Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSOR DA SALA DE INFORMÁTICA E O PROFESSOR DA SALA DE AULA COMUM: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

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Possibilitando que o espaço escolar se torne acessível às mudanças necessárias e atuais, voltadas a um índice de maior qualidade no desenvolvimento do processo educacional. Para isso, o uso das tecnologias nas escolas é crucial no processo ensino aprendizagem, enriquecendo o trabalho do professor, quando utilizadas enquanto ferramentas na mediação da aprendizagem do aluno (GALVÃO FILHO, 2013). Tal aprendizagem está atrelada aos conteúdos trabalhados na sala de aula comum, tendo em vista um ambiente escolar que promova e favoreça o desenvolvimento de uma prática pedagógica com múltiplos direcionamentos, neste caso, o tecnológico. Portanto, é necessário que haja a quebra do muro entre a sala de aula e os demais espaços da escola, estabelecendo mudanças no interior da instituição, reflexões do corpo docente, colaboração entre os profissionais escolares (KENSKI, 2010; DAMIANI, 2008), e a construção de uma proposta pedagógica unindo as tecnologias ao currículo escolar, pois devido ao processo de globalização, são exigidas dos profissionais da educação novas habilidades. Partindo dessa conjuntura, nosso estudo objetivou analisar o trabalho colaborativo realizado entre a professora da sala de informática e as professoras da sala de aula comum, levando em consideração: conhecer os conteúdos trabalhados em sala de aula e as atividades na sala de informática atreladas a estes conteúdos, identificar os conhecimentos das professoras da sala de aula comum em relação à sala de informática e tecnologia educacional, analisar os possíveis pontos positivos e negativos desse trabalho colaborativo. A metodologia foi de cunho qualitativo (BOGDAN e BIKLEN, 1994) com abordagem de estudo de caso (YIN, 2001). Os sujeitos participantes foram 3 professoras da sala de aula comum e a professora da sala de informática. Os instrumentos para coletar os dados foram: questionário com perguntas abertas e fechadas com as professoras da sala de aula comum e o diário de campo da professora da sala de informática. Foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) com a formação de categorias. Os procedimentos perpassaram desde a organização e planejamento das atividades juntamente com os conteúdos trabalhados na sala de aula comum, iniciando assim, um diálogo como instrumento de mediação auxiliando a comunicação entre a professora da sala de aula comum e a professora da sala de informática. Foi a partir dessa dialética que se buscou as dificuldades dos alunos e, por conseguinte, os conteúdos a serem trabalhados de forma mais significativa e concreta por meio das tecnologias educacionais. Mediante o trabalho colaborativo, os conteúdos trabalhados na sala de aula comum foram a base para a seleção das atividades específicas da sala de informática. Logo, alguns jogos tecnológicos foram usados, para estimular e promover o avanço dos alunos no trabalho de leitura e escrita. Os resultados mostram que as dificuldades dos alunos eram, principalmente, baseadas na escrita-leitura e na matemática. Deste modo, os conteúdos trabalhados em sala de aula, concernentes a estas dificuldades dos alunos, foram atrelados às atividades na sala de informática. Este trabalho foi realizado mediante leitura e digitação de letras, palavras e textos, em um processo crescente, do mais simples ao mais complexo. Em relação à dificuldade do conteúdo da matemática, foi trabalhada na sala de informática a compreensão das quatro operações matemática e uso do dinheiro em seu dia a dia, por meio de softwares pedagógicos. Para melhor assimilação dos conteúdos de matemática, os alunos visualizavam e manuseavam virtualmente o dinheiro na forma de moeda e cédula para compra de produtos, refletindo sobre os cálculos e fazendo em uma folha de papel, repassando para o computador o resultado obtido. As professoras, por sua vez, informaram de suas dificuldades em relação a interatividade com a sala de informática e jogos tecnológicos educacionais, algumas mencionaram a necessidade de formação em relação a esta temática, dada importância que é perceptível da informática e da tecnologia como instrumento educacional e de suporte no processo ensino aprendizagem, principalmente, porque os alunos vivem em um mundo tecnológico e têm familiaridade com tais ferramentas. Outro ponto mencionado pelas professoras da sala comum e da sala de informática foi a relevância do trabalho colaborativo, do diálogo e da disponibilização da escuta de uma com a outra. Reiteramos, portanto, a importância do diálogo e da colaboração entre os professores da sala de aula comum e do laboratório de informática. Além disso, percebe-se a relevância da tecnologia e do computador como uma ferramenta nesse elo entre os conteúdos trabalhados em sala de aula, a qual irá mediar o conhecimento e/ou estimular esta aprendizagem ainda não revelada pelo aluno que, por ventura, encontra-se na zona proximal de desenvolvimento (Vygotsky, 1991). Com a globalização, percebemos uma necessidade urgente da busca e da oportunidade de formação na área de tecnologia educacional por este professor da sala de aula comum, a fim de viabilizar o processo ensino aprendizagem, ou seja, enriquecer por meio dessa ponte mediadora a formação dos alunos e professores. Palavras-chave: Colaboração, Tecnologia Educacional, Prática Pedagógica, Processo Ensino Aprendizagem Referências BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo (L. A. Reto & A. Pinheiro, trad.). São Paulo: Edições 70. 2011. BRASIL. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE O PROFESSOR DA SALA DE INFORMÁTICA E O PROFESSOR DA SALA DE AULA COMUM: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DAMATO, Tarciana Angelica Lopes/tarciangelica@gmail.com/Secretaria Municipal de Educação de Maceió CORDEIRO, Vania Silva de Oliveira/vania_soc74@hotmail.com/Secretaria Municipal de Educação de Maceió REGIS, Elyva Cesario Espíndola/elyvaesp@gmail.com/Secretaria Municipal de Educação de Maceió Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Agência Financiadora:CAPES Resumo A Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96 (BRASIL, 1996), em seus aspectos constitutivos, deliberam o compromisso do Poder Público em propiciar investimentos tecnológicos para o desenvolvimento de atitudes de gestão compatíveis com exigências globais. 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Portanto, é necessário que haja a quebra do muro entre a sala de aula e os demais espaços da escola, estabelecendo mudanças no interior da instituição, reflexões do corpo docente, colaboração entre os profissionais escolares (KENSKI, 2010; DAMIANI, 2008), e a construção de uma proposta pedagógica unindo as tecnologias ao currículo escolar, pois devido ao processo de globalização, são exigidas dos profissionais da educação novas habilidades. Partindo dessa conjuntura, nosso estudo objetivou analisar o trabalho colaborativo realizado entre a professora da sala de informática e as professoras da sala de aula comum, levando em consideração: conhecer os conteúdos trabalhados em sala de aula e as atividades na sala de informática atreladas a estes conteúdos, identificar os conhecimentos das professoras da sala de aula comum em relação à sala de informática e tecnologia educacional, analisar os possíveis pontos positivos e negativos desse trabalho colaborativo. 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