PROJETO PIBID: UM RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE O ENSINO DAS FUNÇÕES NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DR. EDINO JALES Sidisley de Lima Vieira sidisneydelimavieira@hotmail.com Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Francisco Damares Rocha Ferreira damares.ferreira100@gmail.com Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Josimar Maia Mesquita Josimarmaiamesquita@gmail.com Universidade do Estado do Rio Grande do Norte José Ronnivon Pereira Dutra ronnivonuern@gmail.com Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Eixo Temático: Processo de Ensino e Aprendizagem Agência Financiadora: (CAPES) Resumo O presente artigo tem como objetivo descrever as experiências que foram vividas pelos universitários do curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, do campus avançado de patu/RN, em uma atividade que foi desenvolvidas na Escola Dr. Edino Jales através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. O conceito de funções é um dos mais importantes da matemática sendo considerado um dos assuntos essenciais no dia a dia, pois pode ser aplicado em diversas questões e problemas atuais. No entanto, tem se visto uma grande dificuldade nas escolas sobre o ensino desse importante conteúdo. Diante disso a proposta tratada na devida escola examina a possibilidade do ensino de matemática para os alunos da rede pública do 1º Ano do ensino Médio de forma diferindo do modelo de ensino tradicional, isto é, foram usados nas aulas de matemática Jogos, resoluções de problemas contextualizadas, utilização de softwares de ensino dinâmico e etc. Nesse sentido é importante ressaltar que o principal foco desse trabalho é propor diversas atividades relacionados ao estudo das funções polinomial tanto do primeiro como o segundo grau, como também podemos citar a função exponencial e logarítmica, dando uma ênfase principalmente ao estudo das equações que envolvem as funções Lineares como as funções quadráticas. Temos como o estudo do gráfico de determinadas funções, como de problemas relacionados, percebemos que o ensino de funções tem sido como o modo de sempre o jeito clássico, que são aqueles que todo professor coloca na sala de aula como prender os alunos em formulas matemáticas e famoso calculo e determine, nossa metodologia aborda um modo mais clássico de monstra aos alunos trabalhar as funções como o uso de novas tecnologias como software, jogos matemáticos e questões que trazem uma contextualização que possa fazer os alunos ficarem maios fascinado com o conteúdo ensinado. Nesse sentido, vimos que as aulas foram bastante dinâmicas e atrativas aos olhares dos alunos, tornando-se uma aula muito didática, e trazendo como consequência um melhor aprendizado dessa disciplina que é muito importante, por se tratar de uma área que estar muito envolvida no dia a dia das pessoas. Até mais com essas atividades aplicadas em sala de aula notamos que no começo eles sentiam bastante dificuldade principalmente em relacionar o conhecimento obtido na sala de aula sobre funções, com os diversos problemas práticos que envolva esse conteúdo. Mas, com o decorrer do projeto tem se percebido uma grande melhora significativa nessa deficiência e consequentemente uma ótima melhoria nos resultados esperados sobre trabalhos e provas. Palavra chave: Aprendizagem. Metodologia. Funções. PIBID Referências BICUDO, M. A. V. Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Qualitativa Segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, Marcelo de C.; ARAÚJO, Jussara de L. (Orgs). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autentica, 2004. BORBA, Marcelo de Carvalho. Coletivos seres-humanos-com-mídias e a produção de Matemática in Anais do I Simpósio de Psicologia da Educação Matemática, Sociedade Brasileira de Psicologia da Educação Matemática, Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Universidade Federal do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Paraná Curitiba, Brasil, dezembro de 2017. Disponível em: . Acesso em: 14 de outubro 2017. DANTE, Luiz Roberto. Matemática: volume único. São Paulo: Ática, 2005.