Introdução: É de suma importância que as pessoas busquem realizar cursos e treinamentos de primeiros socorros para elevar seus conhecimentos mesmo que este treinamento não faça parte de sua profissão. Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa sobre reanimação cardiopulmonar entre funcionários de uma instituição privada de ensino superior. Método: Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo anterior-posterior realizado no mês de maio de 2017, no município de Quixadá-CE. A população do estudo foi composta por 22 funcionários da referida instituição. Para a coleta de dados, inicialmente, foi utilizado um questionário contendo dados socioeconômicos e um pré-teste, avaliando o conhecimento sobre reanimação cardiopulmonar. As variáveis analisadas foram: respiração da vítima e liberação de vias aéreas, identificação dos sintomas da parada cardiorespiratória (PCR) e auxílio diante da PCR, responsividade da vítima e posição para reanimação, número de ventilações e relação compressão/ventilação, profundidade e local das compressões. Posteriormente, foi realizada uma intervenção educativa por meio de aula teórica e prática em laboratório. Ao final, foi aplicado o pós-teste para avaliação da estratégia educativa aplicada. A análise dos dados foi feita no programa Epiinfo versão 3.5.3. e a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, sob nº de parecer 2.209.775. Resultados: A maioria dos participantes da pesquisa eram do sexo feminino, tinham baixa escolaridade e nunca haviam tido treinamento sobre reanimação cardiopulmonar. Após a capacitação dos funcionários, ao comparar as respostas, foi evidenciado resultado satisfatório em todos os quesitos analisados quanto ao conhecimento adquirido. Conclusão: A atividade educativa é um importante meio de favorecer o aprendizado haja vista que a maioria dos funcionários apresentou melhora no conhecimento após intervenção.