A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TÉCNICOS NA DIMINUIÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO MANOEL VICENTE DE SOUZA. Bartolomeu Alves de Araújo Filho/bartolomeuifto@gmail.com/IFTO-Campus Araguatins Samylla Pereira Gomes/IFTO-Campus Araguatins Alex Pereira de Sousa/ Centro de Ensino Médio Manoel Vicente de Souza Ramásio Ferreira de Melo/ IFTO-Campus Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: (Residência Pedagógica/CAPES) Resumo O presente trabalho é justificado pelo fato da seguinte percepção: a diminuição do índice de evasão escolar no Centro de Ensino Médio Manoel Vicente de Souza advinda com a implantação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com foco principal no curso técnico em informática. O principal objetivo deste estudo acerca da evasão é analisar medidas que levam os jovens a permanecerem na Unidade Escolar, a fim de ressaltar a importância das mesmas, que se tornam uma forma de estímulo e interesse para com a educação. A evasão não pode ser comparada com a exclusão uma vez que uma é praticada por vontade própria e a outra é consequência de vários fatores. Para Bueno apud Araújo (1993), "a palavra evasão pode estar significando uma postura ativa do aluno que decide desligar-se por sua própria responsabilidade. A palavra exclusão implica na admissão de uma responsabilidade da escola e de tudo que a cerca por não ter mecanismos de aproveitamento e direcionamento do adolescente que se apresenta para uma formação profissionalizante." Consoante isto percebeu-se que o índice de evasão vem diminuindo bastante devido a utilização de tais medidas como a implantação do curso técnico de informática. A desistência do estudo é mais frequente entre jovens e adolescentes ao adentrarem no ensino médio, causada, principalmente pela vivência em uma sociedade capitalista, onde os jovens se veem obrigado a abandonar os estudos para sua inserção no mercado de trabalho. A evasão destes jovens vem sendo causada principalmente pela falta de incentivo das escolas em adotar programas ou estratégias que venham a sanar a falta de interesse, engajando-os a um contexto que seja favorável a uma educação de qualidade e atrativa. Com o advento dos cursos profissionalizantes integrados ao ensino médio, têm se notado uma maior motivação dos jovens em concluir sua formação, pois, a educação profissional possibilita que o mesmo se capacite para trabalhar mesmo antes de cursar uma graduação. Conforme cita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Lei nº 9394/96 em seu artigo 3º o ensino deve ser ministrado garantindo igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Tendo em vista isso, o curso de informática é um meio inovador o que o torna atrativo por possibilitar a inserção do jovem na era da tecnologia, uma vez que, a mesma associada à educação proporciona condições favoráveis para que o estudante seja participante no seu processo de ensino e aprendizagem. Desde a implantação do curso de informática no CEMVS notou-se que houve uma diminuição significante no índice de abandono escolar, compreendendo assim que nessa perspectiva, por se tratar de uma área que está em constante avanço e evolução, a tecnologia vinculada à educação vem contribuindo para isto. Este curso visa diminuir ou erradicar a evasão escolar e aperfeiçoar a educação levando aos alunos mais qualidade de ensino. Como métodos de coleta de resultados foram utilizados os gráficos de evasão escolar gerados a partir do Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE), este que organiza todo o processo da escola tais como: faltas, abandonos, registros de conteúdos e notas e o rendimento de cada escola do estado. Também utilizou-se de diálogos com professor atuante na unidade que ministra aulas no curso de TI. Os resultados obtidos a partir da análise do contexto e dos gráficos disponíveis no sistema de gerenciamento escolar da unidade, nos permitem averiguar que a evasão escolar é menos frequente nos cursos técnicos do que no ensino médio regular. De modo que verifica-se a vantagem da implantação dos cursos técnicos e sua atratividade em relação ao público jovem, que visando uma qualificação para o mercado de trabalho, acaba optando por fazer os cursos técnicos profissionalizantes. Além disso, as escolas que possuem os referidos cursos recebem mais apoio e incentivo do governo para evitar que os jovens abandonem os estudos. A questão da evasão escolar ainda é um grande problema que o Brasil vem enfrentando, está relacionada a diversos fatores e é um dos grandes desafios que a educação do país encontra principalmente nas escolas públicas. Advém de diversos pontos que necessitam ser revistos, a fim de promover uma inclusão e permanência dos jovens no processo educacional, mas para isso requer de mudanças no ensino principalmente no contexto escolar em geral. A tecnologia pode ser uma grande aliada, podendo vim a colaborar juntamente com o ensino a fim de reduzir a evasão escolar, aumentando o interesse dos alunos e os mostrando uma nova percepção a respeito da educação. Contudo, é preciso saber utilizá-la de forma que haja mais do que uma simples inclusão tecnológica. Palavras-chave: evasão escolar, tecnologia, cursos técnicos, exclusão. Referências Sistema de Gerenciamento Escolar TO. Disponível em: http://sge.seduc.to.gov.br/sgeseduc/sge/ Acesso em: 20 de setembro de 2018. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. FERNANDES, Gislaine Hosana Araújo; MESQUITA, Shirley. EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) -Universidade Federal da Paraíba, UAB. Paraíba. v. 21, 2014. ARAÚJO, CF de; SANTOS, RA dos. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/externos às instituições que causam a evasão escolar. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON UNIVERSITY-INDUSTRY COOPERATION. 2012. BUENO, J. L. O. A evasão de alunos. Paidéia, Ribeirão Preto, [online]., n.5, pp. 9-16, 1993. ISSN 0103-863X. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1993000200002 .Acesso em: 17.fev.2012.