aulas, onde se ressaltou a importância do trabalho do Pibid nas escolas permitindo sua compreensão. Atividades relacionadas a aspectos sociais (como interações culturais de danças, atividades sobre bullying, palestras sobre higiene e saúde, etc.) mostraram-se como um meio simples e eficiente de relacionar diversos conteúdos, os quais, antes poderiam parecer desconexos para os alunos, mas que são questões inerentes de uma boa sociedade. Visitas técnicas, como uma feita ao Campus da UFPI de Parnaíba, possibilitaram aos alunos conhecer a instituição, laboratórios e terem uma aproximação mais direta com o conhecimento científico. Todas essas atividades desenvolvidas em ambas as escolas acrescentaram, de fato, uma mudança significativa no modo como os alunos lidavam com os conteúdos ministrados em sala de aula e abriram caminho para seu fortalecimento. 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