Resumo Este trabalho busca apresentar o desenvolvimento do subprojeto em andamento do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Física da Universidade Regional do Cariri - URCA no município de Juazeiro do Norte, CE. O programa objetiva alcançar o aperfeiçoamento da formação inicial dos estudantes da licenciatura em Física por meio do fortalecimento do campo da prática também contribuir com a formação continuidade de professores em exercício. O Programa pretende integrar a relação indissociável da teoria e a prática visando ressignificar o desenvolvimento do estágio supervisionado e articular a universidade e a escola na colaboração para o desenvolvimento da formação de qualidade dos futuros professores de Física contribuindo para o enfrentamento da carência de professores desta componente na região do cariri cearense. Dentre as ações o programa está sendo realizado focando: (i) executar um plano de atividade em parceria com os profissionais da Educação Básica para formação e atuação dos licenciandos no ambiente escolar; (ii) articular as atividades desenvolvidas no curso de licenciatura com a realização do Programa de Residência Pedagógica; (iii) Problematizar o que estabelece os documentos oficias (exemplo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC centrando na parte voltada para o desenvolvimento de competências necessárias para a formação dos professores de Ciências); (iv) Ampliar a vivência dos estudantes nas escolas de Educação Básica para 440 horas distribuídas em atividades de regência, observações e intervenções; (v) Contribuir com a formação inicial de qualidade de professores habilitados para a docência do componente Física com a finalidade de atrair os mesmos para investirem na área da docência. O programa está sendo realizado em três escolas públicas estaduais da cidade de Juazeiro do Norte (CE). Em cada uma das escolas participa um professor supervisor (preceptor) que está responsável pela orientação de 10 estudantes licenciandos (residentes). Como referencial teórico-metodológico inicialmente adotamos o referencial da autora Ana Maria Pessoa de Carvalho que orienta o desenvolvimento dos estágios supervisionados para o ensino de ciências centrando especificamente em: o processo de observação (ambientação) do espaço escolar; uma reflexão crítica sobre o ensino tradicional; o estágio de regência coparticipativa. Escolhemos a modalidade de pesquisa qualitativa e como referencial de "escuta" a fundamentação de Michel de Certeau que defende criações anônimas e invenções criativas no cotidiano (processo de investigação das invenções criativas escolares, criações anônimas, fabricações, táticas de praticantes e artes de fazer o ensino de ciência). O início do Programa (etapa de formação) começou em setembro de 2018 e acontecem no espaço da universidade e também em cada contexto escolar (entendendo uma oportunidade valiosa de aprendizagem do funcionamento dinâmico de cada realidade escolar para os estudantes e professores). A formação na escola foi organizado pelos preceptores através de palestras ministradas pela direção da escola e pelo coordenador de área que tratou de temas diversos (gestão escolar, sistema financeiro da escola, sistema integrado de gestão, tecnologias na escola, projeto político pedagógico, conselhos de classe, programa dinheiro direto na escola, regimento escolar, a escola de tempo integral como política governamental, projeto diretor de turma, diálogos sócio-emocionais, educação de jovens e adultos, educação inclusiva, o combate a evasão, projeto jovem de futuro, sistema de avaliação, O ENEM). No momento o programa está na fase de desenvolvimento dos planos de atividades onde cada residente, sob coordenadoria do professor preceptor, delineiam o planejamento das ações de realização do processo de ambientação escolar, desenvolvimento do início da regência em sala de aula e o pensar oficinas integrando diferentes metodologias e estratégias de ensino de física (uso das tecnologias, uso da história e epistemologia da ciência, a vinculação da discussão da legislação educacional principalmente a Base Nacional Comum Curricular, metodologias ativas como o ensino por projeto e investigação, a formação para avaliação, o processo de inclusão escolar). Palavras-chave: Formação inicial, Licenciatura em Física, Residência Pedagógica Referências ALVES, N. GARCIA, R. L. A invenção da escola a cada dia. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. CARVALHO, A. M. P. Critérios estruturantes para o ensino de ciências. In: CARVALHO, A. M. P. et al. Ensino de Ciência Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. CARVALHO, A. M. P. C. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012. CARVALHO, A. M. P. GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011. CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópoles: Vozes, 1994. HERNÁNDEZ, F. VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de Trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio; tradução: Jussara Haubert Rodrigues; revisão técnica: Maria da Graça Souza Horn. - 5 ed. - Porto Alegre: Penso, 2017.