O artigo em tela aborda a política pública de educação no Ceará a partir do contexto neoliberal. O objetivo é compreender as políticas de educação estaduais como estratégias situadas em uma lógica internacional. O estudo justifica-se pela importância de compreender a temática para a melhor atuação junto às problemáticas ligadas à educação. O trabalho em questão faz parte de uma dissertação de mestrado na área de planejamento e políticas públicas, sendo este fragmento o resultado de uma revisão de literatura e levantamento de dados. As políticas públicas são iniciativas do Estado para atender a demandas sociais, sendo assim, a dinâmica ocorre com a entrada das temáticas na agenda de discussão dos governos, passando pela escolha das políticas e sua implementação, até chegar a fase de avaliação. A questão é que essas políticas não passam apenas por questões, interesses e conflitos locais, mas estão inseridas em um contexto internacional, já que, no caso do Brasil, muitas vezes os recursos para a implementação são oriundos de organismo internacionais que possuem diretrizes e objetivam retorno no investimento feito. Sobre a organização do trabalho, apresentam-se elementos relevantes para a compreensão do conceito de política pública, em seguida, aborda-se a discussão sobre neoliberalismo, globalização, organizamos internacionais e a relação destes com as políticas públicas no Brasil, especialmente a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso. Por último, traça-se uma trajetória das políticas públicas de educação no Ceará com destaque aos governos Tasso Jereissati e Cid Gomes. Os resultados apontam para um enquadramento um alinhamento cada vez maior entre as políticas públicas em nível local e as diretrizes fundamentadas no neoliberalismo e na globalização, ou seja, o Ceará está inserido nesse contexto.