A POTENCIALIZAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO PIBID PEDAGOGIA
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Tal proposta teve início no ano de 2014, sendo finalizado em 2017, procurando articular o objetivo de iniciação à docência e de qualificação do ensino com os princípios do PIBID Institucional de pesquisa e de escrita como pressuposto epistêmico na formação de professores. Nesse sentido, buscamos alinhavar as ações do subprojeto ao projeto institucional, tendo como foco a reflexividade crítica citada por Nóvoa (2009), na escrita de portfólios. Neste Sentido, entendemos ser possível contribuir com o processo de formação acadêmico-profissional (DINIZ-PEREIRA, 2011) por meio da problematização de vivências cotidianas e de seus significados teórico-práticos, buscando alicerces para uma ação docente reflexiva e contribuindo, assim, para a construção de identidades profissionais. 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Participação nas Rodas de Formação: encontros semanais de desenvolvimento de discussões junto ao grupo de trabalho do PIBID/Pedagogia problematizando, nessas rodas, narrativas construídas pelo próprio grupo acerca das experiências vivenciadas nas inserções realizadas na escola, propondo um movimento de pensar sobre as práticas e, desta forma, salientar a ideia de que professores se constituem a partir de diálogos entre pares e de processos, mediados pela escrita, de pensar sobre suas teorias implícitas. Produção Investigativa nas Rodas de Formação: estudos e debates acerca de artigos que retratam metodologias de trabalho pedagógico, com enfoque nas diferentes linguagens, buscando respeitar as especificidades da infância; produção de materiais pedagógicos a serem trabalhados em sala de aula. Oficinas de Linguagem: foram proporcionadas aos participantes do projeto oficinas que visavam vivenciar a expressão de diferentes linguagens. Essas oficinas eram realizadas nas Rodas de Formação, podendo ser feitas nas escolas parceiras junto com as crianças. Narrativas no Ambiente Virtual: esta ação contou com a produção escrita semanal, realizada pelas licenciandas bolsistas, de relatos disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem Moodle sobre a experiência de sala de aula. Narrativas nos Portfólios: confecção de portfólios para o registro de narrativas das experiências de sala de aula. Cada professora supervisora era responsável por conduzir o registro coletivo das licenciandas bolsistas que estavam sob sua supervisão, tendo como objetivo uma escrita reflexiva acerca dos processos formativos. Participação em eventos: Escrita de artigos para participação em eventos na área durante o período de vigência do projeto, os quais eram discutidos e apresentados nas Rodas de Formação. Portanto, percebemos com o desenvolvimento das ações acima descritas que, na articulação com o projeto PIBID - Institucional/FURG, no subprojeto PIBID/Pedagogia, foi possível alcançar os seguintes resultados qualitativos: potencialização da constituição do professor; valorização da escola e melhoria do ensino básico; intensificação da interação entre professores formadores e as escolas de educação básica da rede municipal de ensino; compreensão entre os professores de todos os níveis sobre a complexidade do processo da formação e da necessidade de que ela seja permanente ; produção de conhecimento sobre processos de formação que articulem a formação permanente com o desenvolvimento curricular via incentivo à docência. Logo, ousamos afirmar que é notória a dinâmica nos saberes e nos fazeres docentes. 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