A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO ENRIQUECIMENTO LITERÁRIO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
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O projeto revela-se de grande importância para a formação dos licenciandos em Letras-Português, professores em formação inicial, em virtude da prática de iniciação à docência ser imprescindível para qualificação profissional do futuro professor. Por isso, pretendemos apresentar a experiência exitosa na citada unidade de ensino com destaque para o desenvolvimento de estratégias para superar as dificuldades envolvendo o hábito de leitura entre os adolescentes e jovens do Ensino Médio. Ao fazer a sondagem inicial na referida unidade de ensino, passamos a conhecer os projetos desenvolvidos por essa Escola, entre eles o projeto "Contação de História" (oferta eletiva) que prendeu nossa atenção pelas estratégias usadas pela professora colaboradora, que o desenvolve. 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Ao constatar essa dificuldade, amadureceu-se a ideia de oportunizar como oferta eletiva o Projeto "Contação de História" com o objetivo de trabalhar o enriquecimento cultural literário e linguístico dos alunos, representando uma forma de despertar o gosto pela leitura e, posteriormente, levar para além dos muros da escola as suas experiências, efetivando uma interação com a comunidade. O projeto desenvolve a criatividade, a imaginação e enriquece, dessa forma, a linguagem oral, escrita e visual, promovendo o prazer pela leitura, além de despertar para questões envoltas ao senso crítico do aluno. Como cita Villardi (1997, p. 2), "Não basta ensinar a ler. É preciso ensinar a gostar de ler. 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TORRES, Shirlei Milene, TETTAMANZY, Ana Lúcia Liberato. Contação de Histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação. Revista eletrônica de crítica e teoria de literatura, Porto Alegre, vol. 4, n. 1, jan/jun 2008. VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Quality Mark, 1997." 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