Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

SOFTWARE DE APOIO A DISCIPLINAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Trata-se de uma pesquisa em andamento, que tem como objetivo propor um software de apoio a alunos do 1º Ano do Ensino Médio, para o aprimoramento e desempenho discente nas diversas disciplinas estudadas, implementando a inclusão digital para a melhoria da aprendizagem. Tomamos por base teóricos que tratam da inteligência artificial, que é "a arte de criar máquinas que executam funções que requerem inteligência quando executadas por pessoas", como Barr & Feigenbaum (1981); Kurzweil (1990) e Rich & Knight (1993), dentre outros e ainda aqueles que falam das redes neurais (um processador constituído de unidades simples para armazenar conhecimentos e torná-lo disponível ao usuário) como Haykin (2001); M. Barreto (2002) e Saon, Soltau, Nahamoo & Picheny (2013). A estrutura do software foi desenvolvida baseada na Application Programming Interface (API) da International Business Machines (IBM) chamada IBM Watson, que tem por finalidade criar uma interação, fluente e o menos artificial possível entre homem e máquina. O código do software foi criado com base na linguagem produzida pela Microsoft, o CSharp, utilizando as bibliotecas disponibilizadas gratuitamente para o reconhecimento de voz, a Speech Recognition. Inicialmente, o projeto se encontra no estado de código fechado, ou seja, somente os desenvolvedores possuem acesso ao código, podendo, eventualmente, tornar-se open source . A implementação do software ocorrerá de forma local com um instalador liberado por um token de acesso fornecido pelos desenvolvedores, a ser utilizado em laboratórios de estudo, computadores pessoais ou qualquer máquina com suporte ao programa.

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