CRUZ, Raquel Felix et al.. . Anais III JOIN / Edição Brasil... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/50235>. Acesso em: 22/11/2024 18:13
O referido trabalho é resultado de um estudo feito a partir de um diagnóstico de aprendizagem escrita desenvolvido como proposta de atividade do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, com a turma do terceiro ano do ensino fundamental da escola pública Paulo Aragão, ambas situadas no município de Sobral, Ceará. O estudo objetiva analisar o nível de escrita dos alunos a partir das produções textuais, além de avaliar a didática do professor frente as demandas relacionadas as habilidades de leitura e escrita exigida para a turma. A pesquisa possui cunho qualitativo e exploratório sobre a sondagem do nível de escrita e a atribuição do professor diante dos resultados e teve como contribuição o embasamento teórico de autores conceituados, tais como: Ferreiro (1985), Carvalho (2005) e Vygotsky (1998). Dos resultados obtidos, se constatou que no quesito produção de texto, frases ou palavras, dos 33 alunos da sala, dezoito apresentaram dificuldades em desenvolver o texto, sendo, dezessete produtores de frases e apenas um de palavras. Na coerência textual, treze alunos conseguiram em partes apresentar suas ideias e conectá-las umas as outras, mas percebeu-se que em relação à organização gráfica com margem e espaçamento e a utilização correta dos sinais de pontuação, a maioria da turma apresentou dificuldades no uso adequado destes, precisando ser bastante trabalhados, apresentando ainda erros na escrita gramatical de algumas palavras. Consideramos que o estudo realizado foi de grande importância para compreendermos a influência da leitura e escrita no contexto escolar. As habilidades de escrita e leitura são processos contínuos que não se limitam em apenas uma série, ou a um professor, são práticas que o educando absorve durante sua jornada estudantil por meio de práticas pedagógicas eficientes e significativas.