Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A PARASITOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM PREVENTIVA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DO PILAR - AL

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Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa na Escola Estadual da rede de ensino da cidade do Pilar, Al, no qual foi apresentada uma aula expositiva para os estudantes do 2º ano do ensino médio com diversas maquetes em que foi mostrado os ciclos de vida dos parasitas e suas respectivas causas e prevenções. Posteriormente, foi empregado um teste com 10 questões sobre parasitologia para 42 estudantes que estavam presentes durante a atividade e também foi realizado um jogo pedagógico sobre a temática abordada. Desse modo, os resultados obtidos foram significativos, pois a interação entre professor e estudantes possibilitou aquisição do conteúdo sobre a temática exibida durante a aula por parte dos estudantes, na qual contribuiu significativamente para a formação do licenciando, além de ter promovido uma educação sobre saúde, especialmente a respeito de prevenção contra doenças parasitárias. 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Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2018. MALUF, A. C. M. Atividades lúdicas como estratégias de ensino aprendizagem. 2006. Disponível em:. Acesso em: 24 ago. 2018.MARASINI, A. B. A utilização de recursos didáticos-pedagógicos no ensino de Biologia. Monografia - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2010. Disponível em:< http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/35273/000781693.pdf?sequence=1>.Acesso em: 02 set. 2018. PENICK, J. E. Ensinando "Alfabetização Científica". Educar, Curitiba, n. 14, p.91-113. 1998. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2018.PEREIRA-CARDOSO, F. D; et al. Prevalência de Enteroparasitoses em escolares de 06 a 14 anos no município de Araguaína - Tocantins. Rev. Eletrônica Farmácia, v. 7, n.1, p. 54-64, 2010. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2018. SANTOS, A. B; GUIMARÃES, C. R. P. A utilização de jogos como recurso didático no ensino de zoologia. Rev. electrón. investig. educ. Cienc. ago/dic (2010). SIQUEIRA, S. T; et al. O ENSINO DE PARASITOLOGIA E A PRODUÇÃO DE CARTILHAS COMO MEIO DE PREVENÇÃO DE ZOONOSES. Disponível em: Acesso em: 03 set. 2018. SOUZA, L. M; WEGNER, W; GORINI, M. I. P. C. Educação em saúde: uma estratégia de cuidado ao cuidador leigo. Revista Latino-americana de Enfermagem. São Paulo, v. 15, n. 2, p. 337-343, 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n2/pt_v15n2a22.pdf>. Acesso em: 02 set. 2018.SOUZA, M. M. A; et al. A inserção do lúdico em atividades de educação em saúde na creche-escola Casa da Criança, em Petrolina - PE. REVASF, v. 1, n. 1, p. 39 - 49, 2010. Disponível em: . Acesso em: 04 set. 2018. TOSCANI, N.V; et al. Desenvolvimento e análise do jogo educativo para crianças visando à prevenção de doenças parasitológicas. Revista Interface, v. 11, n. 22, 2007. Disponível em:. Acesso em: 05 jun. 2018."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A PARASITOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM PREVENTIVA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DO PILAR - AL Fernando Barros da Silva[1]barrosfernando013@gmail.com/(UFAL) Maria Danielle Araújo Mota [2]danymestrado@gmail.com/(UFAL) Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem Resumo A parasitologia é importante para a compreensão dos parasitas que prejudicam a saúde pública, de modo que estas doenças podem ser resultantes da ausência de informação por parte da população, considerando que doenças parasitárias ocorrem em várias cidades do Brasil. Diante da importância de discutir sobre a temática nas escolas, o presente trabalho tem por objetivo abordar os principais parasitas e seus ciclos de vida, além das suas consequências no indivíduo com suas respectivas profilaxias de maneira didática para facilitar a aprendizagem dos estudantes. 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