O presente texto tem como objetivo relatar a experiência com alunos do curso de graduação com formação voltada para atuação da docência nos iniciais do ensino fundamental chamado de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foram realizadas atividades inseridas em um contexto de um Laboratório de Educação Matemática, localizado no Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA. A pesquisa foi elaborada no primeiro semestre de 2017 com alunos do 3º semestre desta licenciatura integrada. As atividades aqui relatadas trouxeram como objetivo destacar algumas compreensões a respeito sobre os conceitos de área e perímetro para serem abordadas nos anos iniciais, elaboradas pelo laboratório e realizada com esses professores em formação inicial, ressaltando e evidenciando a importância do Laboratório de Educação Matemática na formação inicial de professores que irão atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mostrando caminhos a fim de auxiliarem esses futuros professores nas suas escolhas durante o processo de ensino e aprendizagem da matemática, pautados nas situações adidáticas da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Com o trabalho percebemos que o uso de materiais concretos pode inferir de maneira proveitosa e relevante no aprendizado dos discentes no que diz respeito a futuras práticas docentes quanto forem atuar nos anos iniciais. Não tivemos como intenção inferir sobre a escolha do método de ensino, muito menos levantar a hipótese de um método melhor que outro e sim revelar com este projeto que existem diversos caminhos que podem contribuir para o Ensino de Matemática.