POLÍCIA E ESCOLA: UMA NOVA PERSPECTIVA DE PARCERIA NA PREVENÇÃO DA INDISCIPLINA.
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50073 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 780 "inscrito_id" => 1254 "titulo" => "POLÍCIA E ESCOLA: UMA NOVA PERSPECTIVA DE PARCERIA NA PREVENÇÃO DA INDISCIPLINA." "resumo" => "A presente exposição é produto de uma pesquisa-ação que está em andamento nas escolas Jornalista Demócrito Dummar e Francisca de Abreu Lima, no Bairro Canindezinho, na Regional V em Fortaleza. Faz parte das ações do projeto de extensão realizado na Universidade Estadual do Ceará (PROEX/UECE), intitulado: “Universidade e escola: articulação de práticas para a compreensão e prevenção do conflito na escola, que se propõe a analisar as questões da indisciplina dentro do contexto escolar” e sua a vinculação com o “Projeto Turminha do Ronda” da polícia militar do Ceará. Seguindo o cronograma do projeto de extensão, inicialmente foram realizados estudos em grupo de referencial teórico pertinente a temática da indisciplina escolar, seguido da escolha das escolas para realização da coleta de dados. A ação na escola iniciou com uma pesquisa diagnóstica com aplicação de questionários, com perguntas abertas, aos coordenadores e professores e posteriormente foi realizada a tabulação dos dados coletados. Com base nas informações obtidas, foram propostas palestras para os docentes e oficinas para os discentes, com a finalidade de trazer aos professores uma análise sobre a relação família e escola e, aos alunos, a viabilidade de adentrar na questão dos seus direitos e deveres com foco na indisciplina. Nessa disposição aliaram-se professores e bolsistas vinculados ao projeto de extensão, os quais são oriundos das Ciências Sociais, Pedagogia e Direito, para num esforço interdisciplinar contribuírem para esta reflexão. Até o momento avançou-se bastante na perspectiva de entender o contexto empírico onde se desenvolve as relações conflituosas, bem como as representações que os gestores e docentes têm destas práticas e como estão agindo para amenizar os conflitos. A coleta e sistematização dos dados empíricos foram relevantes para à luz da teoria propormos ações nas escolas envolvidas no projeto. Por fim, destaca-se que o projeto ainda concluirá as outras etapas propostas, momento em que se poderá refletir com mais precisão acerca dos resultados, considerando que até aqui temos conclusões parciais. Ao final das oficinas e da coleta das impressões da comunidade escolar sobre as ações do projeto de extensão será possível construir uma concepção mais clara sobre a temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "INDISCIPLINA, ESCOLA, PESQUISA-AÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID1254_15092017171350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KLÊNIA SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KLÊNIA SILVA" "autor_email" => "klenia.ana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50073 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 780 "inscrito_id" => 1254 "titulo" => "POLÍCIA E ESCOLA: UMA NOVA PERSPECTIVA DE PARCERIA NA PREVENÇÃO DA INDISCIPLINA." "resumo" => "A presente exposição é produto de uma pesquisa-ação que está em andamento nas escolas Jornalista Demócrito Dummar e Francisca de Abreu Lima, no Bairro Canindezinho, na Regional V em Fortaleza. Faz parte das ações do projeto de extensão realizado na Universidade Estadual do Ceará (PROEX/UECE), intitulado: “Universidade e escola: articulação de práticas para a compreensão e prevenção do conflito na escola, que se propõe a analisar as questões da indisciplina dentro do contexto escolar” e sua a vinculação com o “Projeto Turminha do Ronda” da polícia militar do Ceará. Seguindo o cronograma do projeto de extensão, inicialmente foram realizados estudos em grupo de referencial teórico pertinente a temática da indisciplina escolar, seguido da escolha das escolas para realização da coleta de dados. A ação na escola iniciou com uma pesquisa diagnóstica com aplicação de questionários, com perguntas abertas, aos coordenadores e professores e posteriormente foi realizada a tabulação dos dados coletados. Com base nas informações obtidas, foram propostas palestras para os docentes e oficinas para os discentes, com a finalidade de trazer aos professores uma análise sobre a relação família e escola e, aos alunos, a viabilidade de adentrar na questão dos seus direitos e deveres com foco na indisciplina. Nessa disposição aliaram-se professores e bolsistas vinculados ao projeto de extensão, os quais são oriundos das Ciências Sociais, Pedagogia e Direito, para num esforço interdisciplinar contribuírem para esta reflexão. Até o momento avançou-se bastante na perspectiva de entender o contexto empírico onde se desenvolve as relações conflituosas, bem como as representações que os gestores e docentes têm destas práticas e como estão agindo para amenizar os conflitos. A coleta e sistematização dos dados empíricos foram relevantes para à luz da teoria propormos ações nas escolas envolvidas no projeto. Por fim, destaca-se que o projeto ainda concluirá as outras etapas propostas, momento em que se poderá refletir com mais precisão acerca dos resultados, considerando que até aqui temos conclusões parciais. Ao final das oficinas e da coleta das impressões da comunidade escolar sobre as ações do projeto de extensão será possível construir uma concepção mais clara sobre a temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "INDISCIPLINA, ESCOLA, PESQUISA-AÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID1254_15092017171350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KLÊNIA SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KLÊNIA SILVA" "autor_email" => "klenia.ana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }