Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: CAMINHOS DE POSSIBILIDADES

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Este artigo apresenta resultados decorrentes de estudos desenvolvidos no componente curricular denominado Currículo, presente no curso de pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O interesse pela pesquisa surgiu mediante as atividades realizadas em sala, onde as alunas puderam perceber a importância de se discutir as dificuldades de adaptação curricular que as escolas públicas apresentam, em especial aquelas que contam com a presença de um grande número alunos com Necessidades Educacionais Especiais- NEE. Uma vez que o currículo é um devir em constantes transformações, é por este motivo que não se deve ter um olhar sobre ele como sendo algo tradicional, e para isso a escola precisa apropriar-se das modificações que a currículo sofre ao decorrer do tempo. Deste modo, este artigo tem por objetivo perceber através das experiências/vivencias dos professores das escolas públicas quais os caminhos e possibilidades para um currículo inclusivo em sala de aula. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscamos nos basear em aportes teóricos e metodológicos como Silva (2010) que apresenta o currículo em sua perspectiva histórica; Moreira (1994) Moreira e Candau (2008); Freire (1987); Gurgel (2007); Coelho (2010); Marchesi (2004); e entre outros. Além disso, para sustentação da pesquisa, utilizamos o método de entrevista estruturada com uma professora do ensino fundamental que trabalha diretamente com crianças com NEE. Em vista disso, ao decorrer do artigo propomos conhecer o contexto histórico e conceitos do currículo em movimento; investigar a trajetória de acontecimentos significativos da educação inclusiva, tendo em vista seu contexto de luta e movimentações por seus direitos; por fim, serão apresentados possíveis caminhos para um currículo inclusivo, acreditando na perspectiva de uma educação de qualidade e acessível a todos.

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