A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TÉCNICOS NA DIMINUIÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO MANOEL VICENTE
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 51794 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2085 "inscrito_id" => 368388 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TÉCNICOS NA DIMINUIÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO MANOEL VICENTE" "resumo" => " A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TÉCNICOS NA DIMINUIÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO MANOEL VICENTE DE SOUZA. Bartolomeu Alves de Araújo Filho/bartolomeuifto@gmail.com/IFTO-Campus Araguatins Samylla Pereira Gomes/IFTO-Campus Araguatins Alex Pereira de Sousa/ Centro de Ensino Médio Manoel Vicente de Souza Ramásio Ferreira de Melo/ IFTO-Campus Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: (Residência Pedagógica/CAPES) Resumo O presente trabalho é justificado pelo fato da seguinte percepção: a diminuição do índice de evasão escolar no Centro de Ensino Médio Manoel Vicente de Souza advinda com a implantação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com foco principal no curso técnico em informática. O principal objetivo deste estudo acerca da evasão é analisar medidas que levam os jovens a permanecerem na Unidade Escolar, a fim de ressaltar a importância das mesmas, que se tornam uma forma de estímulo e interesse para com a educação. A evasão não pode ser comparada com a exclusão uma vez que uma é praticada por vontade própria e a outra é consequência de vários fatores. Para Bueno apud Araújo (1993), "a palavra evasão pode estar significando uma postura ativa do aluno que decide desligar-se por sua própria responsabilidade. A palavra exclusão implica na admissão de uma responsabilidade da escola e de tudo que a cerca por não ter mecanismos de aproveitamento e direcionamento do adolescente que se apresenta para uma formação profissionalizante." Consoante isto percebeu-se que o índice de evasão vem diminuindo bastante devido a utilização de tais medidas como a implantação do curso técnico de informática. A desistência do estudo é mais frequente entre jovens e adolescentes ao adentrarem no ensino médio, causada, principalmente pela vivência em uma sociedade capitalista, onde os jovens se veem obrigado a abandonar os estudos para sua inserção no mercado de trabalho. A evasão destes jovens vem sendo causada principalmente pela falta de incentivo das escolas em adotar programas ou estratégias que venham a sanar a falta de interesse, engajando-os a um contexto que seja favorável a uma educação de qualidade e atrativa. Com o advento dos cursos profissionalizantes integrados ao ensino médio, têm se notado uma maior motivação dos jovens em concluir sua formação, pois, a educação profissional possibilita que o mesmo se capacite para trabalhar mesmo antes de cursar uma graduação. Conforme cita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Lei nº 9394/96 em seu artigo 3º o ensino deve ser ministrado garantindo igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Tendo em vista isso, o curso de informática é um meio inovador o que o torna atrativo por possibilitar a inserção do jovem na era da tecnologia, uma vez que, a mesma associada à educação proporciona condições favoráveis para que o estudante seja participante no seu processo de ensino e aprendizagem. Desde a implantação do curso de informática no CEMVS notou-se que houve uma diminuição significante no índice de abandono escolar, compreendendo assim que nessa perspectiva, por se tratar de uma área que está em constante avanço e evolução, a tecnologia vinculada à educação vem contribuindo para isto. Este curso visa diminuir ou erradicar a evasão escolar e aperfeiçoar a educação levando aos alunos mais qualidade de ensino. Como métodos de coleta de resultados foram utilizados os gráficos de evasão escolar gerados a partir do Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE), este que organiza todo o processo da escola tais como: faltas, abandonos, registros de conteúdos e notas e o rendimento de cada escola do estado. Também utilizou-se de diálogos com professor atuante na unidade que ministra aulas no curso de TI. Os resultados obtidos a partir da análise do contexto e dos gráficos disponíveis no sistema de gerenciamento escolar da unidade, nos permitem averiguar que a evasão escolar é menos frequente nos cursos técnicos do que no ensino médio regular. De modo que verifica-se a vantagem da implantação dos cursos técnicos e sua atratividade em relação ao público jovem, que visando uma qualificação para o mercado de trabalho, acaba optando por fazer os cursos técnicos profissionalizantes. Além disso, as escolas que possuem os referidos cursos recebem mais apoio e incentivo do governo para evitar que os jovens abandonem os estudos. A questão da evasão escolar ainda é um grande problema que o Brasil vem enfrentando, está relacionada a diversos fatores e é um dos grandes desafios que a educação do país encontra principalmente nas escolas públicas. Advém de diversos pontos que necessitam ser revistos, a fim de promover uma inclusão e permanência dos jovens no processo educacional, mas para isso requer de mudanças no ensino principalmente no contexto escolar em geral. A tecnologia pode ser uma grande aliada, podendo vim a colaborar juntamente com o ensino a fim de reduzir a evasão escolar, aumentando o interesse dos alunos e os mostrando uma nova percepção a respeito da educação. Contudo, é preciso saber utilizá-la de forma que haja mais do que uma simples inclusão tecnológica. Palavras-chave: evasão escolar, tecnologia, cursos técnicos, exclusão. Referências Sistema de Gerenciamento Escolar TO. Disponível em: http://sge.seduc.to.gov.br/sgeseduc/sge/ Acesso em: 20 de setembro de 2018. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. FERNANDES, Gislaine Hosana Araújo; MESQUITA, Shirley. EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) -Universidade Federal da Paraíba, UAB. Paraíba. v. 21, 2014. ARAÚJO, CF de; SANTOS, RA dos. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/externos às instituições que causam a evasão escolar. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON UNIVERSITY-INDUSTRY COOPERATION. 2012. BUENO, J. L. O. A evasão de alunos. Paidéia, Ribeirão Preto, [online]., n.5, pp. 9-16, 1993. ISSN 0103-863X. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1993000200002 .Acesso em: 17.fev.2012. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:19:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARTOLOMEU ALVES DE ARAÚJO FILHO" "autor_nome_curto" => "BARTOLOMEU" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 51794 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2085 "inscrito_id" => 368388 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TÉCNICOS NA DIMINUIÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO MANOEL VICENTE" "resumo" => " A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TÉCNICOS NA DIMINUIÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO MANOEL VICENTE DE SOUZA. Bartolomeu Alves de Araújo Filho/bartolomeuifto@gmail.com/IFTO-Campus Araguatins Samylla Pereira Gomes/IFTO-Campus Araguatins Alex Pereira de Sousa/ Centro de Ensino Médio Manoel Vicente de Souza Ramásio Ferreira de Melo/ IFTO-Campus Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: (Residência Pedagógica/CAPES) Resumo O presente trabalho é justificado pelo fato da seguinte percepção: a diminuição do índice de evasão escolar no Centro de Ensino Médio Manoel Vicente de Souza advinda com a implantação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com foco principal no curso técnico em informática. O principal objetivo deste estudo acerca da evasão é analisar medidas que levam os jovens a permanecerem na Unidade Escolar, a fim de ressaltar a importância das mesmas, que se tornam uma forma de estímulo e interesse para com a educação. A evasão não pode ser comparada com a exclusão uma vez que uma é praticada por vontade própria e a outra é consequência de vários fatores. Para Bueno apud Araújo (1993), "a palavra evasão pode estar significando uma postura ativa do aluno que decide desligar-se por sua própria responsabilidade. A palavra exclusão implica na admissão de uma responsabilidade da escola e de tudo que a cerca por não ter mecanismos de aproveitamento e direcionamento do adolescente que se apresenta para uma formação profissionalizante." Consoante isto percebeu-se que o índice de evasão vem diminuindo bastante devido a utilização de tais medidas como a implantação do curso técnico de informática. A desistência do estudo é mais frequente entre jovens e adolescentes ao adentrarem no ensino médio, causada, principalmente pela vivência em uma sociedade capitalista, onde os jovens se veem obrigado a abandonar os estudos para sua inserção no mercado de trabalho. A evasão destes jovens vem sendo causada principalmente pela falta de incentivo das escolas em adotar programas ou estratégias que venham a sanar a falta de interesse, engajando-os a um contexto que seja favorável a uma educação de qualidade e atrativa. Com o advento dos cursos profissionalizantes integrados ao ensino médio, têm se notado uma maior motivação dos jovens em concluir sua formação, pois, a educação profissional possibilita que o mesmo se capacite para trabalhar mesmo antes de cursar uma graduação. Conforme cita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Lei nº 9394/96 em seu artigo 3º o ensino deve ser ministrado garantindo igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Tendo em vista isso, o curso de informática é um meio inovador o que o torna atrativo por possibilitar a inserção do jovem na era da tecnologia, uma vez que, a mesma associada à educação proporciona condições favoráveis para que o estudante seja participante no seu processo de ensino e aprendizagem. Desde a implantação do curso de informática no CEMVS notou-se que houve uma diminuição significante no índice de abandono escolar, compreendendo assim que nessa perspectiva, por se tratar de uma área que está em constante avanço e evolução, a tecnologia vinculada à educação vem contribuindo para isto. Este curso visa diminuir ou erradicar a evasão escolar e aperfeiçoar a educação levando aos alunos mais qualidade de ensino. Como métodos de coleta de resultados foram utilizados os gráficos de evasão escolar gerados a partir do Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE), este que organiza todo o processo da escola tais como: faltas, abandonos, registros de conteúdos e notas e o rendimento de cada escola do estado. Também utilizou-se de diálogos com professor atuante na unidade que ministra aulas no curso de TI. Os resultados obtidos a partir da análise do contexto e dos gráficos disponíveis no sistema de gerenciamento escolar da unidade, nos permitem averiguar que a evasão escolar é menos frequente nos cursos técnicos do que no ensino médio regular. De modo que verifica-se a vantagem da implantação dos cursos técnicos e sua atratividade em relação ao público jovem, que visando uma qualificação para o mercado de trabalho, acaba optando por fazer os cursos técnicos profissionalizantes. Além disso, as escolas que possuem os referidos cursos recebem mais apoio e incentivo do governo para evitar que os jovens abandonem os estudos. A questão da evasão escolar ainda é um grande problema que o Brasil vem enfrentando, está relacionada a diversos fatores e é um dos grandes desafios que a educação do país encontra principalmente nas escolas públicas. Advém de diversos pontos que necessitam ser revistos, a fim de promover uma inclusão e permanência dos jovens no processo educacional, mas para isso requer de mudanças no ensino principalmente no contexto escolar em geral. A tecnologia pode ser uma grande aliada, podendo vim a colaborar juntamente com o ensino a fim de reduzir a evasão escolar, aumentando o interesse dos alunos e os mostrando uma nova percepção a respeito da educação. Contudo, é preciso saber utilizá-la de forma que haja mais do que uma simples inclusão tecnológica. Palavras-chave: evasão escolar, tecnologia, cursos técnicos, exclusão. Referências Sistema de Gerenciamento Escolar TO. Disponível em: http://sge.seduc.to.gov.br/sgeseduc/sge/ Acesso em: 20 de setembro de 2018. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. FERNANDES, Gislaine Hosana Araújo; MESQUITA, Shirley. EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) -Universidade Federal da Paraíba, UAB. Paraíba. v. 21, 2014. ARAÚJO, CF de; SANTOS, RA dos. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/externos às instituições que causam a evasão escolar. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON UNIVERSITY-INDUSTRY COOPERATION. 2012. BUENO, J. L. O. A evasão de alunos. Paidéia, Ribeirão Preto, [online]., n.5, pp. 9-16, 1993. ISSN 0103-863X. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1993000200002 .Acesso em: 17.fev.2012. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:19:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARTOLOMEU ALVES DE ARAÚJO FILHO" "autor_nome_curto" => "BARTOLOMEU" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }