USO DE TECNOLOGIA NA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
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Apesar da formação do enfermeiro ainda está concentrada na parte tradicional, já se observa mudanças com o uso das tecnologias englobando a utilização de recursos com desenvolvimento de materiais educacionais que contribui em um ensino mais participativo. Este trabalho tem como objetivo conhecer o que a literatura científica relata sobre o uso das tecnologias na enfermagem. Para a execução deste trabalho optou- se para a escolha da revisão integrativa de literatura. A coleta de dados foi realizada no mês de setembro de 2017, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) em publicações em formatos de artigos indexados nas bases de dados: Sistema Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados em Enfermagem (BDENF). A pesquisa inicial, sem a inclusão de filtros foi composta por 331 publicações e após a filtragem pelos critérios supracitados, 17 documentos foram encontrados. Desta busca quatro artigos foram excluídos por não atenderem ao objetivo do estudo e por ter artigos repetidos. A amostra final foi composta por 13 artigos que atenderam integralmente aos critérios de inclusão. Destes, dois artigos estavam disponíveis na BDENF e onze na LILACS. As seleções dos periódicos foram por meio de combinação dos descritores “enfermagem”, “tecnologia” AND “internet”. Diante disso, percebe-se que a enfermagem progrediu nos últimos anos nas áreas das tecnologias, porém estas precisam ser integradas mais fortemente no sistema de prestação de cuidados e garantir o uso correto, uma vez que a incorporação desses aspectos no processo de cuidar aumentam o nível de complexidade do trabalho do enfermeiro, mas proporcionam a diminuição da sobrecarga de trabalho e melhora a qualidade do cuidado prestado" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "ENFERMAGEM, TECNOLOGIA, INTERNET" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA50_ID1545_15092017154411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE LIVIA CAVALCANTE MOTA" "autor_nome_curto" => "ANNE LÍVIA " "autor_email" => "aliviacante@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50216 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 760 "inscrito_id" => 1545 "titulo" => "USO DE TECNOLOGIA NA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "No Brasil, o ensino da enfermagem constrói o conhecimento em que deve ser somado à consciência crítica dos participantes envolvidos, tendo o ensino formal e informal, produzido no contexto histórico e social dos indivíduos a partir da disponibilização das tecnologias. 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