A MULTIDISCIPLINARIDADE NO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DOCENTE Karla A. R. Lopes/karla@univap.br/UNIVAP Walderez M. Joaquim/ UNIVAP Adriane A. M. de Souza/UNIVAP Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Agência Financiadora: CAPES Resumo O presente estudo pretende estabelecer as possibilidades que a multidisciplinaridade poderá agregar aos Programas de Formação de Professores do Ensino Básico. O processo de formação do professor é um caminho que deve ser pautado por ações e reflexões, acerca das metodologias permeadas por práticas formativas/reflexivas, que sejam mais próximas da realidade escolar. Assim, o licenciando poderá vivenciar situações-problema que simularão as condições que poderão ser encontradas durante sua atuação profissional (MOURAZ et al., 2016). A escola deverá funcionar como um laboratório, onde o licenciando vivencie o processo de ensino-aprendizagem e vislumbre oportunidades para a prática docente. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por meio do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza ao licenciando, sob a supervisão de um professor da escola, elaborar atividades que ministradas propiciem o primeiro contato com os alunos da educação básica. A partir do Programa de Residência Pedagógica (PRP), a CAPES assegura ao licenciando o acesso a realidade escolar referente à regência de aula e às intervenções pedagógicas, ambas atividades acompanhadas pelo professor preceptor da escola-campo e orientadas pelo docente da Instituição de Ensino Superior (IES). Os dois Programas permitem que o licenciando vivencie a realidade escolar, supere desafios e, construa conhecimentos que são adquiridos somente com a participação efetiva na prática docente. Moura (2010 apud ROMAGNOLLI; SOUZA; MARQUES, 2014) relata que um dos problemas enfrentados pelos alunos licenciandos é o distanciamento da academia e o cotidiano escolar, além de mencionar que vivenciam pouco tempo de estágio na escola. O PIBID e o PRP contribuem para a formação de professores e, promovem a parceria entre IES e escolas de educação básica da rede pública de ensino, inserindo de forma ativa os licenciandos na realidade escolar. Nesse sentido, a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) participa do PIBID há 10 anos com subprojetos em diversas áreas do conhecimento contribuindo para a concepção da prática docente reflexiva. Em 2018 foram lançados editais para os dois Programas e a UNIVAP apresentou duas propostas de subprojetos multidisciplinares, considerando para o PIBID as disciplinas Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física e Geografia e, no caso do PRP, Artes Visuais, Ciências Biológicas e História. A Multidisciplinaridade no PIBID e PRP, é um desafio para as equipes dos subprojetos, exige a construção coletiva de ações metodológicas no processo de ensino-aprendizagem. A multidisciplinaridade para os Programas apresenta-se como um espaço para reflexão e superação de desafios a partir da constante socialização de informações e ações para a formação docente. A proposta multidisciplinar visa a interação na metodologia, de conteúdos e de espaços para compartilhar os diferentes saberes (KOBASHI; TÁLAMO, 2003). Segundo Zaina (2005), a multidisciplinaridade é caracterizada pelas trocas e integração entre as diversas disciplinas, promovendo a construção do conhecimento do aluno por meio do diálogo de conhecimentos das diferentes áreas. O subprojeto multidisciplinar do PIBID e do PRP da UNIVAP, objetivam estimular a construção do conhecimento por meio da troca de experiências de forma integrada, além de promover o processo ensino/aprendizagem, a construção e reconstrução do conhecimento de forma dinâmica, utilizando estratégias metodológicas que promovam a sistematização, contextualização, associações dos conteúdos. O subprojeto multidisciplinar de Estágio de Residência Pedagógica apresenta-se como possibilidade de articulação entre teoria e prática na formação docente oportunizando a vivência e transposição didática dos conhecimentos teóricos construídos ao longo das licenciaturas e sua vivência nas escolas da rede de ensino público do município de São José dos Campos, uma vez que, a rede caracteriza-se pela diversidade sociocultural e, em locus privilegiado de saberes profissionais, promovendo a interação entre o licenciando e o professor de sala de aula. A vivência de práticas no ambiente escolar quando integrada e articulada aos estudos teóricos desenvolvidos nos cursos de licenciatura, possibilita reflexão sobre a práxis docente e assim, problemáticas existentes nas escolas de educação básica podem ser analisadas sob premissas científicas, com a finalidade de solucioná-las no contexto de suas realidades, buscando indicadores e reflexões para a compreensão e solução dos desafios advindos da complexidade do processo educacional visando a consolidação da aprendizagem. Realizou-se pesquisa bibliográfica acerca do tema multidisciplinaridade e formação de professores do ensino básico nos bancos de dados relacionados à área de Educação no período de 1997 a 2018; além da experiência da UNIVAP no período de 2010 a 2017. A partir desta perspectiva tanto o PIBID como o PRP, apresentam-se como oportunidade concreta de formação docente nas instituições e passando a ser uma diretriz fundamental para a integração dos Cursos Superiores de Licenciatura de Artes Visuais, Ciências Biológicas, História, Geografia e Educação Física com a Educação Básica, mediante projetos pedagógicos que contemplem propostas de ensino interdisciplinares à luz da Base Nacional Comum Curricular. Dentro desse contexto, tanto o PIBID quanto o PRP visam contribuir na formação de professores, pois são Programas que promovem a parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino, inserindo de forma ativa os licenciandos na realidade escolar propiciando a construção de conhecimentos obtidos por meio de vivências pedagógicas. Todos os autores consultados são unânimes em afirmar que a vivência no espaço escolar é fundamental para o professor em formação, pois a partir dos desafios enfrentados, a convivência com a comunidade escolar colabora para a formação profissional holística do licenciando, que considera o lado humano, as especificidades das áreas, além da conquista de um ressignificar e segurança na prática docente. Dessa forma, ambos Programas da CAPES envolvidos com a multidisciplinaridade irão fomentar o acréscimo de informações específicas de cada área na formação do futuro docente. Espera-se que as propostas de multidisciplinaridade dos subprojetos promovam a interação entre as áreas, e que de fato sejam formados professores que transitem sobre todas as áreas contempladas nos subprojetos. Palavras Chaves: Práticas Pedagógicas, Licenciatura, Educação Básica Referências: KOBASHI, N.Y. TÁLAMO, M.F.G.M. Informação: fenômeno e objeto de estudo da sociedade contemporânea. Transinformação, v.15, n. especial, p.7-21, 2003. MOURAZ, A.; RODRIGUES, S. V.; GUEDES, M. M.; CARVALHO, F. Contributos da observação de pares multidisciplinar nas práticas reflexivas de professores dos ensinos básico e secundário. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 16, p. 33-54, 2016. ROMAGNOLLI, C.; SOUZA, S.L.; MARQUES, R.A. Os Impactos o Pibid no Processo de formação inicial de professores: experiências na parceria entre educação básica e superior. Seminário Internacional de Educação Superior. Universidade de Sorocaba - UNISO, 2014. Disponível em: <:http://uniso.br/publicacoes/anais_eletronicos/2014/1_es_formacao_de_profess ores/09.pdf>. Acesso em: 09 out. 2018. ZAINA, L.A.M.; CAVERSAN, F.L. Projeto Multidisciplinar: uma Experiência Prática no Ensino de Programação em um Curso de Engenharia da Computação. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, Campina Grande, 2005. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2018.