As tendências pedagógicas pós-modernas que chegam à formação de professores e nas instituições de ensino fazem-nos repensar sobre a necessidade da inovação pedagógica. Nesse sentido, o presente artigo traz algumas reflexões acerca das percepções de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Ceará (PIBID-UECE), vinculado ao curso de Pedagogia, cujo subprojeto intitula-se Processos de ensino - aprendizagem dos conteúdos escolares a partir da leitura de mundo, inscrito sob o Edital PIBID n° 061/2013 CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O objetivo deste estudo consiste em compreender experiências formativas de licenciandos inseridos no Programa, bem como suas posturas docentes numa perspectiva inovadora. Para tanto, optamos por trabalhar metodologicamente com a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. O aporte teórico se sustenta a partir de Freire (1986, 2001), Cunha (2008), Farias (2006), e Braga (2015). Através dos estudos dos referidos autores chegamos à compreensão que os traços da inovação pedagógica se materializam no trabalho democrático, coletivo, e em uma educação humanizadora que considera os saberes da experiência, caracterizando diálogo e a gestão democrática como caminhos para a reconfiguração do ensinar e do aprender. Por fim, os achados dessa pesquisa revelam que a inovação pedagógica nem sempre é caracterizada por originalidade, é conhecida por um processo que tem como elemento a sensibilidade com o outro no ato de ensinar e de aprender e se torna percebida como um processo lúdico na construção do conhecimento.