A experimentação é uma forma de criar situações problemas, onde o aluno conseguirá interligar a teoria com situações do dia a dia, e assim construir um conhecimento mais significativo. Porém para a realização de práticas acredita-se na necessidade de um ambiente bem sofisticado, e nisso cabe ao professor explorar os diversos ambientes da escola para desenvolvimento de suas aulas, principalmente o laboratório de informática, onde pode realizar simulações virtuais por meio dos objetos virtuais de aprendizagem (OVAs). O presente trabalho teve o objetivo de avaliar um objeto virtual de aprendizagem para o ensino de ciências com foco no estudo de pH de acordo com as concepções de aprendizagem. A pesquisa de caráter descritiva foi desenvolvida em dois momentos,
onde no primeiro momento buscou-se no repositório Phet Simulações objetos para estudar pH de substâncias e no segundo momento realizou-se a avaliação de acordo com as concepções de aprendizagem e característica de um objeto de aprendizagem. Todas as informações a respeito do repositório e do objeto educacional analisado foram retiradas do próprio site de hospedagem do objeto. Foi possível observar os tópicos que o aplicativo permite trabalhar, como pH, Diluição, Concentração e Indicação Ácido-Base, além de observar que permite ao usuário interagir e alterar o volume das substâncias analisadas e da água, desta forma alterando a concentração, o número de moléculas, o pH de cada solução formada. Em outra parte, ainda permite ao usuário construir sua própria solução, desde que conheça o pH desta. Este aplicativo apresenta mais as características de concepção interacionista. Diante disso, é possível concluir que o objeto educacional Escala pH apresenta qualidades para ser exploradas e utilizadas no ensino de ciências com foco no estudo de teste de teste de pH, classificação de substâncias ácidas e básicas.