A AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM COMO UMA ATIVIDADE DE ENSINO: DISCUSSÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
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As narrativas e o ambiente virtual se configuraram como bons instrumentos para se construir o que estamos denominando de sentidos e de significados. Podemos inferir que as narrativas servem como uma orientação para a condução de nossa prática docente. Nas narrativas é possível perceber o destaque de situações, a supressão de episódios, as influências da trajetória de vida, a negação, a lembrança e esquecimento de etapas (CUNHA, 1997, p. 186), e esses fatos são usados por nós com fins pedagógicos. As narrativas nos indicavam se a mensagem que pretendemos dar aos licenciandos tem sido compreendida. Durante todo o processo de avaliação, permitimos que os licenciandos tragam todos os materiais que desejem. Dessa forma, as avaliações se configuraram como um processo de análise e síntese do processo de ensino e aprendizagem. Entendemos assim, que a avaliação é parte integrante tanto da atividade de ensino do professor quanto da atividade de aprendizagem do aluno. De acordo com Moura et al. 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