Esse estudo relata uma intervenção didática realizada no período de março a junho de 2018 e envolveu as turmas dos 1o anos ,"A" e "B", do ensino médio regular, de uma escola pública estadual, localizada no município de Penedo-AL. Os projetos desenvolvidos se concentraram na exploração do tema gerador "Astronomia". As turmas foram organizadas em grupos de cinco componentes e cada grupo deveria construir o seu projeto. O projeto desenvolvido pela turma do 1o "A", partiu da seguinte questão: "Qual o tamanho e a distância da Terra em relação ao Sol e em relação aos demais planetas do sistema solar?". Já o projeto desenvolvido pela turma do 1o B, problematizou: "Como os astrônomos sabem do que são constituídas as estrelas, se não têm como analisar uma amostra retirada delas?". Inicialmente esses sujeitos realizaram um estudo teórico-bibliográfico acerca dos conceitos explorados em seus respectivos projetos. Após a construção dos modelos/experimentos foi então realizada a apresentação. Como resultado observou-se que os sujeitos problematizaram os fenômenos, levantaram hipóteses e exercitaram a argumentação. O professor atuou como um orientador da prática. As atividades foram desenvolvidas com materiais de baixo custo. Os sujeitos desenvolveram autonomia e competências relacionadas à seleção de informações, à investigação científica e ao trabalho colaborativo. Palavras-Chave: Ensino de Física; Ensino Médio; Experimentação Investigativa.